Tutorial Básico do Google Analytics
5 pág.

Tutorial Básico do Google Analytics


DisciplinaProdução Publicitária On-line21 materiais75 seguidores
Pré-visualização1 página
Tutorial Básico do Google Analytics
Por Vinicius Paes - 14 set 2012
O Google Analytics é uma ferramenta gratuita da Google que permite analisar as estatísticas de visitação do seu site. Aprenda a usa-la no nosso tutorial básico de Google Analytics.
O que é o Google Analytics?
O Google Analytics é uma Application Programming Interface (API) ou, em português, Interface de Programação de Aplicativos. Essa ferramenta é gratuita e disponibilizada pelo Google para ser usada pelos desenvolvedores de sites e profissionais de Search Engine Optimization (SEO), que em português significa Otimização para Motores de Busca. Com o Analytics você consegue acompanhar detalhes sobre a visitação e estatísticas do seu site, além de tornar possível a verificação de variáveis interessantes, como a quantidade de visitas por dia ou então as Keywords que estão sendo relacionadas ao seu site. Todos os dados são extraídos diariamente das estatísticas do próprio Google. Atualmente, o Google Analytics é a ferramenta de Otimização de Sites mais utilizada no mundo.
Para entender melhor como utilizar o Google Analytics, nós criamos um tutorial que vai te ajudar a utilizar os benefícios dessa ferramenta de análise.
Tutorial do Google Analytics
Primeiramente, para desfrutar de ferramentas como o Analytics, você deve possuir uma conta no Google, muito comum nos dias de hoje. Essas contas podem ser no Gmail, Youtube ou Orkut.
Em seguida, você deve acessar a página do Analytics e clicar sobre \u201cCrie uma Conta\u201d, caso você ainda não tenha cadastrado seu site no aplicativo, ou em \u201cFaça Login\u201d.
 
\ufffd\ufffd\ufffd
Cadastramento do site no Analytics
Se for o seu primeiro acesso, você deverá cadastrar algumas informações referentes ao seu site. Como nome da conta, URL, país, etc. O Google se compromete, através de sua política de privacidade, a não divulgar as informações fornecidas.
O nome da conta deve ser cadastrado de modo expressivo, isso irá auxiliá-lo a identificar, entre muitos sites inscritos, qual você deseja analisar. Além disso, esse é o campo utilizado na impressão de relatórios.
Informar os dados corretos do país e do fuso horário são importantes para que haja precisão nos dados referentes ao horário de maior acesso dos usuários.
Confira cada um dos campos:
Nome da Conta: Esse campo irá auxiliá-lo a identificar em qual conta será feita a análise. Quando há várias contas, essa é a forma mais fácil de separá-las.
URL: Nesse campo você deve primeiramente escolher entre \u201chttp\u201d, \u201chttps\u201d ou \u201cNão é um website\u201d. Em seguida, deve preencher o domínio do seu site.
Fuso Horário: Você escolherá qual o seu país e qual o fuso horário utilizado.
Categoria do Setor: Você terá diversas opções de categoria para escolher a que mais se adequa ao seu tipo de site.
\ufffd\ufffd
Para finalizar a criação da conta, você deverá ler atentamente o contrato que contém os termos de serviço do Google Analytics.  Para isso, é possível indicar qual o país ou território se encontra para que o idioma seja adequado à sua região. Após ler o contrato, você deverá indicar que concorda com os termos e condições mencionados. Ao final, você deverá clicar em \u201cCriar Conta\u201d.
\ufffd\ufffd
Pronto! Sua conta no Google Analytics foi criada! Porém, para que seu site seja analisado você deverá inserir um código de monitoramento, oferecido pelo Analytics.
Para obter o código, você deve clicar na aba \u201cCódigo de Acompanhamento\u201d, copiar o código e inseri-lo em todas as páginas do seu site. Esse código funciona como se fosse um DNA e será gerado cada vez que você cadastrar um novo site no Analytics.
\ufffd\ufffd
DICA: Muitas pessoas ficam com receio de inserir esse código nas páginas do site e acarretar algum problema. Para prevenir que isso não aconteça e para facilitar o seu trabalho, evitando inserir o código manualmente em todas as páginas, nós aconselhamos que você o inclua em seu header. Assim, é como se a inserção tivesse sido feita página por página.
Iniciando uma seção no Analytics
Ao iniciar sua sessão, a seguinte tela irá aparecer e você poderá selecionar qual site deseja realizar a análise. Isso poderá ser feito clicando sobre a opção de \u201cTodas as contas\u201d.
\ufffd\ufffd
Assim, você terá acesso às informações referentes ao site escolhido. Na página inicial, você será apresentado ao painel de controle. Nele estão expostas informações sobre as visitas, duração média da visita, taxa de conversão, alertas, entre outros.
\ufffd\ufffd
Acompanhando os relatórios
A emissão dos relatórios será feita de acordo com a ocasião determinada por você. Para isso, no canto superior direito você poderá alterar o período em que deseja comparar os dados. Ao clicar sobre a data a ser modificada, um calendário aparecerá e você poderá determinar qual o intervalo de tempo desejado para que a análise seja feita.
Além disso, essa análise pode ser realizada por hora, por dia, por semana ou por mês. Basta você escolher a opção desejada e o relatório será emitido.
\ufffd\ufffd\ufffd HYPERLINK "http://www.mundoseo.com.br/wp-content/uploads/2012/09/escolha-periodo-google-analytics.png" \ufffd\ufffd
Após concluída esta etapa, você poderá visualizar várias informações a respeito do seu site.  Os tópicos abaixo (Público Alvo, Publicidade, Fontes de Tráfego, Conteúdo, Conversões) podem ser explorados de forma que você consiga obter o maior número de dados possíveis. Esses tópicos se encontram do lado esquerdo do Analytics e, ao clicar sobre cada um deles, as opções de análise aparecerão.
\ufffd\ufffd
Para exemplificar melhor a forma como esses dados são apresentados, vamos utilizar o primeiro tópico que possui a \u201cVisão geral\u201d dos visitantes do site.
\ufffd\ufffd
O gráfico formado por pontos indica o número de visitas alcançadas em determinado período. Cada um dos pontos faz referência a um dia, que pode ser visualizado ao passar o ponteiro do mouse sobre eles.
Além desses dados, temos também o número total de visitas por IP\u2019s distintos ou não, o número total de exibições por página, a média de visitas por página, o tempo médio de permanência no site e a porcentagem de novas visitas. Outro dado de extrema importância é a taxa de rejeição. Essa taxa indica a porcentagem de usuários que permaneceram na sua página por menos de um minuto.
Informações referentes ao idioma, localização geográfica, tipo de navegador e sistema operacional, rede, entre outros dados a respeito dos visitantes, também podem ser obtidas através do Analytics.
\ufffd\ufffd
Adicionando nova conta
Para adicionar uma nova conta vinculada ao seu endereço de e-mail, ou seja, para adicionar um novo site para análise, você deverá clicar na aba de \u201cAdministrador\u201d, localizada no canto superior direito do Analytics. Em seguida, clique na opção \u201cNova conta\u201d para preencher novamente as informações a respeito do outro site que será analisado.
\ufffd\ufffd
Excluindo um perfil ou conta
Para excluir um perfil ou uma conta, ou seja, excluir determinado site da lista de contas a serem analisadas, você deverá clicar na aba de administrador, selecionar o site que deve ser deletado, clicar em \u201cConfigurações da conta\u201d e, em seguida, clicar em \u201cExcluir esta conta\u201d no canto inferior direito da página. Uma mensagem de confirmação será enviada e a conta será deletada.
\ufffd\ufffd