Buscar

Fundamentos Gerais de Ciências Jurídicas e Sociais

Prévia do material em texto

Fundamentos Gerais de Ciências Jurídicas e Sociais
Conceito de Perícia
Perícia consiste em examinar um fato já ocorrido, buscando autenticidade, causas e efeitos. O objetivo da perícia é o estado do ato. Pode ser aplicado dentro da justiça ou extra judicialmente. O resultado da perícia é um laudo pericial, podendo constituir-se também em um parecer; muitas vezes o documento final é denominado relatório de perícia.
Características da Perícia
É prova elucidativa dos fatos;
Repudia a amostragem;
É eventual;
É 100% da análise.
Diferença entre perícia e auditoria
Perícia analisa os fatos. A auditoria é uma revisão que normalmente acontece de tempo em tempo, utiliza-se de amostragem e tem menor rigor cientifico do que a perícia. 
Arbitragem
Consiste na solução de controvérsias através da via extra judicial. Tem a vantagem de ser mais célere e a sentença arbitral tem valor de título executivo sendo aceito pela justiça normal. A arbitragem trata, sendo a lei, de direitos disponíveis patrimoniais.
Conceito de Contrato Civil
É aquele realizado entre pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Um contrato é a materialização das vontades das partes, e embora existam alguns modelos não existe uma forma específica básica. De qualquer forma, um contrato é nulo se não estiver dentro da Lei. Um contrato nada mais é do que a expressão de um negócio jurídico.
Distrato
É uma forma de extinção do contrato, tendo as seguintes características: 
Mútuo acordo;
Forma escrita;
É um novo contrato cuja finalidade é dissolver o contrato anterior;
Tem efeito exnunc, ou seja, o que passou, passou, vale a dissolução daqui para frente.
Cancelamento de contrato
O cancelamento tem efeito exnunc , significa que aquele contrato não vigorará mais porque uma das partes descumpriu o contrato ou tem por base uma cláusula abusiva. Porém não se deve parar com o cumprimento do contrato até uma decisão judicial.
Contrato de Projetos Industriais
Permite que haja a comercialização técnica, sendo que uma das partes se obriga a realizar um projeto industrial. Os objetivos desse contrato são a implantação, a modernização ou qualquer modificação em termos de ampliação.
Licitação 
Toda vez que um engenheiro ambiental for realizar um negócio lícito com a administração pública, o fará através da licitação ou através das regras legais que será esta dispensada. A licitação busca garantir o princípio constitucional da isonomia. A seleção da proposta é aquela que se faz mais vantajosa para a administração pública. Busca sempre o desenvolvimento sustentável.
A licitação também tem por base o sigilo quando se trata da abertura das propostas, porém a licitação de um modo geral não é sigilosa. Assim, o que não é sigiloso é o procedimento da licitação, mas na concorrência as propostas são guardadas em envelopes lacrados.
Contrato administrativo
Consiste de um contrato realizado pela administração pública, em particular, originado de uma licitação ou na não existência da possibilidade de se licitar. 
Ética Profissional
É o conjunto de normas pelas quais o profissional rege sua vida, e estas regras tem origem no concelho profissional. A infringência dessas regras não necessariamente constitui crime, mas pode levar o profissional a perder a capacidade de exercer sua profissão.
Citação e Intimação
São formas de comunicação entre o judiciário e o cidadão , implicando que este execute determinada ação. Na citação o indivíduo é chamado para defender-se na justiça de um provável ilícito que tenha cometido. Na intimação o indivíduo é chamado para prestar informações.

Outros materiais