Buscar

Cádmio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Cádmio
Trabalho de Saúde Ambiental
Professor Eduardo Ramires
Estética e Cosmética 1º Período – Noturno
Francyellen Santos
Renata Santos
Blenda Karla
Elisa Vitória
O que é?
O cádmio é um elemento químico de número atômico 48, seu símbolo é o Cd e sua massa atômica é igual a 112,4. Em temperatura ambiente, ele é sólido.
É um metal branco azulado e um dos metais mais tóxicos, apesar de ser um elemento químico essencial, necessário em quantidades bem pequenas.
Normalmente é encontrado em minas de zinco, mas é mais facilmente encontrado em ambientes aquáticos (águas de superfícies subterrâneas).
Barra de cristal de cádmio de pureza 99,999% e cubo de cádmio também de alta pureza de 1 cm3 para comparação.
É um metal pesado, porém maleável que pode ser cortado com uma faca. Em alguns aspectos é semelhante ao zinco e a toxidade dele é similar ao do mercúrio.
A exposição do cádmio em seres humanos, ocorre geralmente através de 2 fontes principais: via oral (água e alimentos contaminados) e por inalação. Os seres humanos mais expostos ao cádmio são os fumantes, pois no cigarro tem esse elemento.
Já foi usado como amálgama por dentistas, atualmente tem aplicação em baterias (cádmio-níquel) de celulares e em pilhas recarregáveis.
 Possui a propriedade de ser insolúvel, por isso se acumula nas gramíneas, em aves, gado, cavalos e na vida selvagem.
O cádmio foi considerado metal pesado através de estudos que avaliaram a sua concentração em verduras plantadas, utilizando adubo proveniente da compostagem de lixo orgânico. Os resultados revelaram que as hortaliças continham níveis de cádmio que representavam riscos à saúde.
O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), desenvolve projeto que visa avaliar se há acúmulo de elementos químicos como chumbo e cádmio em quatro hortaliças cultivadas e comercializadas em Lages: couve, rúcula, espinafre e chicória.
O cádmio não é encontrado em quantidades preocupantes na água, mas pode ser contaminada através de encanamentos soldados que contém esse metal, ou quando entra em contato com lixos químicos.
Como é utilizado?
Aproximadamente 75% do cádmio produzido é empregado na fabricação de baterias, especialmente nas baterias de níquel-cádmio.
25% é empregado em galvanoplastia (como revestimento).
Alguns sais são utilizados como pigmentos. Por exemplo, o sulfato de cádmio é empregado como pigmento amarelo.
É usado em algumas ligas metálicas de baixo ponto de fusão (ligas de Newton e Wood, principalmente).
Devido ao seu baixo coeficiente de fricção é muito resistente a fadiga, sendo utilizado em ligas para almofadas.
Muitos tipos de solda contém este metal.
Em barras de controle em fissão nuclear.
Alguns compostos fosforescentes de cádmio são empregados em televisores.
É empregado em alguns semicondutores.
Alguns compostos de cádmio são empregados como estabilizantes de plásticos como, por exemplo, no PVC.
Quais os seus riscos?
O organismo humano acumula cádmio e aos 50 anos o homem pode estar com uma carga de 20 a 30 mg, concentrando-se nos rins e paredes das artérias.
A acumulação de cádmio no organismo acarreta vários problemas de saúde como a doença “Itai-Itai”. Essa doença produz problemas no metabolismo, gerando complicações: descalcificações, reumatismos. Efeitos mais graves são decorrentes da alta concentração de cádmio, que destrói o tecido testicular e as hemácias sanguíneas.
O cádmio foi considerado carcinogênico e seu acúmulo no organismo ainda é responsável pelo desenvolvimento de hipertensão e doenças do coração, ele está em mariscos, ostras e peixes de água salgada, alguns tipos de chá e na fumaça do cigarro.
Doenças causadas pela toxicidade
• Enfisema pulmonar; 
• Hipertensão arterial; 
• Doenças renais; 
• Fibrose e edema pulmonar; 
• Anemia; 
• Diminuição da testosterona; 
• Diminuição da produção de anticorpos. 
Sintomas da intoxicação por cádmio - diminuição da temperatura corporal, hiperatividade, náuseas, vômitos, cólicas abdominais, diarréia, perda de dentes, dores articulares.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais