Buscar

EXERCICIO 4 AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO E SOCIEDADE nota 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/2
Leia o fragmento a seguir:
A avaliação escolar é um meio e não um fim em si mesma; está delimitada por uma determinada teoria e por uma determinada prática pedagógica. Ela não ocorre num vazio conceitual, mas está dimensionada por um modelo teórico de sociedade, de homem, de educação e, consequentemente, de ensino e de aprendizagem, expresso na teoria e na prática pedagógica.
Fonte: CALDEIRA, A. M. S. Avaliação e processo de ensino-aprendizagem. Presença Pedagógica, Belo Horizonte: 1997, p. 222.
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, acerca da atitude processual e a questão da subjetividade no contexto da avaliação, deve-se considerar...
I. Avaliar em atitude processual não requer o emprego de (muitos) instrumentos, no entanto eles não ficam banidos na avaliação do processo de aprendizagem.
II. Esse tipo de avaliação ocorre ao longo de todo o processo de ensino aprendizagem, sendo seus sujeitos o professor e o aluno, enquanto os conteúdos constituem o seu objeto.
III. A avaliação estabelece, muitas vezes, uma relação complexa entre avaliador e avaliado, revelando-se uma questão subjetiva. Mesmo tendo como base parâmetros específicos, a subjetividade na avaliação permanece e, como tal, deve ser levada em consideração.
IV. A prova é o instrumento que permite ao professor avaliar o aluno de forma processual, e por ser um instrumento concreto, evita a subjetividade.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	E
	Afirmativas I, IV, apenas.
Questão 2/2
Leia as asserções a seguir:
Os denominados instrumentos de avaliação, para ser correto, deveriam ser chamados de instrumentos de coleta de dados para a avaliação, na medida em que testes, provas, redações, monografias, arguições, [...] coletam dados que descrevem o desempenho provisório do aluno, dando base para a sua qualificação diante de determinados critérios.
Fonte: LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: visão geral. p. 4. Disponível em: < http://www.luckesi.com.br/textos/art_avaliacao/art_avaliacao_entrev_paulo_camargo2005.pdf >Acesso em: 12 abr. 2015.
 
De acordo com o texto e com os assuntos abordados nas aulas, sobre os componentes avaliativos, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
Competência
Capacidade
Habilidade
Convivência
(  ) Sugere domínio de conhecimentos.
(  ) Pressupõe saber relacionar e aplicar os conhecimentos, bem como dar-lhe aplicabilidade de forma criativa e criadora.
(  ) Requer saber o que fazer, como aplicar e relacionar conhecimentos.
(  ) Implica em sentir-se valorizado como pessoa competente, capaz e hábil, fazendo refletir o bem-estar.
	
	A
	1, 2, 3, 4
	
	B
	4, 3, 2, 1
	
	C
	2, 4, 1, 3
	
	D
	3, 2, 1, 4
	
	E
	1, 3, 2, 4

Outros materiais