Buscar

OBRAS DE TAYLOR E FAYOL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

OBRAS DE TAYLOR E FAYOL
•Frederick Winslow Taylor
Frederick Winslow Taylor (1.856 – 1915) mais conhecido como F. W. Taylor foi um engenheiro mecânico estadunidense, inicialmente técnico em mecânica e operário. É considerado o Pai da Administração Científica por propor a utilização de métodos científicos cartesianos na administração das empresas. Seu foco era a eficiência e eficácia operacional na administração industrial.
 
“Frederick W. Taylor foi o primeiro homem na história a considerar o trabalho digno de estudo e observação sistemática. Na administração Científica de Taylor reside, sobretudo, o enorme aumento da riqueza nos últimos 75 anos que impulsionou as massas trabalhadoras nos países desenvolvidos bem acima de qualquer nível antes registrado, até para os mais prósperos. No entanto, Taylor, como um Isaac Newton (ou talvez um Arquimedes) da ciência do trabalho, deixou apenas as primeiras fundações. Pouco tem sido acrescentado a elas desde então- embora ele esteja morto há sessenta anos.” – Peter Drucker.
 
A Obra os Princípios da Administração Cientifica de Taylor propõe a ideia de encararmos a administração como uma ciência. Ele tenta provar que sua teoria pode ser aplicada em qualquer tipo de empresa obtendo sucesso. As principais características do estudo de Taylor é a preocupação com o pagamento de melhores salários, redução de custos e aumento na produtividade. 
Devido à “vadiagem” no trabalho, desconhecimento das tarefas e falta de uniformidade nas técnicas, Taylor desenvolveu a Organização Racional do Trabalho que consistia em um conjunto de princípios onde sempre pondo acima das pessoas, pensava que os funcionários da frente de produção precisavam apenas seguir as regras de sua teoria cientifica a fim de alcançar os resultados esperados não precisando pensar nem opinar na melhor maneira de desenvolver suas atividades. Notando, o que era chamado por ele como vadiagem no trabalho, Taylor percebeu que muitos dos funcionários faziam suas tarefas de modo demorado, acerca de ludibriar seus chefes quanto à capacidade produtiva que poderiam desenvolver assim criando regras que deveriam ser seguidas rigorosamente tornando totalmente mecanizado o modo de trabalho dos seus funcionários.
	•Taylor criou a metodologia para eliminar esforços;
•O princípio da adminitração cientifica para Taylor era o planejamento, preparo, controle e execução;
•Especialização dos funcionários;
•Implantação de métodos para evitar para diminuir a fadiga e os problemas de saúde dos trabalhadores;
•Uso de supervisão humana especializada para controlar o processo produtivo;
•Melhorias nas condições e ambiente de trabalho;
 
• Jules Henry Fayol
Henry Fayol, fundador da Teoria Clássica da Administração, nasceu em Istambul em 1.841, filho de pais franceses, formou-se engenheiro aos 19 anos e entrou para uma companhia metalúrgica e carbonífera, onde desenvolveu toda sua carreira.
Foi considerado o primeiro pensador da gestão, e o pai da ideia da organização estrutural, e é considerado pioneiro da administração.
Sua teoria caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência.
Ele definiu 6 Funções Empresariais como o conjunto de operações que toda a empresa possui, mantendo assim , organização para por em prática:
Funções Técnicas: é relacionado com a produção de bens e serviços 
Funções Comerciais: é relacionado com a compra, venda e permuta de matéria prima e produtos.
Funções Financeiras: é a função que trata da procura e gerencia de capitais. Fayol considerava que o capital é necessário para toda e qualquer atividade da empresa, pois sem capital não é possível pagar os funcionários, adquirir matéria prima, etc.. sendo condição de êxito acompanhar constantemente a situação financeira da empresa.
Funções de Segurança: Visa proteger os bens e as pessoas de problemas como roubo, inundações e obstáculos se ordem social como greves e atentados.
Funções Contábeis: é relacionada com os registros contábeis. Revela a situação econômica da empresa, sendo um poderoso instrumento de direção.
Funções Administrativas: coordena e sincroniza as demais funções e distribuída dentro dos níveis hierárquicos na empresa.
Para aperfeiçoar a capacidade administrativa Fayol desenvolveu 14 princípios de administração:
-Divisão do trabalho
-Autoridade e responsabilidade
-Disciplina
-unidade de comando
-subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais
-Remuneração do pessoal
-centralização
-cadeia escalar
-ordem
-equidade
-estabilidade do pessoal
-iniciativa
-espírito de equipe
Por último Fayol destacou as funções admistrativas como sendo as seguintes:
Previsão: Avaliação do futuro e aprovisionamento de acordo com essa avaliação em plano de ação que deve ter unidade, continuidade, flexibilidade e precisão.
Organização: Provisão do necessário ao funcionamento da empresa 
Comando: obtenção do Maximo empenho dos funcionários na consecução dos objetivos da empresa.
Coordenação: harmonização das atividades na empresa 
Controle: verificação das conformidades do andamento das ações com o planejamento, instruções e princípios.

Outros materiais