Buscar

AV2 PATOLOGIA BASICA

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 663269)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quanto às lesões não letais é correto destacar que:
		
	 
	são compatíveis com a recuperação do estado de normalidade após terminada a agressão.
	
	são representadas pela necrose.
	
	não são compatíveis com a recuperação do estado de normalidade após terminada a agressão.
	
	são representadas pela apoptose.
	
	são representadas pela necrose e pela apoptose.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 663466)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Trata-se de uma pigmentação por sais de carbono. Comum sua passagem pelas vias aéreas, chegando aos alvéolos pulmonares e ao linfonodos regionais por intermédio da fagocitose do pigmento. A pigmentação em questão não gera grandes problemas, mas sua evolução pode originar disfunções pulmonares graves, principalmente em profissionais que constantemente entram em contato com a poeira de carvão. A cor varia do amarelo-escuro ao negro. O tipo de pigmentação exógena descrita é denominada de:
		
	 
	Tatuagem
	
	Saturnismo
	 
	Antracose
	
	Siderose
	
	Argiria
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 566374)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O abscesso é uma necrose causada por várias bactérias e o centro desta lesão apresenta-se preenchido por pus. Que tipo de necrose é esta?
		
	
	Coagulativa
	 
	Liquefativa
	
	Gangrenosa
	
	Caseosa
	
	Esteatonecrose
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 38405)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral são causados por redução extrema ou ausência de fluxo sanguíneo, que ocorre devido à obstrução de uma artéria. Essa obstrução pode ser decorrente da formação de um coágulo sobre uma área vascular previamente comprometida por aterosclerose. Sobre esse assunto, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	O infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral são processos patológicos que levam à necrose das células, uma vez que há falta de aporte adequado de nutrientes e oxigênio.
	
	O tecido cicatricial derivado de uma necrose isquêmica irreversível no músculo cardíaco não apresenta capacidade contrátil.
	 
	A ruptura da placa aterosclerótica ocorre devido à atividade de citocinas inflamatórias e metaloproteases liberadas pelo tecido necrótico acumulado na camada íntima do vaso arterial.
	
	Uma vez que se estabeleça redução ou ausência de fluxo sanguíneo, dependendo da magnitude e do tempo de duração do processo isquêmico, se o tecido acometido for reperfundido, algumas células podem voltar à sua condição inicial.
	 
	A redução na oferta de oxigênio e nutrientes acarretará aumento diretamente proporcional da fosforilação oxidativa pelas mitocôndrias, uma boa tentativa de produzir maior quantidade de ATP utilizado para manutenção da vida celular até que o vaso sanguíneo seja desobstruído.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 623352)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Com relação aos métodos citopatológicos e histopatológicos é correto afirmar que:
		
	
	O método histopatológico é menos invasivo e mais barato que o método citopatológico.
	
	Em casos de neoplasias o método citopatológico gera um diagnóstico conclusivo mesmo sem complementação com outros método de estudo.
	 
	Os métodos histopatológicos são invasivos e mais caros que os métodos citopatológicos e em casos de neoplasias seus resultados são melhores.
	 
	Os métodos citopatológicos são pouco invasivos e mais dispendiosos que os métodos histopatológicos porém seu resultado é conclusivo em casos de neoplasias
	
	Todas as afirmativas antriores estão erradas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 623731)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A fase aguda das doenças caracteriza-se por sinais como febre, anorexia, perda de peso, prostração e sonolência. Esses sinais ocorrem principalmente devido a liberação de mediadores químicos, como:
		
	
	prostaglandinas e substância P
	 
	Prostaglandinas e histamina
	
	histamina e bradicinina
	
	interleucinas e histamina
	 
	interleucinas e fator de necrose tumoral
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 44192)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Joana, 42 anos, deu entrada na emergência de um hospital. Queixa principal: Dor torácica abdominal. Anamnese: há três anos apresenta dor abdominal com piora nos últimos dois meses. A dor é localizada no epigástrio e hipocôndrio direito, às vezes com irradiação para o ombro direito. Relaciona-se com ingestão de alimentos, mais especialmente gordurosos e é acompanhada de náuseas e vômitos. Exame físico: ictérica e hidratada, Temperatura axilar 36,5°C. Dor discreta à palpação do hipocôndrio direito. Dosagem de bilirrubina (Bb) total: 2,5 mg/dL (normal 0,3-1,2 mg/dL) Exames complementares: ultrassonografia abdominal total revelou cálculos na vesícula biliar (litíase biliar). Joana foi submetida à colecistectomia laparoscópica e a vesícula foi enviada para o laboratório de anatomia patológica. O resultado foi colecistite crônica calculosa devido à impactação de cálculo no ducto cístico associado a cálculo biliar na âmpola de Vater. Com base no caso apresentado, qual é a principal causa da hiperbilirrubinemia e icterícia nessa situação?
		
	
	
Gabarito: Obstrução na drenagem biliar pela presença do cálculo obstruindo o colédoco (âmpola de Vater).
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 230419)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O HPV É UM VÍRUS QUE POSSUI TROPISMO PELAS CÉLULAS EPITELIAIS. AO ALCANÇAR O NÚCLEO DESTAS CÉLULAS, O HPV INIBE O MECANISMO DE APOPTOSE. DESTE MODO, A CÉLULA TORNA-SE IMORTALIZADA E PODE SE MULTIPLICAR INDETERMINADAS VEZES. NA PELE OCORRE FORMAÇÃO DE VERRUGAS E NOS ÓRGÃOS GENITAIS FORMAM-SE OS CONDILOMAS. QUAL TIPO DE ALTERAÇÃO CELULAR O HPV CAUSA À ESTAS CÉLULAS EPITELIAIS?
		
	
	DISPLASIA
	
	METAPLASIA
	 
	HIPERPLASIA
	
	HIPERTROFIA
	
	APLASIA
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 38401)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Explique por que células que sofrem adaptações do tipo hiperplasia ou displasia estão mais susceptíveis a se transformar em células tumorais ou cancerosas.
		
	
Gabarito: A hiperplasia ocorre quando as células de um tecido proliferam através de mitoses, sem alteração morfológica ou genética. Já na displasia, além da proliferação, as novas células sofrem alterações na estrutura, forma e material genético. Esses dois tipos de adaptação celular, uma vez que dependem da ativação de mecanismos que interferem nos genes de DNA, aumentam a probabilidade de algum erro durante a divisão celular, portanto, tornam as células mais susceptíveis a se proliferarem demasiadamente, o que pode resultar em tumor benigno ou câncer.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 39698)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"Formação de uma nova lesão tumoral a partir da primeira, mas sem ligação física entre as duas. É uma característica marcante das neoplasias malignas e representa um prognóstico ruim à vida dos portadores destes tumores." O texto acima se refere a qual evento:
		
	 
	Metástase
	
	Regressão tumoral
	 
	Progressão tumoral
	
	Diferenciação celular
	
	Angiogênese

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes