Buscar

Visão Cega: Quando os Olhos Veem, mas o Cérebro Não

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

VISÃO CEGA
SIGNIFICADO
Habilidade de detectar coisas em um ambiente mesmo sem estar ciente de que consegue vê-las.
Fenômeno raro perceptivo que ocorre quando pessoas têm cegueira devido a danos no córtex visual primário, mas o sistema visual real (os olhos) não está danificado.
Quando isso acontece em uma pessoa às vezes ela pode responder a estímulos visuais que pode “ver” com os olhos, mas o seu córtex visual primário não pode traduzir para o cérebro.
 
ATENÇÃO
Os seres humanos têm diferentes áreas do cérebro que processam a informação visual.O córtex visual primário é o que converte a informação que vemos na imagem mental visual que nosso cérebro percebe.Se o córtex visual primário está danificado, mas as outras áreas que percebem estímulos visuais não estão, então, a visão cega pode ocorrer.
VISÃO CEGA?
O paciente não será capaz de conscientemente “ver” qualquer coisa, porque a capacidade de converter os estímulos em uma imagem visual mental não existe.Mas as pessoas com visão cega podem ainda perceber estímulos visuais, inconscientemente, porque as outras áreas do cérebro são ainda capazes de ter os estímulos visuais.
EXEMPLO DE VISÃO CEGA
EXEMPLO
Um estudo de Harvard demonstra um rapaz cego que passava por um labirinto com obstáculos, sem bengala ou outro acessório.
Esse paciente teve dois derrames consecutivos,no qual destruíram completamente o córtex visual dele que é a área do cérebro responsável pela percepção das imagens.Quando abriu os olhos o paciente não via mais nada e passou a agir com o cérebro, acontece que a visão humana é bem mais complexa do que uma simples percepção de imagens.
Antes de ser processada pelo córtex visual as informações que entram pelos nossos olhos passa por essa estrutura,(Tálamo e Colículo superior que fica no meio do cérebro que mapeia nossa posição no ambiente que são fundamentais para conseguirmos planejar os nossos movimentos e desviar de uma pessoa na visão cega) essas estruturas continuam funcionando perfeitamente assim como os olhos e nervos ópticos. A maioria das pessoas que perderam a visão por causa de catarata e outras lesões nos olhos elas não tem possibilidade de ter visão cega porque o cérebro não tem como receber informações visual dos olhos.
Apesar desse homem não conseguir ver imagem alguma conscientemente o cérebro dele está ali quieto enxergando tudo a sua frente.
CURIOSIDADES
Fique atento
Pessoas com esse problema olham para um objeto e localizam, mas não identificam conscientemente. Por exemplo: um paciente consegue dizer onde está a bola em um ambiente, mas ele não sabe o que está fazendo.
Variação
Origem e seqüelas
Permanente ou passageira, a doença pode causar desde deficiência visual severa a uma cegueira total. O grau depende da idade em que ela começou, além de quanto e qual foi a parte do cérebro afetada.
Cuidados
Como tratar
O mais indicado é o treinamento visual, feito com exercícios que estimulam o paciente a responder a perguntas sobre objetos na tela do computador. No início, ele responde por chute, e a taxa de acerto é de 50%. Com o tempo, as áreas vizinhas às regiões lesionadas do cérebro são ativadas, e os acertos sobem para 80% a 90%.
REFERÊNCIAS
Cego atravessa labirinto usando ‘sexto sentido’
  http://www.bbc.co.uk
 Ponto Cego, no http://www.adeva.org.br
 Treinamento melhora visão de pessoas com cegueira cortical,  http://www.ibvivavida.org.br

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais