Buscar

Estudo Dirigido A Escola de Vygotsky Naane

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO / CURSO DE PSICOLOGIA
Disciplina: Psicologia nos contextos educacionais II
Professor Victor Hugo de Souza
Aluna: Naane Ester Silva Almeida
Estudo dirigido do texto “A escola de Vygotsky” de Suely Amaral Mello encontrado em CARRARA, K. (org.) Introdução a Psicologia da Educação: seis abordagens. 
Responda as questões a seguir preenchendo este documento em seu computador e envie para o e-mail: souza.vhugo@gmail.com, ou imprima e entregue as questões respondidas à caneta, você escolhe. O prazo para entrega tanto pelo e-mail quanto em papel será o início da aula do dia 14/04 até às 19h. 
Todas as questões podem ser respondidas com base no texto, mas você pode acrescentar outras referências que colaborem para compreensão dos conceitos, desde que adequadamente referenciadas. 
1) Defina e relacione os seguintes conceitos encontrados no texto:
a) Trabalho e Cultura: Trabalho e cultura estão interligados, pois os homens ao longo da história vieram criando coisas materiais e não materiais. E através dos instrumentos de trabalho, pelas máquinas, por objetos utilizados em diversas atividades, são materiais que constituem a cultura; e a cultura é a transmissão de conhecimento de aprendizagem destes materiais para as outras gerações, é a reprodução. Segundo Angel Pino (2000), em suas considerações sobre a Psicologia concreta de Vigotski, nas implicações para a educação, diz que o produto do trabalho torna-se a objetivação da ideia e da própria atividade humana, em uma relação dialética entre homem e natureza, partindo das ideias de Marx, na qual o homem pela atividade do trabalho, com instrumentos que ele age no meio em que está inserido, modificando a natureza e sendo modificado por ela, assim formando o modo de produção, a relação do homem com a natureza, a condição de existência e a continuação de uma cultura, que confere o modo de ser dos homens, sendo as relações sociais que dependem do modo de produção e trabalho. Portanto, o trabalho tornando o modo de produção do homem e suas relações sociais interagindo entre outros humanos, e assim constituindo o modo de ser dos homens, e a criação da cultura que durante a história será reproduzido este esquema aprendido e ensinado as demais gerações. 
b) Desenvolvimento e Aprendizagem:
- No desenvolvimento da criança, a teoria histórico-cultural vai além da concepção de que a criança ao nascer já traz consigo aptidões e capacidades que desenvolve mais ou menos dependendo do meio em que vive. Mas o ser humano é um ser histórico-cultural pois ele aprende a ser humano, na medida que interage com outras pessoas, com as situações em que vive e no momento histórico e cultura na qual está inserido. Segundo Vygotsky o homem para se desenvolver, depende do que aprende, do que conhece e utilizada da cultura, para se tornar o que é, então, desenvolvimento e aprendizagem da cultura que é socialmente mediado por outras pessoas que torna o ser humano. 
· 
c) Mediação social e Educação:
O processo de aprendizagem da cultura e da reprodução das aptidões humanas são processos mediados. Logo, a mediação social e a educação estão interligadas. Pois é através da mediação, de outras pessoas ensinando sobre os objetos que estão presentes na cultura, e a criança aprende os significados das coisas através da mediação. 
2) Diferencie os humanos dos demais animais do ponto de vista da teoria Histórico-Cultural. A diferença é que o homem precisa aprender as habilidades que poderá desenvolver, através da cultura, da mediação de outras pessoas, acumulando conhecimento e transmitindo para as outras gerações. Diferente dos animais porque eles já trazem consigo um conjunto de habilidades, está biologicamente neles tais comportamentos para a sobrevivência, o homem precisa adquirir as habilidades que não são dadas biologicamente para se comportar através da aprendizagem. Enquanto os animais possuem duas fontes de conhecimento, que são: o instinto e a experiência individual, o homem possuem três fontes de conhecimento: a herança biológica mas que não é suficiente para o desenvolvimento de suas habilidades mas são necessárias; a linguagem, a memória, atenção voluntária, o pensamento e o controle da própria conduta, que permite a interação com outros humanos, e a experiência individual assim como dos animais no entanto, com a diferença de que o homem deixa sua marca na história e cria culturas que são reproduzidas de geração em geração.
 Portanto, conforme Pino (2000), o que diferencia o homem dos animais, é o que o homem tem de específico e não o que tem em comum com eles – visão naturalista. E outra diferença gritante é o desenvolvimento psicológico que é um processo histórico, através da relação com outros homens, da cultura que é aprendido e assimilado.
-
3) Qual o papel da Educação e do educador no desenvolvimento humano?
- O papel da educação e do educador é garantir a criação de aptidões que estão externas ao indivíduo e que estão dadas como possibilidades nos objetos materiais e intelectuais da cultura, é fazer um trabalho educativo com a criança e contribuir no desenvolvimento que ainda não está alcançado, de impulsionar novos conhecimentos e conquistas através daquilo que a criança já sabe, tanto consolidar o que ela já aprendeu como ampliar estes conhecimentos e avançar com o que ela ainda não sabe.
4) O que o educador precisa considerar ao programar uma atividade para seus alunos, se seu objetivo e garantir que as crianças aprendam e se desenvolvam?
- A tarefa do educador é garantir a reprodução em cada criança, das aptidões de habilidades que são produzidas pelos homens na transmissão da cultura. E para que isso ocorra é necessário que o educador identifique os elementos culturais que precisam ser aprendidos pelas crianças para que as mesmas possam desenvolver ao máximo suas aptidões, encontrando a forma mais adequada para o ensino de tais habilidades que elas possam desenvolver, que são repassadas culturalmente.
Logo, assim como Mello, Pino (2000), diz que a educação não deve aparecer apenas como valor agregado em sua formação, ela é constitutiva da própria pessoa, assim sendo através da mediação a criança internaliza a cultura e se constitui como um ser humano.
5) Como o educador pode atuar para criar novos motivos, interesses ou necessidades de conhecimento nos alunos?
- Em um processo colaborativo entre o educador e a criança, o educador através da mediação ensinar a criança de forma que faça com a criança a atividade que traz aprendizagem, e não fazendo no lugar dela ou por ela. É necessário também fazer com que a criança seja ativo neste processo, não somente um modelo vertical, professor trazendo conhecimento e aluno recebendo, mas que a criança colabore no sentido de participar ativamente na construção deste conhecimento, de forma horizontal, sendo o educador um parceiro mais experiente e criança interagindo com o mesmo. 
Criar novos motivos que contribuam para o desenvolvimento de aptidões e capacidades que contribua para que a criança se torne um ser humano completo, mesmo que os motivos que as mesmas para o aprendizado sejam diferentes ou não tenha motivos adequados, é possível através da ajuda do educador criar e ensinar novos motivos, para isso, é necessário que o educador conheça a prática social que a criança está inserida e a partir disto, juntamente com as crianças levantar temas que colaborem para atrair a atenção deles, o interesse e a necessidade. De acordo com Angel Pino (2000), o educador pode atuar no ensino da significação para a criança, o professor como referência e um guia para a criança no aprendizado do saber, tornando professor e aluno nesta construção e absorção de conhecimento, sabendo que cada criança é única e levando em conta o meio na qual ela está inserida, e assim conseguir colocar na criança uma consciência da sua realidade e da capacidade de superação dos limites que são impostos nela.
Cada questão vale 1 ponto. Bom trabalho a todas e todos!Obrigada. :D

Outros materiais