Buscar

AD2 Cult. Brasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AD2 CULTURA BRASILEIRA
 
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD2 
Período - 2016/1º
Disciplina: Cultura Brasileira
 Coordenador: Maria Amália
Aluno: DULCE HELENA AFONSO DA CUNHA DOS SANTOS Matrícula: 15217130093
Questão Única: Faça a leitura atenta das orientações abaixo para a realização de sua resenha. 
Formatação: a resenha devera ser desenvolvida em no máximo três páginas cada. O número mínimo de páginas são duas. Deverá ser utilizado espaçamento 1,5 entrelinhas, a fonte é times New Roman ou Arial e o tamanho da fonte é 12. O texto deverá estar no modo justificado.
 Desenvolvimento:
Breve síntese do texto: antes de começar a análise de um livro, texto ou artigo acadêmico é muito importante procurar ter uma visão panorâmica deste; isto pode ajudar a visualizar o começo, o meio e o fim do texto, permitindo saber de onde parte, como se desenvolve e para onde vai o/ autor/a na sua argumentação.
 Principais teses desenvolvidas: o objetivo é traçar as principais teses do/a autor/a e não resumir a sua obra (resenha não é resumo!); é preciso ler com muita atenção para se apreender o que é fundamental no pensamento do/a autor/a. 
Conclusão: neste ponto poderá opinar, no entanto, com argumentos fundamentados academicamente e, dessa forma, chegar a uma conclusão sobre o tema tratado. Obs.: lembre-se de que não é “achismo”!
3-Material para a resenha:
1- SILVEIRA, Emerson J. Sena da. Turismo religioso popular? Entre a ambigüidade conceitual e as oportunidades de mercado. In: Revista de Antropología Experimental. Universidad de Jaén (España). n. 4, 2004. 
Resenha 1 : Silveira,Emerson j. sena da. Turismo religioso popular? Entre a ambigüidade conceitual e as oportunidades de mercado. In: revista de antropologia experimental. Universidad de jaén ( Espanha) .n.4,2004
O presente trabalho de acordo com o artigo, turismo religioso popular entre a ambigüidade conceitual e as oportunidades de mercado, de Emerson j.sena da Silveira tem o intuito de discutir a pertinência conceitual do termo turismo religioso popular e sua capacidade de geração de negócios, pontuando como a religião pode vir a ser espetáculo, divertimento,visão e exterioridade para o turismo. Na definição oficial, segundo a conferencia mundial de Roma,realizada no ano de 1960,o turismo religioso e compreendido como uma atividade que movimenta peregrinos em viagens pelos mistérios da Fe ou da devoção a algum santo. Em linhas gerais, o turismo religioso pode ser entendido como uma atividade desenvolvida por pessoas que se deslocam por motivos religiosos ou para participar de eventos de significado religioso. Compreendem peregrinações, romarias, visitas a locais de caráter histórico/religioso, festas e espetáculos de cunho sagrado. E um segmento que pode contribuir para a valorização e a preservação das praticas espirituais, enquanto manifestações culturais e de Fe que identificam determinados grupos humanos.
A sustentabilidade do turismo religioso pode ser enfocada sob dois aspectos: em primeiro para que a cultura religiosa não venha perder o seu sentido enquanto manifestações de Fe e em segundo para que essas atividades não se transformem em um movimento de massa, descaracterizando a sua essência. A atividade turística envolve o movimento constante de pessoas, que se deslocam do seu local de origem a um destino qualquer. O deslocamento e a permanência de pessoas longe do seu local de moradia provocam profundas alterações econômicas, políticas, culturais, sociais, e ambientais que podem apresentar aspectos positivos e negativos. Ao longo dos tempos , o segmento da religiosidade tem causado uma forte influencia na cadeia turística. A noção do turismo religioso se desenvolve a partir da compreensão das motivações turísticas. A única diferença desse segmento turístico em relação aos demais e a motivação religiosa como razão principal desses deslocamentos. O destaque principal nesse setor são as peregrinações,caracterizado pelo deslocamento temporário de pessoas para outras regiões ou países visando a satisfação de outras necessidades não decorrentes de atividades remuneradas. Por se tratar de um fenômeno espontâneo, as peregrinações também são movidas por aspectos profanos. O fenômeno das peregrinações e próprio de cada cultura. Cada pais ou região tem uma conformação histórica , política, cultural, religiosa e econômica que vai determinar a forma, a intensidade e o sentido do andar, nas suas rotas de Fe . 
Atualmente ,as peregrinações e as festas religiosas continuam a ser ,em geral,um fenômeno de forte coesão humana expressa na religião e no lazer. Estes assumem novos papeis e sentidos que contradizem suas 
antigas tradições. A sua pratica efetiva realiza-se de diversas maneiras:as peregrinações aos locais sagrados, as festas religiosas que são realizadas periodicamente, os espetáculos, as representações teatrais de cunho religioso e os congressos, encontros e seminários, ligados a evangelização . a sua pratica em função dessa atuação, os locais de peregrinações e romarias, propiciaram também o surgimento de outras atividades de caráter não religioso e, que contribui não só de complemento, mas também para desenvolver a economia local. Entre eles, podemos citar o aparecimento de pousadas ,hospedarias, hotéis, motéis, povoados, portos, cidades, restaurantes, comercio de artesanatos, mercado informal, transporte, bares, alem da geração de empregos nos setores de comercio, saúde, segurança publica e turismo. Fatores como hospedagem, comercio, alimentação e lazer, são diretamentes afetados pelo fluxo turístico, implicando na reconfiguração de uso do espaço, planejamento de infra estrutura receptiva e organização econômica. Atualmente, as peregrinações mais conhecidas em nível mundial e que tem muita importância no setor de turismo religioso são as que costumam ocorrer para: Jerusalém (Israel), Fátima (Portugal), vaticano (Itália), Lourdes e Assis ( Portugal). Estes lugares foram santificados pela recordação histórica ou por manifestação de caráter miraculoso. No Brasil, os principais eventos religiosos são: o Círio de Nazaré (Pará), Padre Cícero ( Ceara ), Iemanjá ( Bahia ), festa do Bonfim ( Rio de janeiro ), Nossa Senhora de Aparecida ( são Paulo ). Religião torna-se espetáculo e performance, não só pelo olhar externo, vindo do turista, mas pelo próprio olhar interno, do adepto, a medida que as modernas transformações culturais vão impactando a maneira como os fieis manifestam e vivem as religiões, mesmo que a opção seja viver os costumes e a tradição. Em relação quanto o turista consomem objetos, peças artesanais ou industrializadas, nacionais ou importadas, produzindo significados para sua situação social e a sua conduta, ligada por sua vez a diferenciações culturais e econômicas . tanto um quanto o outro , suas crenças e ritos são mediados pelo mercado. Por sua vez a globolização promoveu tanto o contato intercultural dos diversos sistemas religiosos , quanto criou as condições da mercantilização do campo religioso (Steil, 2001) e assim permitindo o desmoronamento de fronteiras entre turismo e religião, constituindo o turismo religioso.O artigo limitou-se a analisar, ponderadamente, essa imbricação entre turismo e religião do ponto de vista do catolicismo. Nesse sentido o Brasil, onde a Fe católica e predominante, possui um numero bastante significativo de locais religiosos que atraem viajantes de todo tipo: peregrinos, romeiros, pessoas atraídas pela cultura do espaço religioso e etc....
Na maioria das localidades, ondeexistem santuários ou ocorrem manifestações religiosas , a infra estrutura para receberem visitantes ainda e precária, muitas vezes devido a pouca compreensão do potencial econômico. Observando melhor o fenômeno do turismo religioso no Brasil, percebe-se a necessidade da elaboração e implantação de planos para o desenvolvimento dos destinos religiosos. Ressalta-se a importância dos programas prioritários para a ordenação da atividade turística, gerando benefícios para devotos e turistas e garantindo o desenvolvimento sustentável, tanto no aspecto econômico como no ambiental e sociocultural, assim como a qualidade de vida da comunidade local.
AD2 CULTURA BRASILEIRA	Página � PAGE \* MERGEFORMAT �1�

Outros materiais