Buscar

Discurso do desejo - Fichamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Centro Universitário do Maranhão
São Luís, 11de setembro de 2014.
Gabriel Batista Cutrim- CPD: 019127
Turma: 150402
Teorias do Inconsciente
Profª Dra. Julia Soares.
O discurso do desejo.
Garcia-Rosa,L.A. O discurso do desejo: A interpretação dos sonhos. In: Freud e o inconsciente. Rio de Janeiro: Zahar 1987.(p.76-92)
“A concepção do aparelho psíquico formado por instâncias ou sistemas: o sistema inconsciente, o pré-consciente e o consciente”. A partir daí surge a primeira tópica descrita por Freud, a concepção do aparelho psíquico e como é formado, ele ainda mostra que esse aparelho é marcado pelo conflito entre esses sistemas: inconsciente, pré-consciente e consciente e faz com que a concepção tópica e dinâmica sejam inseparáveis. “O aparelho psíquico é, portanto, formado por sistemas cujas posições relativas se mantêm constantes de modo a permitirem um fluxo orientado num determinado sentido”. 
A nossa atividade psíquica surge por conta de estímulos e termina em uma descarga de tensão. A primeira representação desse aparelho psíquico é um conjunto formado por dois sistemas: um que é receptivo, ou seja, recebe os estímulos e o outro que está localizado na extremidade motora dá o devido acesso à atividade motora. 
Armazenamentos e associações. “Essas funções ficam reservadas aos vários sistemas mnêmicos que recebem as excitações do primeiro sistema e as transformam em traços permanentes”. As funções ficam armazenadas na memória e quanto mais energia for gasta pra armazenar essa memória, mais representações ela terá. Então associaremos às coisas, representações, para que a consciência não tenha desprazer. “Uma associação ocorre tanto pela diminuição das resistências quanto pelo estabelecimento de caminhos facilitadores”. Quando isso acontece, uma mensagem é rapidamente transmitida de um elemento da memoria a outro.
Regressão é um processo que: “quando num sonho, uma ideia é novamente transformada na imagem sensorial de que originalmente se derivou”. A regressão é uma volta a um comportamento. Por exemplo pessoas adultas ou adolescentes e para conseguirem algo que desejam algumas vezes agem como crianças, ou seja, regridem a esse estado infantil, mas também há o fenômeno regressivo do sonho e a regressão busca coisas do passado. “O sonho é resultado da atração exercida pelas marcas mnêmicas das experiências infantis que lutariam por encontrar uma expressão atual na consciência.” Para Freud a regressão não é um conceito explicativo, mas sim descritivo.
“O desejo é como certos personagens importantes de uma peça ou de um filme”. Para que ele venha a ser percebido ele tem que passar por uma espécie de preparação do indivíduo para aquele desejo. Ele precisa ser realizado, pois propicia um alivio ou desprazer que diminiu o nível de tensão do indivíduo.
“Os desejos provenientes do sistema inconsciente encontram-se em permanente disposição para uma expressão consciente, no que são impedidos pela censura”. A partir do momento em que os impulsos inconscientes vem a tona, nem todos irão ser claramente manifestados pois sofrem censura e assim sofrem ab-reação e são representados em outras coisas para que não causem desprazer à consciência. 
O recalcamento parte de alguma informação que não pode ser sustentada pela consciência. Por isso o conteúdo inconsciente sofre deslocamento e varias representações para que essa informação seja transmitida em forma de enigmas, como por exemplo, nos sonhos. Quando a criança desenvolve o complexo de Édipo e depois desenvolve o superego, ela entende que pelos valores morais da sociedade o ato do incesto é algo errado e isso faz com que essa informação de desejar a mãe carnalmente cause desprazer e aí acontece recalcamento. Essa informação fica armazenada no inconsciente.

Outros materiais