Buscar

CPTGE I 2013. segundo seminario

Prévia do material em texto

CPTGE
II SEMINÁRIO
ROTEIRO
A atividade consiste na elaboração de resposta a, pelo menos, três das cinco questões, a seguir formuladas. O propósito da atividade é introduzir os alunos ao processo de investigação bibliográfica através de referências confiáveis.
Para o desenvolvimento das respostas, os alunos deverão buscar na biblioteca da Universidade e no xerox a bibliografia, não se admitindo respostas sem referências bibliográficas ou oriundas de pesquisa pela internet.
As respostas deverão ser concisas, porém devidamente fundamentadas. 
QUESTÕES
É possível dizer que existe um único “positivismo jurídico” a partir da consolidação do Estado Liberal? Ou é possível identificar diferentes “positivismos” a partir do Estado Liberal? 
Elabore um quadro evolutivo que compreenda as transformações do Estado desde as revoluções liberais até a configuração do chamado Estado Social. Definir os traços marcantes de cada uma das etapas descritas (absolutista, liberal e social).
Refletir sobre a distinção entre Estado e Sociedade a partir da classificação de N. Bobbio em “Estado, Governo, Sociedade”.
Quais as mudanças desencadeadas durante a transição do Estado Absolutista para o Liberal no que concerne ao papel do Rei? Explique como se deu essa evolução.
Em que momento se originou o Constitucionalismo, como é possível percebê-lo? É correto dizer que o Constitucionalismo e o Estado de Direito são sinônimos? Caso não, qual a diferença entre eles?
REFERÊNCIAS BÁSICAS
		Sem prejuízo de outras referências, os alunos podem se valer dos seguintes trabalhos:
BOBBIO, Norberto. Estado, Governo, Sociedade – Para uma teoria geral da política. Editora Paz e Terra. 
BOBBIO, Norberto. O positivismo jurídico. Editora Ícone. 
BONAVIDES, Paulo. Do Estado Liberal ao Estado Social. Editora Malheiros

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes