Buscar

TRABALHO A INDISSOCIBILIDADES ENTRE O EDUCAR E CUIDAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A INDISSOCIABILIDADE ENTRE O EDUCAR E CUIDAR[1: Trabalho apresentado como requisito a avaliação da disciplina “Princípios Teóricos-metodológicos da Educação Infantil” sob a orientação da professora Ms. Viviane Batista Carvalho.]
PETRIN, Genevívian[2: Acadêmica do curso de pedagogia da Universidade Norte do Paraná.]
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998):
“Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagem orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com outros, em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. (BRASIL, 1998 p.23)
E o cuidar está ligado a alimentação, higiene, aos cuidados básicos, mas de uma forma integrada ao educar. Segundo o RCNEI, “cuidar significa valorizar e ajudar a desenvolver capacidades; é um ato em relação ao outro e a si próprio que possuem uma dimensão expressiva e implica em procedimentos específicos”. (BRASIL, 1998, p.24).
Analisando esse documento, percebe-se que o educar e o cuidar são indissociáveis, sendo o cuidar tão importante quanto o educar, pois ambos são ações pertinentes da ação do professor e estão presentes nas mais simples rotinas pedagógicas.
Isso ocorre, pois, embora o simples ato de se trocar uma frauda, ou o fato de dar um banho, aparentemente representar apenas “cuidados”, se olhados por uma ótica de formação integral da criança, deixam de ser abordados de forma separadas e distintas e passam a constituir ações pedagógica, pois ambas são ações cotidianas que ocorrem ao mesmo tempo. Claro que isso vai depender de quem está realizando a ação, os procedimentos.
Os professores, auxiliares, como também todos os demais profissionais que trabalham na educação infantil, devem propiciar em todos os momentos do cotidiano das crianças, situações educacionais, enriquecendo o desenvolvimento infantil, proporcionando autonomia, despertando a criatividade, imaginação, respeitando sempre os interesses, a maneira da criança se expressar, levando ela a construir seu conhecimento.
Todos os momentos do dia, das situações do “cuidar”, devem ser aproveitadas para envolver a criança nos seus cuidados, onde ela possa interagir, participar de forma dinâmica e prazerosa, despertando a curiosidade com responsabilidade, elevando o cuidar do simples assistencialismo, a momentos “cuidar educar”, onde os dois deixam de ser situações separadas e passem a caminhar juntos. Para Didonet (2003, p. 09) "[...] não há conteúdo “educativo” na creche desvinculado dos gestos de cuidar [...]”. 
Portanto, para uma Educação Infantil de qualidade, todas as situações diárias devem ser promovidas como atos educativos. O cuidar e educar são indissociáveis, e devem proporcionar as crianças, construções de hábitos saudáveis, ajudando na formação das suas identidades, sendo possível com isso, que as crianças estabeleçam relações e associações com o mundo a sua volta, se desenvolvendo de forma integral, sem comprometer o crescimento. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular para a educação infantil. Brasília, 2002. p.23-25. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf
DIDONET, Vital. Não há educação sem cuidado. Porto Alegre: Artmed. Revista Pátio Educação Infantil. Ano I nº 1, abril/julho 2003, p.6-9.
HADDAD, Lenira. Um novo paradigma na integração do cuidar e do educar. Porto Alegre: Artmed. Revista Pátio Educação Infantil. Ano I nº 1 abril/ julho, 2003, p. 10-12.
ROSSETTI- FERREIRA, Maria Clotilde. A necessária associação entre Educar e Cuidar. Pátio Educação Infantil, Ano 1, n. 1, p. 10-12, Abr/Jul,2003.
 
FISS, Ana Jovelina Luzzardi. A LDB e a educação infantil: proposta pedagógica deve contemplar as funções de educar e cuidar. Revista do Professor, Porto Alegre, n. 18, p. 43-44. Abr/Jun, 2002.

Continue navegando