Buscar

Questionário Unidade I - Princípios Básicos da Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questionário Unidade I – Princípios Básicos da Administração
1 - A Escola da Administração Científica foi seguida pela Teoria Clássica da Administração, desenvolvida por Henri Fayol, que enfatizava a estrutura organizacional da empresa. Podemos citar, ainda, a Escola Burocrática de:
C - Max Weber.
Comentário: A Escola Burocrática de Max Weber, um sociólogo que foi um grande estudioso da administração científica, se baseia na racionalidade, na adequação dos meios aos objetivos, para que se obtenha o máximo de eficiência na empresa. A Teoria da Burocracia de Weber procura utilizar um conjunto de regras e normas para tornar as atividades organizacionais mais previsíveis e eficientes.
2 - A administração pública indireta, que deve ter sua área de atuação definida em lei complementar, é conhecida por:
D – Fundação
Comentário: A fundação pública é uma espécie de Terceiro Setor: não possui fins lucrativos e deve seguir fielmente as especificações legais. O inciso XIX do artigo 37 da Constituição prevê a edição da lei complementar que define as áreas de atuação das fundações públicas.
3 - A via correta a ser seguida por uma organização é a que respeita e se baseia no tripé administrativo que valoriza as questões:
D - Econômicas humanas e sociais.
Comentário: A organização não pode somente visar à parte econômica, é essencial que ela também tenha uma visão humanista e social: Assim, a via correta a ser seguida é a que respeita e se baseia no tripé administrativo que valoriza as questões econômicas, humanas e sociais.
4 - Nas contratações de serviços públicos podemos afirmar que:
E - Todas as alternativas anteriores estão corretas.
Comentários: A licitação pode ocorrer por concorrência (grandes valores), tomada de preço (contratos de médio valor) e carta-convite (valores reduzidos). Todos especificados em lei. Após a definição do vencedor da licitação, cabe à administração pública proceder à homologação e adjudicação da proposta. Esse é o ato anterior à formalização do contrato administrativo. Na fase de execução do contrato administrativo, é obrigação da administração pública a realização de fiscalização, conforme o que está previsto nos Artigos 66 e 67 da Lei de Licitações.
5 - Quando abordamos a história da administração, constatamos que seu início teve por base a administração científica, área do conhecimento que dava ênfase à divisão de tarefas. A teoria da divisão de tarefas foi proposta por:
B - Taylor.
Comentário: Quando se aborda a história da administração, descobre-se que seu início teve por base a administração científica, proposta por Taylor. Essa administração dava ênfase à divisão de tarefas, enfatizando tempos e métodos a fim de assegurar seus objetivos – a máxima produção com o mínimo de custo – seguindo os princípios da seleção científica do trabalhador, do tempo-padrão, do trabalho em conjunto, da supervisão e da ênfase na eficiência. Esse engenheiro afirmava que tarefas específicas e repetitivas, feitas por um mesmo funcionário, resultavam em mais eficiência. Cada operador detinha o conhecimento apenas de sua operação, de mais nada, desconhecia o processo global, muitas vezes nem sabia a finalidade da peça fabricada por ele. Essa produção uniformizada garantia à linha de montagem uma velocidade única para todos os operadores e facilitava o controle do supervisor.
6 - Quanto ao conceito de administração, pode se afirmar que:
A - Administração é o conjunto de normas e funções que visa disciplinar os elementos de produção, submetendo a produtividade a um controle de qualidade com vistas a uma maior eficácia.
Comentário: A disciplina administração tem por objetivo estudar os processos administrativos organizacionais de uma empresa para aumentar sua eficiência. Nesse sentido, administração é o conjunto de normas e funções que visa disciplinar os elementos de produção, submetendo a produtividade a um controle de qualidade com vistas a uma maior eficácia.
7 - Selecione a alternativa que apresenta informação incorreta em relação à administração científica:
E - As alternativas a e c estão corretas.
Comentário: Antes de 1911, a disciplina administração não era sistematizada, portanto era estudada com outras disciplinas. Com o surgimento da chamada administração científica – que teve como marco a publicação, em 1911, da obra Princípios da administração científica, de autoria de Frederick Winslow Taylor, chamado de pai da administração científica – tiveram início os primeiros estudos formais da teoria da administração.
8 - Sobre a administração pública direta podemos dizer:
I. É exercida diretamente pelo governo, seja ele federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal, por meio dos órgãos que compõem o aparelho da administração pública, para realizar os serviços destinados aos seus administrados.
II. Fazem parte dela as entidades públicas dotadas de personalidade jurídica própria e que estejam vinculadas ao executivo através de ministério ou secretaria.
III. As fundações são exemplos de administração pública direta.
Selecione a alternativa que contém as afirmativas corretas:
E - I e II.
Comentário: As fundações são exemplos de administração indireta, por esse motivo a afirmativa III está incorreta. As afirmativas I e II estão corretas porque a administração pública direta é exercida diretamente pelas três instâncias de governo, federal, estadual e municipal, e fazem parte dela entidades públicas dotadas de personalidade jurídica própria.
9 - Sobre os fundamentos da excelência em gestão, em organizações do Brasil, podemos dizer que:
D - As alternativas a, b e c estão corretas
Comentário: Desde 1991, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) administra no Brasil o Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ). A missão da FNQ é “disseminar os fundamentos da excelência em gestão para o aumento da competitividade das organizações e do Brasil”.
10 - É incorreto afirmar sobre o setor público e sobre o setor privado:
D - Na administração pública, os objetivos fixados em lei não podem ser alterados ou inviabilizados por seus gestores. Na administração privada, os objetivos podem ser alterados, desde que a lei não o proíba.
Comentário: É correto afirmar que na administração pública os objetivos fixados em lei não podem ser alterados ou inviabilizados por seus gestores. Na administração privada, os objetivos podem ser alterados, desde que a lei não o proíba.

Outros materiais