Buscar

TRABALHO LOGICA NOVO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aluna: Gesica Ap Rocha
Turma: 1º Ano de Filosofia
Professor: Marcos Antônio Alves
Trabalho sobre o Texto: Investigando a mente na ciência cognitiva 
A distinção entre corpo e mente
Hipótese 
A mente pode ou não ser material.
Problema 
 De que modo ocorre a ligação entre corpo e mente?
Argumentação 
 Em nosso corpo existiria uma separação, entre o físico e uma mistura pura de acordo com Rene Descartes, para ele o corpo seria uma simples máquina, guiada por leis determinadas pela física, e a mistura pura denominada de mente ou alma, seria relativa a nossa inteligência, e sentidos como dor, paixão etc., em um mundo imaterial.
Segundo Descartes o pensamento e o corpo estavam em realidades distintas, que só interagiam casualmente, ele explicava a ligação entre material e imaterial, através da glândula pineal, uma pequena glândula localizada perto do centro do cérebro, ele dizia que depois dessa glândula a pesquisa da filosofia se acabara a partir dai só a ciência poderia dar continuidade.
Porém, por outro lado, Ryle defendia a visão de que, a mente é toda a decisão, o ser consciente, o que ocupa um corpo físico dentro do mundo visível, sendo assim abstrata, esse seria o mundo material.
Para Ryle, não deveríamos incluir somente o comportamento real, mas, também o comportamento potencial, pois o que constitui os motivos de uma pessoa é definida por sua disposição a agir em determinadas situações, e não algo pré-determinado.
Posição Pessoal
A visão de Descartes era como se as pessoas tivessem uma vida dupla, uma vida em que o corpo seria totalmente privado da mente, em um mundo aparte, a mente não teria nenhuma constituição material, e o corpo seria algo que todos teriam uma fácil entrada, o corpo teria suas leis já determinadas, e suas ações, como a vontade, e sistema digestório não teriam nenhuma influência da mente para que eles funcionassem. Para essa visão, não há provas contundentes que provam sua afirmação de forma concreta.
A ciência por sua vez, prova de formas físicas a materialidade da mente, por exemplo ,quando alterado o cérebro, também ocorrem alterações mentais. E a visão de que quando alguém exerce uma atividade relacionada a mente, não é algo oculto, mas sim uma evolução, se tratando de habilidades que vão se atualizando de acordo com o potencial de cada pessoa. O que define a pessoa seria sua disposição de adaptação em cada situação.
Não existe uma razão para tratar a mente como algo sobreposto ao corpo, ou seja, não existe separação entre corpo e mente, todavia a ciência não consegue explicar algumas evidências que modificam o corpo, sendo assim acabamos voltando para a teoria dualista.

Outros materiais