Buscar

Causas de hiperglicemia em diabetes tipo I (exercício resolvido)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Explique as causas da elevada hiperglicemia ocorrida nesta paciente.
O diabetes mellitus tipo I ocorre por conta da não produção de insulina pelas células beta do pâncreas, essa deficiência pode ocorrer por danos causadas a essas células, os quais podem derivar de fatores hereditários (doenças autoimunes são a causa mais comum de diabetes tipo I) a até mesmo por formas idiopáticas.
Na maioria das células a glicose é introduzida através de transportadores, de uma área de maior concentração para uma de menor, por difusão facilitada (exceção feita a célula intestinal e túbulo renal) que é possível devida as propriedades especiais de ligação da proteína transportadora de glicose (GLUT) dependente de insulina, presente na membrana celular. A velocidade de transporte da glicose é acentuadamente aumentada pela insulina, quando o pâncreas secreta grande quantidade de insulina a velocidade de transporte é aumentada em 10 a 20 vezes, em relação à velocidade observada na presença de baixa quantidade de insulina. Na ausência ou quantidade diminuta de insulina quantidade de glicose passível de se difundir para o interior da maioria das células pode ser insuficiente para o metabolismo energético.
A função da insulina consiste em realizar sinalização ao receptor GLUT, o qual é comporto é uma proteína heterotetramérica com atividade quinase, composta por duas subunidades α e duas subunidades β, que atua como uma enzima alostérica na qual a subunidade α inibe a atividade tirosina quinase da subunidade β. A ligação da insulina à subunidade α permite que a subunidade β adquira atividade quinase que resulta em alteração conformacional e autofosforilação. Os principais substratos do receptor de insulina são IRS-1 e o IRS-2, que quando fosforilados em tirosina se ligam e ativam proteínas com domínio SH2, como a PI-3-quinase (PI-3-K). A ativação do PI(3)K induz a translocação do transportador de glicose Glut4 (dependente de insulina) para a membrana e permite a passagem de glicose para o interior da célula.
O nível aumentado de glicose é causado pela deficiência de insulina, isso reduz a eficiência de absorção de glicose pelas células e resulta no incentivo à produção aumentada de glicose, o nível de glicose plasmática eleva-se de 300 a 1.200 mg/100 ml.

Outros materiais