Buscar

Gabarito Planejamento e Gestao estrategicos AP3 2015 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AP3 de Planejamento e Gestão Estratégicos 2015 – II
GABARITO
Questão 1: (Vale 0,5 cada totalizando 2 pontos) 
Ansoff (1990) menciona a estratégia de posicionamento, que possibilita à empresa a busca de crescimento e rentabilidade, visualizando suas diferentes áreas de negócio e identificando as mais rentáveis para operar no futuro. A estratégia de posicionamento possui quatro componentes, assim correlacione: 
	(1) 
	Vetor de crescimento geográfico
	( 4 )
	Alcançada pela diversificação do alcance geográfico da empresa, pelas tecnologias e necessidades atendidas.
	(2)
	Vantagem competitiva
	( 2 )
	Propriedades específicas e combinações individuais de produtos e mercados dando à empresa uma forte posição concorrencial, podendo ser bem-sucedida em todas as atividades, por meio de produtos desenvolvidos com alta tecnologia.
	(3)
	Sinergias
	( 3 )
	Significam capacidade da empresa de tirar proveito de sua entrada numa nova área de produto e mercado, por meio das atividades realizadas pelas suas áreas de negócio, refere-se às características do ajustamento entre a empresa e seus produtos.
	(4)
	Flexibilidade estratégica
	( 1 )
	Indica a direção em que a empresa está indo em relação à sua postura corrente em termos de produtos e mercados.
 
Questão 2: (Vale 0,4 cada totalizando 2 pontos) 
A ética tem como objetivo principal identificar as regras que devem governar o comportamento das pessoas e as atitudes condizentes com o ambiente que valem a pena ser buscadas. Diante marque verdadeiro (V) ou falso (F)
	( V )
	A ética baseada na virtude sugere que o comportamento moral deve surgir naturalmente em indivíduos maduros e de “bom” caráter, isto é, aqueles que, sendo adultos, mostram agir de maneira correta diante da sociedade. 
	( F )
	Em um ambiente ético mesmo com boas intenções, às vezes pessoas cometem ações antiéticas exclusivamente porque não avaliaram cuidadosamente as possíveis consequências e implicações de suas ações. Políticas corporativas podem ajudar a garantir uma tomada de decisão.
	( V )
	Códigos de ética devem ser cuidadosamente escrito e adaptado às filosofias da empresa. Esse é um sinal visível de compromisso empresarial com a ética.
	( F )
	Tomada de decisão ética é influenciada pelo ambiente de trabalho da empresa. O clima ético de uma organização refere-se aos processos pelos quais as decisões são julgadas como certas e erradas.
	( V )
	Ética nos negócios - Com tantos casos de corrupção que são divulgados pela imprensa nos diferentes segmentos administrativos é duvidoso acreditar que ainda existam líderes empresariais que se utilizem de padrões éticos para administrar seus negócios. Algumas pessoas brincam que ética nos negócios tornou-se uma contradição.
Questão 3: (Vale 2 pontos) 
A entrada de novos concorrentes em um determinado setor de mercado pode ser evitada em função de Patentes, Economia de Escala, Diferenciação de Produto e Vantagens de Custo.
Escolha duas dessas causas e explique como e porque elas evitam ou impedem a entrada de novos concorrentes.
RESPOSTA: Os novos entrantes num setor competem com as empresas estabelecidas.	Das muitas barreiras à entrada de novos competidores – condições que evitam ou impedem que novas empresas entrem no setor, destacam-se:
1º) Patentes – Quando uma patente expira é comum que, imediatamente, vários entrantes disputem uma fatia do mercado. Por exemplo, é comum que nas indústrias farmacêuticas, no momento em que se expire a patente de um medicamento qualquer, logo em seguida, apareçam novos produtos desse medicamento sob forma genérica.
2º) Economias de Escala – Ao reduzir o custo da produção, em função do volume produzido, cria-se uma economia de escala e uma forte barreira contra novos entrantes. Isto é bem observado na produção de caixas de fósforos. As empresas que já produzem têm um custo muito baixo e um volume muito grande de produção, dificultando, e muito, dessa forma, a chegada de um novo entrante.
3º) Diferenciação de Produto – A identificação com a marca e a fidelidade do cliente gera uma forte barreira, porque, além de ter que competir com o preço do produto existente, o entrante deve também absorver os custos relacionados ao nome das marcas concorrentes, além da qualidade e outros aspectos similares que levam à fidelização de um cliente. Pode-se observar um bom exemplo desta situação para as marcas de cerveja no Brasil. Dificilmente uma pessoa habituada a tomar uma cerveja x, troca seu modo de consumo por uma cerveja nova, que acabou de ingressar no mercado. 
4º) Vantagens de custo independentes da escala – Essas vantagens são aquelas que diminuem o custo de produção sem que esta tenha que ser produzida em alta escala.
Questão 4: (Vale 2 pontos)
Defina com precisão o que é planejamento.
RESPOSTA: Planejamento é o processo consciente, sistemático de tomar decisões sobre os objetivos e atividades que um indivíduo, um grupo, uma unidade de trabalho ou uma organização buscarão no futuro. O planejamento é um esforço intencional realizado por gerentes e que muitas vezes se vale do conhecimento dos próprios funcionários. 
 Questão 5: (Vale 0,4 cada totalizando 2 pontos) 
Gerenciando a mudança: As pessoas não mudam seu estilo, comportamento ou suas atitudes naturalmente ou sem esforço. É necessário motivá-las para aceitar a mudança e se envolver em novos projetos e modelos. A razão para se resistir às mudanças são variadas e de diferentes fontes. Em geral, podemos dizer que os principais fatores de resistência à mudança se devem a algumas características. Com base nisso, correlacione:
	(1)
	Inércia
	( 5 )
	Caso uma proposta não seja bem explicada haverá uma natural resistência até que todas as características, vantagens e desvantagens sejam perfeitamente esclarecidas.
	(2)
	Identificação do momento oportuno
	( 3 )
	Pessoas tendem ao reflexo de resistir a qualquer novidade principalmente se a mudança for repentina 
	(3)
	Surpresa
	( 2 )
	Pessoas acreditam que o momento não é adequado à promoção de mudanças.
	(4)
	Interesse próprio
	( 4 )
	Pessoas estão sempre mais preocupadas com seu interesse pessoal em detrimento dos interesses coletivos;
	(5)
	Mau entendimento
	( 1 )
	Pessoas não gostam de mudar seu status quo devido à insegurança e à expectativa negativa em relação ao desconhecido.

Outros materiais