Buscar

referencial teorico - ENTREVISTA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A ENTREVISTA
quanto ao seu referencial teórico e método
O processo de entrevista é orientado por seu referencial teórico. 
Aqui serão vistas, em síntese, algumas das perspectivas: 
a) Perspectiva Psicanalítica
– Tem como base os pressupostos dos conteúdos inconscientes. O entrevistador busca avaliar a motivação inconsciente, o funcionamento psíquico e a organização da personalidade do entrevistado. 
A entrevista é orientada para a psicodinâmica da estrutura intrapsíquica ou das relações objetais e funcionamento interpessoal; 
b) Perspectiva Existencial-humanista –
 Não procura formular um diagnóstico, e sim, verificar se o interesse do indivíduo está auto realizado ou não. Aqui não existe uma técnica específica de entrevista, estas são consideradas pelos existencialistas como manipulação. 
O entrevistador reflete o que ouve, pergunta com cuidado, e tenta reconhecer os sentimentos do entrevistado;
c) Perspectiva Fenomenológica –
 Estuda a influência dos pressupostos e dos preconceitos sobre a mente, e que os acionam ao estruturar a experiência e atribuir-lhe um significado. 
Além de uma atitude aberta e receptiva, é necessário que o entrevistador atue como observador participante, e que, assim, seja capaz de avaliar criticamente, através de sua experiência clínica e conhecimento teórico, o que está ocorrendo na entrevista. 
A entrevista quanto ao seu método 
Segundo Ribeiro (1988), a realização da entrevista psicológica segue diferentes enfoques:
a) Psicométrico –
 O entrevistador faz uso constante de uma série de instrumentos: testes, pesquisas, controle estatístico, etc., predeterminados, enquanto dispositivos para a aquisição de conhecimentos sobre o entrevistado. Nessa situação, dificilmente o entrevistador conseguirá aprofundar a relação, o encontro permanece mais em nível formal e informativo do que espontâneo criativo e transformador. 
Isto não quer dizer que seja menos válida ou mais superficial; 
b) Psicodinâmico –
 A relação poderá ser mais aprofundada devido ao fato do entrevistador contar com maior disponibilidade de tempo para questionar o entrevistado, e conduzir a situação de maneira “menos estruturada”. 
Sua atenção não está no aqui e no agora, ela atende a uma dinâmica de causa-efeito na qual submensagens poderão dificultar a comunicação; 
c) Antropológico – 
Abrange a relação ambiente-organismo na compreensão da comunicação. Qualquer dado será considerado, mas, nem sempre, é possível dizer em que momento ele está e onde será utilizado. 
Esse tipo de entrevista parece mais complexo, assim sendo, exige mais prática do entrevistador para analisar as informações.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais