Buscar

Associação de Pais e Amigos (APAE)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais
APAE DE ITÁPOLIS - SP
HISTÓRIA – 
 A APAE de Itápolis foi fundada em 24/04/1975 por um grupo de pessoas da comunidade, devido a necessidade de atender pessoas com necessidades especiais e assistência as famílias.
 1982 – APAE Itápolis é reconhecida como Escola de Educação Especial, pela D.R.E de Ribeirão Preto.
 É uma Associação civil, filantrópica beneficente de assistência social, de caráter educacional, cultural, de saúde, estudo, pesquisa e desportiva sem fins lucrativos e com duração indeterminada.
1989 – Inauguração da nova sede da Entidade onde localiza-se até os dias atuais.
2004 - Início da Construção do Centro Esportivo e Cultural Wanda Jannuzzi Branco Peres.
ÁREA DE ATUAÇÃO - 
 DEFESAS DE DIREITOS: inclusão dos direitos das pessoas com deficiência em todas as políticas públicas.
 TRABALHO EM COMUNIDADE: estabelecer alianças estratégicas com vários setores e segmentos sociais para a melhoria da qualidade de vida e para a inclusão da pessoa com deficiência.
  
 PROMOÇÃO DA SAÚDE PARA O ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL: atenção integral da pessoa com deficiência, em todo o seu ciclo de vida.
 APOIO À FAMÍLIA: oferece informações para que a família saiba lidar com o familiar deficiente.
INCLUSÃO NO TRABALHO: articulação com os vários setores e preparação do estudante/trabalhador para o processo de inclusão social.
AUTOGESTÃO E AUTODEFENSORIA: cria situações favoráveis ao desenvolvimento da autonomia da pessoa com deficiência intelectual.
MISSÃO - 	
 Consiste em promover e articular ações em defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com necessidades especiais e a construção de uma sociedade justa e solidária.
PÚBLICO ALVO – 
 A APAE atende em média 150 pessoas com necessidades educacionais especiais em todas as faixas etárias: mental, múltipla deficiência, transtorno invasivo do desenvolvimento e quadros neurológicos com comprometimentos severos.
Crianças de 0 a 4 anos tem atendimento diferenciado pois recebem em estímulo precoce através da fonoaudiologa, fisioterapia e neurologia, não podendo permanecer na unidade por falta de infraestrutura.
Todos os Alunos tem:
Noção Pedagógica;
Aulas de Informática;
Atividades ao ar livre (14 anos);
Momento de Relaxamento;
Acesso a brinquedoteca e a sala de artes;
 Educação profissional,
Os autistas ficam em um ambiente separados dos demais alunos, por causa do barulho. O método de aprendizado dos autistas é o visual.
 
SALA DA FONOAUDIOLOGIA 
SALA DE FISIOTERAPIA
SALA DE INFORMÁTICA
SALA DE ARTESANATO
BRINQUEDOTECA
SALA DE AULA DOS AUTISTAS
SALA DOS AUTISTAS
SALA DE TERAPIA OCUPACIONAL
SALA DA ODONTOLOGIA
SALA DE AULA
COMO SE MANTÉM - 
A APAE recebe recursos públicos: Federal, Estadual e Municipal. Também faz diversos eventos para arrecadação de verbas como o Boi no Rolete, churrascos, almoços e pizzas. Além disso existe os carnês que as pessoas ajudam.
PONTOS NEGATIVOS - 
 Falta de infraestrutura para receber as crianças de 0 a 4 anos. 
Dificuldade financeira. Por mais que recebam recursos do governo ainda têm que complementar com os eventos e carnês para poder fechar o mês.
Atualmente o Governo Federal retirou as verbas do apoio pedagógico para os alunos com mais de 30 anos(que somam 53 alunos).
PONTOS POSITIVOS
EQUIPE – 
 Geralmente os cargos de Presidente, vice e tesoureiros fazem parte dos grupos do Rotary, Lions, Maçonaria e da Igreja Católica.O Atual Presidente é o Sr. Benedito Braz Ap. de Oliveira
Atualmente trabalha com 47 funcionários, todos contratados em regime de CLT.
FOTO DO GRUPO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais