Buscar

ESTUDOS DISCIPLINARES II QUESTIONARIO II

Prévia do material em texto

ESTUDOS DISCIPLINARES II QUESTIONARIO II
D C C C D B D E E A 
1 - Cada organização tem uma cultura, ela forma o significado das coisas, orienta e mobiliza, é aquela energia social que move a empresa para o sucesso ou a destruição. Além das funções citadas, qual sentença evidencia a função da cultura organizacional?
D) Facilita o comprometimento com algo maior que os interesses individuais.
 
2 - Chiavenato, em 2002, estudou o processo entre pessoas e empresas. Para que se estabeleça um processo de interação entre pessoas e organização, devemos considerar:
c) Tratar as pessoas como parceiras da organização
3 - Frente aos nossos valores, temos nossas atitudes e as mesmas são adquiridas através da nossa experiência e preconceitos, esse é o conceito inicial de ações que podemos desenvolver nas organizações. O que pode influenciar diretamente a formação de valores de um indivíduo?
c) A cultura tem forte influência sobre nossos valores e os valores variam de cultura para cultura.
 
4 - Na empresa, uma área tem o papel de disseminar, promover, manter e implementar mudanças culturais, definindo os processos de seleção com perfis compatíveis com a cultura da empresa. Que área é essa? 
c) A gestão de pessoas.
5 - Não adianta um profissional ser um excelente técnico se não conseguir trabalhar com outras pessoas, isto é, desenvolver seu comportamento social. O que é comportamento social? 
d) É a capacidade de interação positiva do indivíduo no ambiente que se encontra.
  
	6 - O indivíduo inventa, cria e recria sua própria realidade principalmente quando se percebe como um ser social com o poder de transformação. Refletindo sobre essa frase, é correto afirmar que o trabalho é fundamental na vida do homem?
		
	b) Sim, pois o trabalho faz parte da identidade do homem, é a base para manter relações saudáveis.
	7 - Para se identificar a cultura de uma organização, Deal e Kennedy (2001) sugerem dois tipos de análise: 1 - Dos aspectos vistos de fora e 2 - Dos aspectos relacionados a questões internas. Sobre os aspectos relacionados a questões internas, devemos:
		
	d) Entender as indicações para promoções na organização.
8 - Quando entramos em uma organização trazemos nossos valores e isso influenciará na forma de vermos e lidarmos com as situações, influenciando nosso comportamento em todos os momentos na empresa. 
E) Os valores representam convicções básicas que contém um elemento de julgamento naquilo que a pessoa acredita ser correto, bom ou desejável.
 
9 - Segundo Robbins (2004), a motivação consistiria na disposição para fazer alguma coisa e seria condicionada pela capacidade de essa ação satisfazer a necessidade do indivíduo. Temos diversas teorias que explicam fatores motivacionais nas empresas, dentre elas destaca-se a Teoria de Maslow. Dentre um dos fatores motivacionais, temos a necessidade de estima. Sobre ela, é verdadeiro afirmar:
e) Diz respeito a nossa necessidade de sentirmos reconhecidos no grupo, confiante e útil para alguém.
 
10 - Tema muito discutido nas organizações atualmente, a motivação é constantemente abordada por líderes e um dos seus principais questionamentos advém do fato de serem complexos os fatores que motivam um indivíduo no trabalho. Maximiniamo (2000) relata dois motivadores primordiais do ser humano. São eles: 
Fatores internos como interesses e valores e externos que são criados pelo ambiente.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes