Buscar

av2 ética 2015.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201202312438)
	Pontos: 0,8  / 1,5
	De acordo com a Lei no 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem, fica estabelecido em seu Art.11o - O Enfermeiro exerce todas as atividades de enfermagem, cabendo-lhe como integrante da equipe de saúde, nesse sentido, quais seriam as atividades de enfermagem:
		
	
Resposta: Consulta de enfermagem, Avaliação de enfemagem, diagnóstico de enfermagem, prescrição de enfermagem.
	
Gabarito: As atividades podem ser a assistência de enfermagem à gestante, parturiente e puérpera; acompanhamento da evolução e do trabalho de parto; prevenção e controle sistemático de infecção hospitalar e de doenças transmissíveis em geral.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): As atividades podem ser a assistência de enfermagem à gestante, parturiente e puérpera; acompanhamento da evolução e do trabalho de parto; prevenção e controle sistemático de infecção hospitalar e de doenças transmissíveis em geral.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202311216)
	Pontos: 1,3  / 1,5
	Gestante chega a maternidade no tempo de parir com 39 semanas de gestação. Ao chegar a Enfermeira do setor de triagem da maternidade, identifica que o parto está próximo de acontecer e interna a paciente, para isso ela faz o Laudo de enfermagem para Internação Hospitalar. Tomando como base a resolução do COFEN 233/99 que dispõe sobre a atuação do Enfermeiro na assistência a mulher no ciclo grávido puerperal responda:A Enfermeira pode fazer esse laudo de Enfermagem e autorizar a Internação Hospitalar? Justifique.
		
	
Resposta: sim, pois como se refere na resolução citada, esta enfermeira está apta a identificar a necessidade de internação.
	
Gabarito: Sim, de acordo com a resolução COFEN 233/99 a Enfermeira poderá emitir Laudo de Enfermagem para autorização de Internação Hospitalar.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Sim, de acordo com a resolução COFEN 233/99 a Enfermeira poderá emitir Laudo de Enfermagem para autorização de Internação Hospitalar.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202319657)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Lei que dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem é, EXCETO:
		
	
	a lei que define as categorias que pertencem à enfermagem, bem como as atribuições que lhes competem
	
	a que estabelece que a Enfermagem e suas atividades auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas legalmente habilitadas e inscritas no Conselho Regional de Enfermagem com jurisdição na área onde ocorre o exercício.
	
	a que estabelece no seu Art.1º, que é livre o exercício da enfermagem em todo território nacional observadas as disposições da Lei
	
	a de Nº. 7.498, de 25 de junho de 1986
	 
	a que estabelece que a enfermagem e suas atividades auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas legalmente habilitadas e inscritas no Conselho Regional de Enfermagem com jurisdição fora da área onde ocorre o exercício
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202812464)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Foi fundada em agosto de 1926, sob a denominação de "Associação Nacional de Enfermeiras Diplomadas Brasileiras". Como entidade de direito privado, de caráter científico e assistencial, regida pelas disposições do Estatuto, Regulamento Geral ou Regimento Especial em 1929, na cidade de Montreal, no Canadá, foi admitida no Conselho Internacional de Enfermeiras (ICN).
		
	
	COREN - Conselho Regional de enfermagem
	
	ABEN E COFEN - Associação Brasileira de Enfermagem
	
	COREN - Conselho Federal de Enfermagem
	 
	ABEN - Associação Brasileira de Enfermagem
	
	COFEN - CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202386384)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para que se integre a figura do crime, é necessário que a conduta contrária ao dever conduza a um resultado de DANO ou PERIGO. Não haverá dano, seja pessoal, material ou moral. Portanto o profissional enfermeiro deve ser prudente, cuidadoso e conhecedor de sua profissão em seu pleno exercício.Com base no parágrafo, Marque a opção correta sobre segredo profissional na prática do enfermeiro.
		
	
	Pode revelar o segredo: 2º. Quando o bem comum exige: comércio de tóxico, paciente não portador de doença infecto contagiosa.
	
	O Princípio da Legalidade, que é um preceito constitucional, a observância da legislação civil e penal e, o interesse de ordem moral e social,não são os sustentáculos norteadores da conduta profissional.
	
	Pode revelar o segredo: 1º. Quando o dano não o permite, entretanto é prudente avaliar as condições emocionais do paciente e não chamar um colega para testemunhar.
	
	Nenhuma das alternativas acima estão corretas
	 
	Pode revelar o Segredo: 3º. Quando o bem da terceira pessoa o exige: nos casos de servícias (maus tratos) ou castigo a menores (caso ocorrido na emergência).
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202310675)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Lei Nº 7.498/86 e o Decreto que a regulamenta (Nº94406/87) dispõem sobre o exercício de enfermagem. O artigo 8º descreve o que cabe ao enfermeiro privativamente e o que lhe compete como integrante da equipe de saúde. Assinale a atividade profissional, regulamentada pela legislação de enfermagem, como sendo incumbência privativa do enfermeiro:
		
	
	participação no desenvolvimento de tecnologia apropriada à assistência de saúde;
	
	acompanhamento da evolução e do trabalho de parto;
	 
	planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem;
	
	prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar;
	
	aplicação de oxigenoterapia, nebulização, enteroclisma,enema e calor ou frio.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202383591)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O enfermeiro na sua prática assistencial realiza o processo de enfermagem e cumpre os requisitos necessários para o cuidado especializado buscando a qualidade e autonomia. Baseado na RESOLUÇÃO COFEN N° 272/2002 - Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem ¿ O Artigo 3º - descreve que a Sistematização da Assistência de Enfermagem - SAE deverá ser registrada formalmente no prontuário do paciente/cliente/usuário, devendo ser composta por:
		
	 
	Entrevista ou anamnese ¿ coleta de dados , exame físico céfalo-caudal, diagnóstico de enfermagem Prescrição de enfermagem ou plano de cuidados de enfermagemResultados esperados do cuidado de enfermagem e terapêutica.
	
	Entrevista ou anamnese ¿ coleta de dados , diagnóstico de enfermagem, Prescrição de enfermagem, resultados esperados do cuidado de enfermagem e terapêutica.
	
	Entrevista ou anamnese ¿Prescrição de enfermagem ou plano de cuidados de enfermagem são Resultados esperados do cuidado de enfermagem e da terapêutica.
	
	Prescrição de enfermagem ou plano de cuidados de, entrevista ou anamnese ¿ coleta de dados , exame físico céfalo-caudal, (podal), plano de cuidados de enfermagem e resultados esperados do cuidado de enfermagem
	
	Nenhuma das afirmativas acima, contempla a Resolução 272/02 da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE)
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202834667)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Um paciente foi atendido na emergência com uma ferida corto-contusa de 5 cm no terço médio do antebraço esquerdo ¿ segundo o ATLS ¿ deve-se conter o sangramento com compressão direta no ferimento e elevação do membro - puncionar o acesso venoso para soroterapia prevenção do choque hipovolêmico. Em relação a ferida será feita limpeza com SF 0,9% e clorexidina degermante. Em seguida será feita sutura ou síntese do ferimento. Na assistência clínica o enfermeiro só poderá realizar sutura somente:
		
	
	realizará sutura com acompanhamento do cirurgião assistente na emergência nas feridas corto-contusas na face e nos MMss e MMiis.
	
	- saúde da mulher não poderá realizar episiotomia, episiorrafiae aplicação de anestesia local no parto;
	 
	na emergência em feridas corto-contusas acima de 3 cm com hemorragia;
	
	nenhumas das anteriores
	 
	Saúde da mulher realização de episiotomia, episiorrafia e aplicação de anestesia local, quando couber
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202382035)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Conselho Federal de Enfermagem ¿ Cofen, no uso de suas atribuições legais e regimentais ,CONSIDERANDO o princípio da igualdade de direitos, preconizada pela Constituição Federativa do Brasil, promulgada em 05 de outubro de 1988; CONSIDERANDO o disposto no art. 11, da Lei 7498, de 25 de junho de 1986, e o art. 8º do Decreto nº. 94406, de 28 de junho de 1987, que definem as atribuições do Enfermeiro; CONSIDERANDO o disposto na Lei 9394/96, que dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional; CONSIDERANDO o disposto na Resolução Cofen 146/92, que dispõe sobre a obrigatoriedade de haver Enfermeiro em todas as unidades de serviço onde são desenvolvidas ações de enfermagem durante o período de funcionamento da instituição de saúde,CONSIDERANDO o disposto na Resolução CNE/CES 03/2001, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares da formação profissional do Enfermeiro. Na RESOLUÇÃO COFEN-303/2005 que Dispõe sobre a autorização para o Enfermeiro assumir a coordenação como Responsável Técnico do Plano de gerenciamento de Resíduo. Marque a opção correta.
		
	
	Art. 121 ¿ O requerimento da Anotação de Responsabilidade Técnica deverá estar acompanhado das seguintes documentações: Denominação e endereço do estabelecimento prestador de Assistência de Enfermagem a que se refere a ANOTAÇÃO, bem como da respectiva instituição ou empresa proprietária, mantenedora ou conveniente;Nome do(a) Enfermeiro(a) e número de inscrição no COREN; Endereço residencial do(a) Enfermeiro(a), bem como indicação precisa de sua jornada de trabalho; Cópia do comprovante de recolhimento, pelo enfermeiro(a), do valor da anuidade correspondente ao exercício anterior, caso estivesse inscrito, na Autarquia.
	
	Art. 1º Fixar os valores mínimos dos Honorários pela Prestação de Serviços de Enfermagem, constante da TABELA anexa ao Sindicato de Enfermagem de toda Jurisdição
	
	3º ¿ As Instituições de Saúde, Públicas, particulares e Filantrópicas, não poderão requerer dispensa do recolhimento da taxa, referente à emissão da C.R.T.
	 
	Art. 2º ¿ O Enfermeiro quando designado para exercer a função de responsável pela elaboração e implementação do PGRSS, deverá apresentar o Certificado de Responsabilidade Técnica ¿ CRT, emitido pelo Conselho Regional de Enfermagem ao qual está jurisdicionado.
	
	4º ¿ As Instituições de Saúde, Públicas, particulares e Filantrópicas, poderão requerer dispensa do recolhimento da taxa, referente à emissão da C.R.T.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202384865)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e qualidade de vida da pessoa, família e coletividade.O Profissional de Enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais. O profissional de enfermagem participa, como integrante da equipe de saúde, das ações que visem satisfazer as necessidades de saúde da população e da defesa dos princípios das políticas públicas de saúde e ambientais, que garantam a universalidade de acesso aos serviços de saúde, integralidade da assistência, resolutividade, preservação da autonomia das pessoas, participação da comunidade, hierarquização e descentralização político-administrativa dos serviços de saúde. O enfermeiro, é obrigado a guardar o segredo profissional sobre o que toma conhecimento no exercício pleno de sua profissão, assume o dever de: Marque opção correta abaixo.
		
	
	Salvaguardar sempre, no exercício das suas funções e na supervisão das tarefas que delega, a privacidade, a intimidade e a coletividade da pessoa e assim revelar o segredo que lhe foi confiado.
	
	Nenhuma das afirmativas acima contemplam o segredo profissional.
	 
	Atendendo aos sentimentos de pudor e interioridade inerentes à pessoa, o enfermeiro assume o dever de: Respeitar a intimidade da pessoa e protegê-la de ingerência na sua vida privada e na da sua família.assim, salvaguardando o segredo profissional.
	
	Não respeitar e fazer a revelação do segredo profissional diante das manifestações de perda expressas pelo doente em fase terminal, pela família ou pessoas que lhe sejam próximas;e não Respeitar e não fazer respeitar o corpo após a morte.
	
	O enfermeiro, ao acompanhar o doente nas diferentes etapas da fase terminal, assume o dever de: Não defender e não promover o direito do doente à escolha do local e das pessoas que deseja que o acompanhem na fase terminal da vida. E assim, pós morte, o enfermeiro poderá revelar o segredo que lhe fora revelado.

Outros materiais