Buscar

Simulado 3 Direito Constitucional III

Prévia do material em texto

Fechar
	
	1a Questão (Ref.: 201302236413)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com a concepção política de Constituição defendida por Carl Schmitt, é correto afirmar:
		
	
	Busca-se o fundamento da Constituição na decisão política fundamental que antecede a elaboração da Constituição.
	
	Busca-se o fundamento da Constituição nas decisões políticas após a elaboração da Constituição;
	
	Busca-se o fundamento da Constituição na decisão jurídica de intérprete da Constituição;
	
	Busca-se o fundamento da Constituição na decisão popular, através de plesbicito para emendar a Constituição;
	
	Busca-se o fundamento da Constituição na decisão política do Poder Executivo de editar Medidas Provisórias;
		
	
	
	2a Questão (Ref.: 201302108841)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Delegado DF): No que diz respeito à criança e ao adolescente, assinale a alternativa correta.
		
	
	O direito à proteção integral da criança e do adolescente abrange, entre outros aspectos, a idade mínima de quatorze anos para admissão ao trabalho, na condição exclusiva de aprendiz, e, portanto, sem a garantia de direitos previdenciários e trabalhistas.
	
	Segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, considera-se penalmente inimputável o agente que pratica o crime no dia em que está completando dezoito anos de idade, salvo se tenha sido o ilícito cometido em horário anterior ao de seu nascimento.
	
	Segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, configura-se constrangimento ilegal a determinação de permanência sob a guarda de um dos pais, sem ouvir a opinião do menor que esteja em idade de razoável compreensão dos fatos.
	
	Considera-se criança o ser humano de até doze anos incompletos de idade; adolescente é aquele estabelecido entre doze anos completos de idade e dezesseis anos incompletos.
	
	A adoção será assistida pelo poder público, na forma da Constituição Federal, que também estabelece diretamente os casos e as condições de efetivação por parte de estrangeiros.
		
	
	
	3a Questão (Ref.: 201302108840)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre direito ambiental, assinale a alternativa correta:
I. O direito ambiental é de índole constitucional. O interesse que visa tutelar é a sadia qualidade de vida do homem, em suas gerações presentes e futuras, o que realiza através da defesa e preservação do meio ambiente como elemento indissociável da saúde e do bem estar do povo.
II. Através do princípio do desenvolvimento sustentável, o direito ambiental busca realizar uma harmonização entre o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente.
III. A Constituição Federal prevê a aplicação da teoria da inversão do ônus da prova, a fim de facilitar a comprovação do grau de culpa necessária para responsabilizar os poluidores a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente ou a terceiros, afetados por sua atividade.
IV. A defesa e preservação do meio ambiente, para as presentes e futuras gerações, não é dever apenas do Poder Público, mas também da coletividade, o que justifica a necessidade de conscientização pública e promoção da educação ambiental.
		
	
	apenas as assertivas I e II estão corretas
	
	apenas as assertivas I, II e IV estão corretas
	
	apenas as assertivas II e III estão corretas
	
	apenas as assertivas I e IV estão corretas
	
	apenas a assertiva I está correta
		
	
	
	4a Questão (Ref.: 201302108842)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(fonte: FGV - 2010 - Fiscal de Receita SP) A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados determinados princípios. Assinale a opção cujo conteúdo não corresponde aos princípios constantes do art. 170, da Constituição.
		
	
	Função social da propriedade, livre concorrência, defesa do meio ambiente, busca do pleno emprego, redução das desigualdades regionais e sociais.
	
	Soberania nacional, livre concorrência, defesa do consumidor
	
	Soberania nacional, propriedade privada, função social da propriedade, livre concorrência, vedação ao tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constituídas sob as leis brasileiras que tenham sua sede e administração no país.
	
	Propriedade privada, livre concorrência, defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e serviços e de seus processos de elaboração e prestação.
	
	Soberania nacional, propriedade privada, função social da propriedade, livre concorrência, busca do pleno emprego
		
	
	
	5a Questão (Ref.: 201302681768)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O artigo 212 da Constituição Federal institui a aplicação anual de recursos na educação provenientes da receita resultante de impostos. Marque a alternativa que indica quanto cabe de aplicação aos Estados:
		
	
	Nunca menos de 18%.
	
	Nunca mais de 43%.
	
	Nunca menos de 25%.
	
	Nunca mais de 25%.
	
	Nunca mais de 18%.

Outros materiais

Perguntas Recentes