Buscar

Fórum A GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Prévia do material em texto

Fórum A - 2016.1 - GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GST1142/2106277) 9001
PROFESSOR:  CARLOS FERNANDO DA ROCHA SANTOS
Prezados(as) alunos(as),
Estamos iniciando o estudo deste fórum temático. Relembro que a análise do que for postado   neste fórum de discussão será centrada em dois aspectos fundamentais: a pertinência à temática e à interatividade de suas participações, considerando-se:
Pertinência -  a relação com o conteúdo, tema do fórum e orientações do professor; e
Interatividade – a participação com o professor e com os demais colegas, em termos de perguntas e respostas sobre tema proposto, com possibilidade de réplicas e tréplicas.
Um fator primordial para a geração de pertinência é a agregação de valor através de texto próprio decorrente de reflexões e entendimentos do aluno e um fator correlacionado é a correta citação e indicação explicita e completa das fontes de pesquisa utilizadas na contextualização.
A quantidade de estrelas obtidas (veja a tabela com a pontuação por faixa de estrelas no próprio fórum) explicita por postagem, o grau de agregação de valor gerado.
Objetivando iniciar nossa discussão, seguem abaixo as temáticas iniciais  para debatermos
 
Um projeto se caracteriza por sua finitude no tempo e pela singularidade do que é entregue como resultante de sua realização. Neste fórum vamos discutir aspectos relacionados à caracterização do que é um projeto em relação a uma operação bem como as diferentes possibilidades de se caracterizar uma singularidade. Podemos relacionar estes pontos focais com os seguintes aspectos relacionados:
1. Tipos de estruturas organizacionais e suas influências no projeto;
2. Ciclo de vida de projeto;
3. Gerenciamento da Integração; e
4. Gerenciamento do Escopo do Projeto.
Uma vez iniciado o projeto, temos diversos aspectos que devem ser correlacionados ao longo de sua execução, mas um binômio que acompanha o projeto ao longo de toda sua execução e que demanda do gerente e de sua equipe uma atenção constante em função do impacto que gera no próprio ciclo do projeto é relacionado à relação do acompanhamento físico-financeiro da evolução de execução do projeto.  Uma outra temática que vamos discutir neste  fórum são os aspectos relacionados à caracterização dos impactos que o gerenciamento do tempo e o gerenciamento dos custos geram na execução do projeto. 
RESPOSTAS:
Boa noite Professor e Colegas,
Meu primeiro entendimento da aula foi sobre a importância do Gerenciamento de Projetos nas organizações. Dentro de um contexto de competitividade que vivenciamos, é de extrema importância saber lidar estrategicamente com as mudanças e buscar sempre melhorias. Logo, pude ver que o Gerenciamento de Projetos é um conjunto de ações que atendem as expectativas das partes envolvidas, com o objetivo de atender os objetivos estratégicos determinados no seu plano estratégico, ou seja, dentro desse ambiente competitivo é preciso de projetos que contenham ferramentas para lidar com as mudanças estratégicas, táticas e operacionais.
Olá boa noite Professor !!!!
Professor gostaria de comentar alguns conteúdos abordados na aula 01 que trás como título FUNDAMENTOS DO GERECIAMENTO DE PROJETOS. nessa aula aprendemos que O ambiente empresarial competitivo tem obrigado as organizações a aprimorar o gerenciamento de projetos como ferramenta para lidar com as mudanças estratégicas, táticas e operacionais. Vimos que Para sobreviver à competição, as empresas precisam cada vez mais de: Gerar novos negócios, Buscar maneiras para aumentar sua eficiência operacional, Melhorar a satisfação do cliente.
No decorre da aula foi nos passado o conceito de Projeto que é um “esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo”. e suas  Principais características que são: Início e término definidos antes do início do trabalho, Único - Produz um propósito único, Elaborado progressivamente – Desenvolvido em etapas e Resultado incerto.
Aprendemos ainda o conceito de  Operação que é o esforço contínuo que sempre gera o mesmo resultado e não possui hora nem data para acabar e suas Principais características que são: É um trabalho contínuo e, normalmente, repetitivo, Seu objetivo é manter o negócio da organização, Produz o mesmo produto, serviço ou resultado, Resultado determinístico.
Mestre esses foram os principais conteúdos na minha opinião abordados na aula 01 espero ter atendido a proposta deste fórum e contribuído para o aprendizado da turma.
Olá boa noite Professor!!!
Professor gostaria de comentar alguns conteúdos abordados na aula 02 que trás como título Conceitos de gerenciamento da integração do projeto.
Nesta aula aprendemos sobre  as Áreas de conhecimento e seus respectivos significados que são:
Gerenciamento de integração do projeto
Garantir que os diversos elementos do projeto serão coordenados de maneira integrada;
Gerenciamento de escopo do projeto
Garantir que o projeto incluirá todo e somente o trabalho necessário para o sucesso do projeto;
Gerenciamento do tempo do projeto
Garantir que o projeto será concluído no prazo previsto;
Gerenciamento de custos do projeto
Garantir que o projeto será concluído dentro do custo previsto;
Gerenciamento da qualidade do projeto
Garantir que o projeto atenderá aos requisitos de qualidade esperados;
Gerenciamento dos recursos humanos do projeto
Garantir a utilização efetiva dos recursos humanos do projeto;
Gerenciamento das comunicações do projeto
Garantir a geração, coleta, disseminação, armazenamento e disponibilização das informações apropriadas do projeto no tempo e de maneira adequada;
Gerenciamento das partes interessadas
Garantir o engajamento das partes interessadas com os objetivos do projeto;
Gerenciamento dos riscos do projeto
Garantir a identificação, análise, planejamento, monitoramento e controle dos riscos do projeto;
Gerenciamento de aquisições do projeto
Garantir as aquisições de bens e serviços externos à organização do projeto.
Aprendemos a respeito do  termo de abertura. que ele é a autorização para o início do projeto. Podemos dizer que é sua “certidão de nascimento”. Pode ser simples ou completo, dependendo das informações disponíveis sobre o projeto no momento da sua emissão. Parte das informações para a elaboração do termo de abertura é obtida consultando o estudo de viabilidade do projeto.
O termo de abertura é usado durante todo o ciclo de vida do projeto, notadamente para a avaliação das propostas de mudanças do projeto.
Ao final da aula foi nos passado que o Plano de gerenciamento do projeto No processo de desenvolvimento do plano de gerenciamento do projeto, também denominado plano do projeto,  cria-se um documento que define como o projeto será:
Planejado;
Executado;
Controlado;
Monitorado;
Encerrado.
Esse processo envolve a documentação das ações necessárias para definir, preparar, integrar e coordenar os planos auxiliares, gerando-se o plano de gerenciamento do projeto, que será a fonte principal de informações sobre como desenvolver o projeto.
Professor esses foram os principais assuntos na minha opinião abordados na aula 02. Espero ter atendido ao que foi proposto pelo senhor no fórum e contribuído com o aprendizado da turma.
Boa noite e abraço!!!!!!!!
Prezados, boa noite!
Tipos de Estruturas Organizacionais e suas influências no Projeto
Existem 3 tipos de estruturas organizacionais, tendo cada uma delas suas particularidades, influenciando assim no projeto.
São elas:
Organização Funcional: Os profissionais são agrupados, por especialidade, em departamentos funcionais (Marketing, Contabilidade, Financeiro, Engenharia...). 
Gerentes de projeto, em geral, são os próprios gerentes funcionais.
Projetizada: Os profissionais são agrupados por projetos, e os gerentes de projeto têm total autoridade sobre o projeto.
Organização Matricial: Os profissionais se reportam ao gerente funcional e ao gerente de projetos (pelo menos dois chefes).
Gerentes de projetos são os responsáveis pela gestão do projeto, e os gerentes funcionaissão “donos dos recursos” e responsáveis pela alocação de profissionais no projeto.
Ciclo de Vida do Projeto
Com relação ao ciclo de vida de um projeto, o mesmo é feito através de fases, podendo ser em ordens sequenciais, sobrepostas ou iterativas. Cada fase deve ter atividades lógicas, chegando a disponibilização do produto ou serviço.
Segue estrutura do projeto, independente de sua variação (curto ou longo / complexo ou simples):
Início do projeto;
Organização e preparação;
Execução do trabalho do projeto;
Encerramento.
Gerenciamento do Projeto
Abaixo seguem os gerenciamentos do projeto detalhadamente:
Gerenciamento de integração: Garantir a coordenação integrada dos elementos e atividades do projeto.
Gerenciamento de escopo: Garantir que o projeto terá todo trabalho necessário para que seja bem sucedido, mas somente o necessário.
Gerenciamento do Tempo: Visa assegurar que o projeto será entregue no prazo estipulado.
Gerenciamento de custos: Visa assegurar que o projeto terminará com o custo previsto.
Gerenciamento da qualidade: Assegurar que o projeto atenderá toda a demanda de qualidade esperada pelo cliente.
Gerenciamento dos recursos humanos: Garantir a utilização efetiva dos recursos humanos do projeto.
Gerenciamento das comunicações: Assegurar a geração, coleta, disseminação, armazenamento e disponibilização das informações apropriadas no tempo e de maneira adequada.
Gerenciamento das partes interessadas: Garantir os ajustes necessários pelas partes interessadas com os objetivos do projeto.
Gerenciamento dos riscos: Assegurar que que os riscos sejam identificados, analisados, monitorados, identificados e controlados, para que a entrega final não seja prejudicada.
Gerenciamento de aquisições: Garantir à organização as aquisições de bens e serviços externos.
Boa noite!
Professor e colegas,
Assisti até a aula 3, já puder perceber a importância de se fazer um planejamento de um projeto, para que tudo ocorra dentro dos prazos previstos. Os grupos de um projeto (Iniciação, Planejamento,Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento) precisam estar com suas responsabilidades bem definidas para que tudo ocorra dentro dos prazos previstos. Todos os grupos com seus devidos gerenciamentos,tem grandes responsabilidades, como por exemplo o grupo de Monitoramento e Controle que precisa estar atento em todas as etapas do projeto, analisando e verificando se o projeto precisa ter alguma alteração no seu cronograma.
Exemplo: Durante a execução de um projeto de construção de um local para alojar o estoque de produtos de uma determinada loja, o fornecedor avisa que haverá um atraso na entrega dos materiais que darão início as obras, o grupo de Monitoramento e Controle deverá tomar algumas providências como, contratar um novo fornecedor ou avisar o grupo de planejamento sobre uma possível alteração na data de encerramento do projeto pois, com o atraso será difícil conseguir manter o mesmo cronograma.
Isso foi um exemplo de minha autoria, para que o professor avalie se estou conseguindo obter um entendimento sobre o assunto.
Abraços,
Bom dia,
De acordo com as aulas estou verificando como é importante o projeto dentro de uma organização e um bom planejamento estratégico. Segue meu resumo.
Como uma organização deve lidar com o ambiente empresarial competitivo:
Gerando novos negócios, buscando maneiras de aumentar sua eficiência operacional e melhorar a satisfação do cliente.
Objetivos para a maioria dos projetos:
Demanda de mercado; Oportunidade de negócio; Necessidade de natureza social; Considerações ambientais; Solicitação de cliente;
Avanço tecnológico e Requisito legal.
Gerenciamento da Integração - É garantir que os diversos elementos do projeto serão coordenados de maneira integrada. Gerenciamento do escopo do projeto - Garantir que o projeto incluirá todo e somente o trabalho necessário para o sucesso do projeto. Ciclo de vida de projeto - é um processo de gerenciamento de projetos iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento.
OBS: O termo de abertura (primeiro documento elaborado pelo projeto) é usado durante todo o ciclo de vida do projeto.
O gerenciamento de projeto é extremamente importante nas organizações, e deve estar sempre associado ao objetivo estratégico organizacional. Os projetos são temporários, produzem um propósito único que é desenvolvido em etapas e tem fim quando os objetivos são alcançados. Porém, esse objetivo pode não ser alcançado, gerando a necessidade de um novo projeto. Para evitar esse tipo de falha, deve haver um gerenciamento de projeto, onde são analisadas as necessidades e geram benefícios como: melhoria na qualidade do resultado, aumento na produtividade, redução dos custos, aumento na satisfação do cliente, minimização dos riscos e redução dos prazos de entrega, entre outros.
Para um projeto acontecer, deve haver um termo de abertura, que funciona como uma autorização e deve conter informações sobre o que será realizado, objetivos, justificativa, cronograma, orçamento, riscos, cliente e patrocinador, e é usado durante todo o ciclo de vida do projeto.
 
Fórum B - 2016.1 - GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GST1142/2106277) 9001
Prezados(as) alunos(as),
Estamos iniciando o estudo deste fórum temático. Relembro que a análise do que for postado   neste fórum de discussão será centrada em dois aspectos fundamentais: a pertinência à temática  e à interatividade de suas participações, considerando-se:
Pertinência -  a relação com o conteúdo, tema do fórum e orientações do professor; e
Interatividade – a participação com o professor e com os demais colegas, em termos de perguntas e respostas sobre tema proposto, com possibilidade de  réplicas e tréplicas.
Um fator primordial para a geração de pertinência é a agregação de valor através de texto próprio decorrente de reflexões e entendimentos do aluno e um fator correlacionado é a correta citação e indicação explicita e completa das fontes de pesquisa utilizadas na contextualização.
A quantidade de estrelas obtidas (veja a tabela com a pontuação por faixa de estrelas no próprio fórum) explicita por postagem, o grau de agregação de valor gerado.
Objetivando iniciar nossa discussão, segue abaixo as seguintes tematicas  para debatermos:
Desde a idealização do projeto até a sua finalização, os “stakeholders” (partes interessadas) geram impactos no projeto. Neste fórum vamos discutir prioritariamente aspectos relacionados à caracterização dos impactos que as partes interessadas geram no projeto ( em todo o seu ciclo) e subsidiariamente  as relações que estes impactos tem com o gerenciamento da Qualidade do projeto, o fluxo de comunicações que ocorre no projeto e nas questões relacionais com as pessoas envolvidas no projeto. Também focaremos no gerenciamento de riscos em que os projetos estão envolvidos ( em todo o seu ciclo) e também explorar as dificuldades no gerenciamento das aquisições e terceirizações realizadas.
RESPOSTAS:
Boa noite!!
O objetivo básico do gerenciamento de aquisições em projetos é propiciar a construção e a manutenção de relações comerciais sólidas e equilibradas entre cliente e fornecedor, de forma que o projeto possa ser finalizado a contento. Segundo o Guia PMBOK®, existem um total de 6 (seis) processos incluídos na área de conhecimentos do gerenciamento de aquisições em projetos, são eles:
·  Planejar compras e aquisições;
·  Planejar contratações;
·  Solicitar respostas de fornecedores;
·  Selecionar fornecedores;
·  Administração do contrato;
·  Encerramento do contrato.
O processo do planejamento de compras e aquisições consiste, em sua essência, na definição do que, quanto, como e quando adquirir, para que as entregas previstas na Estrutura Analítica de Projeto - EAP sejam devidamente cumpridas. A decisão de adquirir ou não externamente um bem ou serviço para o projeto é o primeiro passo a ser executado. Uma das principais saídas deste processo é o Plano de Gerenciamento de Aquisições. Nele são documentadas as informaçõesque nortearão todo o desenvolvimento das atividades relacionadas às aquisições. Geralmente este plano contempla a descrição dos objetivos do mesmo, as responsabilidades dos envolvidos, as normas a serem verificadas para as aquisições e as rotinas para administração do contrato.
O gerenciamento de aquisições é uma área potencialmente problemática para o gerente de projetos verificada durante a fase de implantação do projeto. Para lidar com esta condição, a equipe de projetos deve buscar o caminho das melhores a práticas do gerenciamento de aquisições
Boa noite professor,
Entendo que os Steakholders são muito importantes para toda a organização. Em muitos casos, são eles que ditam como a organização irá trabalhar e direcionar seus projetos. e entendo que há riscos de deixar quase tudo com eles, então começo com uma dúvida: qual é o limite que os steakholders na organização? o quão influente eles podem afetar um projeto grande?
Sobre as partes interessadas:
As partes interessadas em um projeto desde sua idealização até sua finalização são inúmeras lembrando que o projeto nem sempre pode se dizer que está finalizado, pois a monitoria do resultado tem que ser constante, o Patrocinador do Projeto, a Equipe de Projeto, os Clientes são só alguns dos interessados que pensamos primeiro mais na verdade, na prática existem muitos outros que sim, influenciam e muito no processo e continuidade do projeto como, por exemplo, a comunidade, sociedade, Outras áreas da empresa, nossos concorrentes, fornecedores, investidores e acionistas em alguns casos, o governo, e é claro as famílias da equipe do projeto.
Sobre a Comunicação em um projeto:
 A comunicação tem que ser clara para todas as partes do projeto para evitar falhas. O projeto deve tentar atender aos requisitos para satisfazer as necessidades, desejos e expectativas das partes interessadas e balancear as demandas conflitantes de escopo, tempo, custo, qualidade, recursos e risco para produzir um produto de ótima qualidade que é oque todo projeto tem como finalidade.
Em Relação as Riscos em um projeto:
Os Riscos de um podem ocorrer sob a forma de ameaças ou de oportunidades, caso se concretize, influenciam o objetivo do projeto , isso pode ser algo negativo ou positivo. Quem trabalha com projetos tem que ter essa analise bem claro, pois oque muitas vezes parece ser risco pode se tornar uma oportunidade. Todos os processos de um projeto devem ser revistos para identificar possibilidades de riscos ao longo de todo projeto para criar estratégias.
Riscos que podem afetar os projetos:
Os riscos podem não só afetar como acabar de vez com um projeto,eles devem ser previstos ao máximo possível pela equipe envolvida,abaixo possui alguns tipos de riscos que podem afetar projetos em gerais:
Riscos técnicos, desempenho – É como confiança em uma tecnologia complexa, metas de desempenho irreais ou muito longe de ser alcançadas pela equipe causando possível desmotivação, mudanças na tecnologia usada durante o projeto casos que nos dias de hoje acontece muito.
Riscos do gerenciamento do projeto – pode ser distribuição ruim de tempo e de recursos, causando falhas gravíssimas, pois o tempo em um projeto vale ouro e desperdiçar ou faltar recursos é quase que quebra total de um projeto.
Riscos organizacionais- objetivos de custo querer economizar demais em um projeto que vai trazer muitos benefícios para empresa, escopo que são internamente para organização inconsistente, falta da priorização dos projetos deixarem de fazer um projeto mais importante para organização e priorizar projetos menos importantes, inadequação ou interrupção do financiamento dar iniciação em um projeto e ter que interromper por falta de recursos, e conflitos de recurso com outros projetos na organização.
Riscos externos – Meio ambiente, a sociedade, o Governo até mesmo em questão das crises, questões trabalhistas que normalmente mudam alguma coisa, mudanças nas prioridades das partes envolvidas, riscos ambientais, e climáticos. Riscos de força maior tal como terremoto, enchentes, e guerras civis.
 
Responder
Bom dia,
De acordo com as aulas detalhei as principais caracteristicas:
O plano de gerenciamento de projetos  - é um processo que envolve a documentação das ações necessárias para definir, preparar, integrar e coordenar os planos auxiliares, gerando-se o plano de gerenciamento do projeto, que será a fonte principal de informações sobre como desenvolver o projeto. Planejamento, Executado, controlado, monitorado e encerrado.
Tem gerenciamento do escopo do projeto, gerenciamento do tempo do projeto e gerenciamento do custos do projeto:
*Gerenciamento do escopo do projeto -  Visa definir claramente aquilo que deve ser feito pelo projeto e garantir que somente esse trabalho seja realizado. Os planejamentos de todas as demais áreas só podem ser executado após a conclusão do planejamento do escopo.
* Gerenciamento do tempo do projeto - O objetivo deste processo é obter o cronograma do projeto umas das responsabilidades básicas da equipe.
* Gerenciamento dos custos do projeto - Fixa nos esforços para os levantamentos dos custos dos recursos estimados para executar as atividades do cronograma. ocorre por ocasião da definição dos recursos para a execução das atividades do projeto.
Porque é fundamental conhecer o caminho crítico do projeto? Para avaliação dos riscos e controle do desempenho do projeto, pois qualquer atraso nas atividades do caminho crítico deve ser criteriosamente avaliado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes