Buscar

apol didatica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10
O planejamento não é neutro. O processo de planejamento não pode ser encarado como uma técnica desvinculada da competência e do compromisso político do educador. O bom plano é aquele que conta com respaldo da competência do sujeito que o desenvolve. O bom plano é aquele que se amolda dialeticamente ao real, transformando-o.
HAIDT, Regina. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 2006, p.109.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, analise as afirmativas a seguir:
I. Apesar de o planejamento não ser neutro, a ação docente o é, pois o planejamento é feito de acordo com as concepções teóricas adotadas pela escola, sem a participação do professor.
II. As concepções de homem, mundo e sociedade que o corpo docente possui não influencia na escolha das concepções teóricas e nas abordagens didáticas a serem adotadas pela escola.
III. Não se pode desvincular a prática educativa de um planejamento elaborado pelo professor em parceria com a escola, o planejamento é o norte do processo educativo.
IV. Há inúmeras concepções de educação porque esta está diretamente relacionada ao contexto histórico na qual seus pensadores estão inseridos, bem como depende de suas concepções de mundo, homem, educação, escola. 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativa I e II, apenas.
	
	B
	Afirmativas III e IV, apenas.
Você acertou!
As afirmativas III e IV estão corretas. Não se pode desvincular a pratica educativa de um planejamento elaborado pelo professor em parceria com a escola, o planejamento é o norte do processo educativo (p.56). Há inúmeras concepções de educação porque esta está diretamente relacionada ao contexto histórico na qual seus pensadores estão inseridos, bem como depende de suas concepções de mundo, homem, educação, escola (p. 34-35). As afirmativas I e II estão incorretas, pois a ação docente não é neutra, porque o professor se orienta por uma teoria a sua escolha, que pode ser a mesma da escola onde leciona ou outrem (p. 63).
 (LIVRO-BASE, p.63; Aula 1 – slide 12 - vídeo 3 aos 8’ 39’’)
	
	C
	Afirmativa III, apenas.
	
	D
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativa II, apenas.
�
Questão 2/10
Leia o texto a seguir: 
“Embora as reformas educacionais feitas nas primeiras décadas do século XX, no Brasil, sejam associadas somente a John Dewey e ao movimento de educação progressivista, Kliebard (1971, p. 11) lembra que nos Estados Unidos, aquele foi um período de grande efervescência na área educacional, em busca de uma resposta à decadência da teoria da disciplina mental. Os reformadores educacionais do período divergiam consideravelmente, e as ideias educacionais de um Franklin Bobbit eram frontalmente opostas às de um John Dewey.”
 SANTOS, Adriana Regina de Jesus; CASALI, Alípio Marcio Dias. Currículo e educação: origens, tendências e perspectivas na sociedade contemporânea. In: Revista Olhar de Professor, VOL. 12, nº 2, 2009, p. 217. Disponível em: < http://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1509>. Acesso em: 18/12/ 2014. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, relacione corretamente os autores às suas ideias:
Franklin Bobbit
John Dewey
(  ) O valor do conhecimento sistematizado está na possibilidade do professor determinar o meio necessário para que a criança aprenda.
(  ) Foco está na prática do professor. 
(  ) O professor dirige indiretamente a atividade mental do aluno.
(  ) Foco está no aluno.
(  ) Currículo subtende uma série ou conjunto de coisas que os alunos devem fazer e experimentar a fim de desenvolver habilidades que os capacitem para decisões na vida adulta. 
Agora selecione a sequência correta:
	
	A
	2, 1, 2, 1, 1
	
	B
	2, 2, 2,1, 1
Você acertou!
A compreensão de Dewey sobre currículo se dá tendo como foco a prática do professor; para ele o valor dos conhecimentos sistematizados está na possibilidade, que dá ao educador, de determinar o ambiente, o meio necessário à criança, e, assim, dirigir indiretamente a sua atividade mental. Já em Bobbit o currículo tem como foco o aluno, e afirmava que o currículo é o conjunto ou série de coisas que as crianças e os jovens devem fazer e experimentar a fim de desenvolver habilidades que os capacitem a decidir assuntos da vida adulta.  (Livro Base, p. 52-53)
	
	C
	1, 1, 2, 1, 1
	
	D
	1, 2, 1, 2, 2
	
	E
	1, 2, 2, 1, 2
�
Questão 3/10
Não se pode encarar a educação a não ser como um quefazer humano. Quefazer, portanto, que ocorre no tempo e no espaço, entre os homens, uns com os outros.Disso resulta que a consideração acerca da educação como um fenômeno humano nos envia a uma análise, ainda que sumária, do homem.
FREIRE, Paulo. O papel da educação na humanização. Disponível em: <http://drb-assessoria.com.br/7PAPELDAEDUCACAONAHUMANIZACAO.pdf>. Acesso em: 12/02/2015. 
Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro-texto, relacione as diferentes abordagens do processo didático à suas concepções de homem. 
Aprender a aprender
Transmissão-assimilação
Aprender a fazer
Sistematização coletiva do conhecimento
(  ) Compreende o homem como sujeito histórico, homem concreto, que se afirma na ação-reflexão-ação.
(  ) Vê o homem como animal social e o mundo como um meio rico em transformações a ser descoberto pelo indivíduo.
(  ) O homem nesta abordagem é considerado ser produtivo e eficiente, produto do processo evolutivo.
(  ) Nesta abordagem o homem é visto como um sistema aberto que se desenvolve em etapas.
(  ) Baseia-se na visão essencialista, vendo o homem como constituído por uma essência imutável. 
Marque a sequência correta:
	
	A
	4, 1, 3, 1, 2
Você acertou!
Aprender a aprender -  Vê o homem como animal social e o mundo como um meio rico em transformações a ser descoberto pelo individuo; Nesta abordagem o homem é visto como um sistema aberto que se desenvolve em etapas.
Transmissão-assimilação - baseia-se na visão essencialista, vendo o homem como constituído por uma essência imutável
Aprender a fazer -  O homem nesta abordagem é considerado ser produtivo e eficiente, produto do processo evolutivo.
Sistematização coletiva do conhecimento - Compreende o homem como sujeito histórico, homem concreto, que se afirma na ação-reflexão-ação.
(LIVRO-BASE, p.37-45)
	
	B
	1, 3, 4, 3, 2
	
	C
	2, 1, 3, 4, 2
	
	D
	4, 3, 2, 1, 4
	
	E
	3, 2, 1, 2, 3
�
Questão 4/10
“A Didática passa por um momento de revisão crítica. Tem-se a consciência da necessidade de superar uma visão meramente instrumental e pretensamente neutra do seu conteúdo”.
CANDAU, Vera Maria. A Didática Em Questão. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 18. 
Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro, analise as afirmativas a seguir sobre a didática:
I. A didática faz a intermediação entre sujeitos aprendentes e ensinantes.
II. A didática passou ao longo dos anos por reflexões sobre qual sua função na educação, deixando de ser considerada apenas como disciplina instrumental, ganhando importância enquanto área do conhecimento.
III. Expressa uma prática de sala de aula preocupada com o processo de ensino-aprendizagem, sendo que suas escolhas de métodos e técnicas de ensino não possuem relação direta com o contexto social e histórico em voga num dado momento.
IV. A compreensão histórica de cada abordagem do processo didático é de menor importância para o aluno da área da educação, pois sua escolha de abordagem para a prática em sala de aula, sempre estará ligada a outro momento histórico. 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativa II, apenas.
	
	C
	Afirmativas III e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas I e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativa I e II, apenas.
As afirmativas I e II estão corretas. A didática faz a intermediação entre sujeitos aprendentes e ensinantes. Ela passou ao longo dos anos por reflexões
sobre qual sua função na educação, deixando de ser considerada apenas como disciplina instrumental, ganhando importância enquanto área do conhecimento. Já as Afirmativas III e IV estão incorretas pois a didática, sistematizada na literatura da área, expressa uma prática pedagógica que decorre da relação social básica características do sistema capitalista num momento histórico determinado, e por isso há diversas formas e compreensões da didática (LIVRO-BASE, p.14, p. 35).
�
Questão 5/10
Leia o trecho a seguir:
"Currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito."
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico da Escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995. p.26-27.
Analise as sentenças sobre currículo e suas definições, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) Os conhecimentos historicamente produzidos pelo homem são transmitidos pela escola de forma ordenada a fim de possibilitar ao aluno a compreensão significativa destes.
( ) O currículo é imparcial, sendo uma ponte entre a escola e a sociedade, principalmente quando elaborado pela administração escolar e aplicado pelos professores.
( ) A sistematização e organização curricular se dão sob a reflexão do que, como e para que ensinar determinado conteúdo.
( ) Questões econômicas, políticas, culturais e históricas envolvem a elaboração curricular, por isso ele não pode ser considerado como apenas um conjunto de conteúdos e formas de ensinar.
 
Marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, V, F
	
	B
	V, F, V, V
Você acertou!
Os conhecimentos produzidos pelo homem podem ser apropriados pelos membros da sociedade de forma informal ou formal. Formalmente temos a escola que transmite os conhecimentos historicamente produzidos de forma ordenada; esta sistematização e ordenação se dão a partir da problematização de o que, como e para que se ensinar determinado conteúdo, devendo-se sempre considerar que "o currículo traz na sua essência questões econômicas, políticas, culturais e históricas que ultrapassam a ideia de uma simples seleção de conteúdos disciplinares". Devemos assim considerar que o currículo é uma ponte, sob a acepção econômica, entre a sociedade e a escola e por tal deve sempre ser analisado e avaliado pela comunidade escolar (LIVRO-BASE, p. 22-23).
	
	C
	V, V, V, F
	
	D
	F, F, V, V
	
	E
	F, V, V, F
�
Questão 6/10
Leia o texto a seguir:
“A conformação das políticas educacionais brasileiras ao processo de mundialização da educação envolveu sérios conflitos entre o MEC – associado aos seus parceiros principais, como o CONSED, a UNDIME e CNTE, principalmente nos anos 90- e a sociedade civil organizada em torno do Fórum em Defesa da Escola Pública na LDB e mobilizada nos Congressos Nacionais de Educação. Estes embates expressaram a direção e o ritmo que tomaram as políticas educacionais no Brasil dos anos 90, no conflito entre o projeto neoliberal de sociedade e de educação – desde os anos 90 com uma face socialdemocrata, na defesa do Programa de Educação para Todos – e o projeto democrático de massas, na defesa da educação pública de qualidade para todos, para todos os níveis.
MELO, Adriana Almeida Sales de. A mundialização da educação: consolidação do projeto neoliberal na América. Maceió: EDUFAL, 2004. p. 256 
Com base no texto acima e nos conteúdos abordados no livro sobre as mudanças ocorridas na década de 1990 com as políticas educacionais brasileiras. Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas Falsas:
( ) Neste momento histórico instala-se uma postura de afastamento do Estado da educação, principalmente financeiramente, considerando a educação um “bem público”.
( ) Implanta-se um discurso de apoio e voluntariado da comunidade junto à escola com vista a sua melhoria.
( ) O Estado afasta-se da escola, principalmente financeiramente, por compreendê-la como reprodutora da estrutura social, defendendo uma renovação institucional, na qual a comunidade tem papel fundamental.
( ) Passa-se a compreender a educação como aquela capaz de transformar a vida dos indivíduos e de formá-lo enquanto cidadão apto a atender às do novo modelo de mercado.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	F, V, V, F
	
	C
	F, F, V, V
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	V, V, F, V  
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV estão corretas. Neste momento histórico instala-se uma postura de afastamento do Estado da educação, principalmente financeiramente, considerando a educação um “bem público” e implanta-se um discurso de apoio e voluntariado da comunidade junto à escola com vista a sua melhoria; passando-se a compreender a educação como aquela capaz de transformar a vida dos indivíduos e de formá-lo enquanto cidadão apto a atender às do novo modelo de mercado.
A afirmativa III está incorreta, pois o afastamento financeiro não está relacionado às suas ideologias e sim a aspectos econômicos (LIVRO BASE, p. 153).
�
Questão 7/10
A avaliação é um dos elementos do planejamento docente e sua concepção de avaliação varia de acordo com a concepção de educação que orienta a prática do professor.
Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro, relacione cada abordagem didática a sua compreensão de avaliação: 
Transmissão-assimilação
Aprender a aprender
Aprender a fazer
Sistematização coletiva do conhecimento
(  ) Serve-se da auto-avaliação do aluno e da observação do aluno por parte do professor.
(  ) A avaliação se dá envolvendo professores e alunos em torno da reflexão a fim de verificar se houve avanço na capacidade de reflexão crítica.
(  ) Avalia-se a partir de testes objetivos a aquisição ou não de determinadas habilidades e competências ambicionadas pelo processo de ensino.
(  ) As técnicas de avaliação restringem-se à verificação da memorização dos conhecimentos transmitidos ao aluno.
(  ) A avaliação nesta abordagem é produzida por uma equipe de programadores.
 Agora selecione a sequência correta:
	
	A
	2, 4, 3, 1, 1
	
	B
	1, 3, 2, 2, 3
	
	C
	3, 1, 1, 2, 4
	
	D
	2, 2, 3, 1, 4
	
	E
	2, 4, 3, 1, 3
Você acertou!
Transmissão-assimilação - As técnicas de avaliação restringem-se à verificação da memorização dos conhecimentos transmitidos ao aluno.
Aprender a aprender - Serve-se da auto-avaliação do aluno e da observação do aluno por parte do professor.
Aprender a fazer - Avalia-se a partir de testes objetivos a aquisição ou não de determinadas habilidades e competências ambicionadas pelo processo de ensino. A avaliação nesta abordagem é produzida por uma equipe de programadores.
Sistematização coletiva do conhecimento - A avaliação se dá envolvendo professores e alunos em torno da reflexão a fim de verificar se houve avanço na capacidade de reflexão crítica.
 (LIVRO-BASE, p. 65)
�
Questão 8/10
Conforme Álvaro Vieira Pinto (1989, p.29), “a educação é o processo pelo qual a sociedade forma seus membros à sua imagem e em função de seus interesses”. 
SCHAFRANSKI, Márcia Derbli. A educação e as transformações da sociedade. Disponível em: < http://www.revistas2.uepg.br/index.php/humanas/article/viewFile/550/549 >. Acesso em: 09/02/2015. 
Analise as alternativas a seguir com relação as concepções de homem, educação e escola, das abordagens do processo didático:
I. A abordagem da escola tradicional, que se serve do processo didático de transmissão-assimilação, entende o homem como uma essência imutável, considerando-o uma “tábula rasa”.
II. A educação é vista pela abordagem do “aprender a aprender”
como uma condição para o desenvolvimento natural do homem, sendo a escola caracterizada como laboratório de vivência para o individuo.
III. A escola tecnicista, que se ancora no “aprender a fazer”, vê o homem como sujeito histórico que se afirma na ação-reflexão-ação.
IV. Para aqueles que adotam a abordagem da sistematização coletiva do conhecimento, e educação é encarada como um processo histórico que visa a transformação da realidade.
 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas II e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativa II, apenas.
	
	E
	Afirmativas I, II e IV, apenas.
Você acertou!
As afirmativas I e II estão corretas. A afirmativa I está correta pois a abordagem da escola tradicional, que se serve do processo didático de transmissão-assimilação, entende o homem como uma essência imutável, considerando-o uma “tábula rasa”. A afirmativa II está correta pois a educação é vista pela abordagem do “aprender a aprender” como uma condição para o desenvolvimento natural do homem, sendo a escola caracterizada como laboratório de vivência para o individuo. A afirmativa IV está correta pois, para a abordagem da sistematização coletiva do conhecimento, e educação é encarada como um processo histórico que visa a transformação da realidade.  A afirmativa III está incorreta pois na visão da escola tecnicista, que se ancora no “aprender a fazer”, o homem é visto como consequência das influencias e das forças existentes no meio, como produto do processo evolutivo e não como sujeito histórico que se afirma na ação-reflexão-ação. (LIVRO-BASE, p.35-49; Vídeo Aula 2 - slide 8 aos 14’)
�
Questão 9/10
“Sinteticamente, as DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais) propõem:
1) Um currículo centrado nas competências básicas
Esta proposta baseia-se no que está disposto na LDB, sobretudo nos artigos 32, 35 e 36 que apontam como objetivos da Educação Básica e do Ensino Médio, entre outros, os seguintes: a capacidade de aprender e continuar a aprender, a aquisição de conhecimentos e habilidades, a capacidade de relacionar a teoria com a prática, a preparação básica para o trabalho e a cidadania.
A busca de uma escola que prioritariamente desenvolva competências básicas apoia-se na suposição de que nesse final de século o futuro do jovem é sempre um projeto em aberto e que provavelmente ele viverá períodos de aprendizagem intercalados à experiência profissional”
CASTRO, Amélia D. C.; CARVALHO, Anna M. P. Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2005. p. 43.
 
Com base no que foi tratado nas aulas e no livro-base sobre o currículo organizado por competências analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas Verdadeiras e F para as afirmativas Falsas:
( ) Esta concepção de ensino equipara a escola à empresa, por pensar na formação do cidadão ativo e não apenas um consumidor.
( ) O modelo de competências é defendido pelo mercado, pois ele viria a contribuir para a formação do “tipo” de trabalhador necessário para novo paradigma tecnológico.
( ) O currículo, quando organizado por competências, tem como prioridade a transmissão de conhecimentos para a formação do ser reflexivo e em segunda instância também pensa na possível formação para a inserção no mercado de trabalho.
( ) Ao ser efetivada na organização curricular, a concepção por competências direciona a seleção de conteúdos a serem trabalhados na escola à sua utilidade no mundo.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	F, V, V, F
	
	C
	F, F, V, V
	
	D
	F, V, F, V
As afirmativas II e IV estão corretas. O modelo por competências é defendido pelo mercado, pois ele viria a contribuir para a formação do “tipo” de trabalhador necessário para novo paradigma tecnológico e ao ser efetivado na organização curricular, esta concepção direciona a seleção de conteúdos a serem trabalhados na escola à sua utilidade no mundo. As afirmativas I e III estão incorretas, pois a equiparação, desta concepção, da escola à empresa se deve ao fato de formar consumidores em detrimento da formação de cidadãos; sendo que por isso o currículo organizado a partir deste paradigma tem como prioridade o domínio dos conhecimentos necessários para a inserção do sujeito no mercado de trabalho. (LIVRO BASE, p. 170-171).
	
	E
	V, V, V, F
�
Questão 10/10
“Agora, nesse início de terceiro milênio desponta a terceira grande transformação do saber de base gráfica, revolucionando a cultura e a comunicação entre os homens: a da informática. A escrita se refuncionaliza, na interação com diferentes signos e imagens. Encontramo-nos no início desta transformação, que não sabemos ainda como irá terminar, mas podemos ler alguns de seus sinais.
Para nós, educadores brasileiros, duas questões fundamentais se apresentam. Uma, a de que ainda temos uma dívida social do século passado a saldar, qual seja, acolher todas as crianças e jovens e oferecer um ensino que garanta sua permanência e aprendizagem continua [...] outra, tornar a escola contemporânea ao novo momento civilizatório que se descortina.” 
CASTRO, Amélia D. C.; CARVALHO, Anna M. P. Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2005. p. 36.
Com base no texto acima e nos conteúdos abordados no livro-base, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas Verdadeiras e F para as afirmativas Falsas:
( ) As mudanças necessárias à educação atual perpassam o campo curricular, que deve estar atento à realidade sócio-histórica dos indivíduos e adequando-se às suas necessidades reais.
( ) O ensino curricular disciplinar é o mais adequado ao momento atual, pois o conhecimento reduz o complexo ao simples, para que o aluno possa melhor compreender problemas e encontrar suas soluções.
( ) A inclusão de todas as pessoas no processo educacional, uma demanda atual, já está em plena concretização; é importante notar que para tal inclusão não devem mudar estratégias de ensino a fim de viabilizar aprendizagens, pois está ação se caracteriza como preconceituosa.
( ) Para que a educação seja menos excludente faz-se necessário que ela repense seus paradigmas e compreenda a multiplicidade de formas de aprender, os diferentes espaços para a construção do conhecimento e a especificidade de cada indivíduo.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, F, V
As afirmativas I e IV estão corretas. As mudanças necessárias à educação atual perpassam o campo curricular, que deve estar atento à realidade sócio-histórica dos indivíduos e adequando-se as suas necessidades (LIVRO BASE, p.113, p. 109); é necessário que a educação repense seus paradigmas e compreenda a multiplicidade de formas de aprender, os diferentes espaços para a construção do conhecimento e a especificidade de cada indivíduo, para que ela seja menos excludente. A afirmativa II está incorreta, pois o ensino curricular organizado por disciplinas isola e separa os conhecimentos, em vez de reconhecê-los em sua inter-relação e o conhecimento não reduz o complexo ao simples, para aumentar a capacidade de reconhecer o caráter multidimensional dos problemas e das soluções.A afirmativa III está incorreta pois se deve favorecer a inclusão de todas as pessoas de forma responsável e viabilizando aprendizagens (LIVRO BASE p. 113- 115).
	
	B
	F, V, V, F
	
	C
	F, F, V, V
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	V, V, V, F
�
_1524817421.unknown
_1524817429.unknown
_1524817433.unknown
_1524817435.unknown
_1524817436.unknown
_1524817434.unknown
_1524817431.unknown
_1524817432.unknown
_1524817430.unknown
_1524817425.unknown
_1524817427.unknown
_1524817428.unknown
_1524817426.unknown
_1524817423.unknown
_1524817424.unknown
_1524817422.unknown
_1524817404.unknown
_1524817412.unknown
_1524817417.unknown
_1524817419.unknown
_1524817420.unknown
_1524817418.unknown
_1524817415.unknown
_1524817416.unknown
_1524817413.unknown
_1524817408.unknown
_1524817410.unknown
_1524817411.unknown
_1524817409.unknown
_1524817406.unknown
_1524817407.unknown
_1524817405.unknown
_1524817396.unknown
_1524817400.unknown
_1524817402.unknown
_1524817403.unknown
_1524817401.unknown
_1524817398.unknown
_1524817399.unknown
_1524817397.unknown
_1524817392.unknown
_1524817394.unknown
_1524817395.unknown
_1524817393.unknown
_1524817390.unknown
_1524817391.unknown
_1524817388.unknown
_1524817389.unknown
_1524817387.unknown
_1524817385.unknown

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais