Buscar

Caso concreto 8 D.CIVIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Caso concreto 8
Os irmãos José e Pedro receberam por doação de seus pais um terreno loteado com área de 210 m2. Pretendendo cada qual construir uma residência no terreno, firmaram escritura pública de divisão, em que ficou localizada a parte de cada um, com 105m2, sendo levada ao Serviço de Registro de Imóveis. Ocorre que, pelo art. 4°, II, da Lei 6.766/79, a área mínima exigida é de 125 m2. Com base na disciplina jurídica dos bens, responda JUSTIFICADA E FUNDAMENTADAMENTE:
 A) Levando em consideração a classificação dos bens considerados em si mesmos, classifique o bem em questão. RESPOSTA: Bem indivísivel porque o terreno doado é indivisível.
B) Você, na qualidade de funcionário do Serviço de Registro de Imóveis, faria o registro? Justifique a sua resposta com base no princípio da autonomia privada e na disciplina dos bens considerados em si mesmos. RESPOSTA: Não por uma imposição legal por conta da sua metragem mínima já que a lei impõe uma metragem superior.
Questão de múltipla escolha 01 (OAB - XVI EXAME UNIFICADO/2015) O prédio que abrigava a Biblioteca Pública do Município de Molhadinho foi parcialmente destruído em um incêndio, que arruinou quase metade do acervo e prejudicou gravemente a estrutura do prédio. Os livros restantes já foram transferidos para uma nova sede. O Prefeito de Molhadinho pretende alienar o prédio antigo, ainda cheio de entulho e escombros. Sobre o caso descrito, assinale a afirmativa correta.
 a) Não é possível, no ordenamento jurídico atual, a alienação de bens públicos.
 b) O antigo prédio da biblioteca, bem público de uso especial, somente pode ser alienado após ato formal de desafetação.
 c) É possível a alienação do antigo prédio da biblioteca, por se tratar de bem público dominical. RESPOSTA C. 
. d) Por se tratar de um prédio com livre acesso do público em geral, trata-se de bem público de uso comum, insuscetível de alienação.
ALUNA: DUCIRENE CRUZ SANTOS MACHADO
MATRICULA: 2016011221525
PROFESSOR: MARCELO CAMARA

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes