Buscar

Trabalho Comportamento Organizacional

Prévia do material em texto

11
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
350549 – Vanessa A. dos Santos
367720 – Lucinei Guedes da Silva
377048 – Fabiola Trajano S. Andreolli
350256 – Walter Fabiano dos Santos
375007- André Morra
Desafio de Aprendizagem Comportamento Organizacional
Guaíra - Paraná
Curso de Administração
Desafio de Aprendizagem Comportamento Organizacional/Visão sistêmica/mudança
Atividade apresentada como requisito para conclusão da disciplina de Comportamento Organizacional do curso de Administração, tendo como Professora Me. Cristiane Vinholi de Brito e Professor Tutor Heitor Morel .
Guaíra - Paraná
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO	4
2. OBJETIVOS.......................................................................................................................................5
3. DESENVOLVIMENTO.....................................................................................................................6
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................................................10
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	11
 
INTRODUÇÃO 
Este trabalho tem como Temas: Comportamento Organizacional, Visão Sistêmica, Mudança, Inovação e as Organizações, o Individuo, Personalidade e Motivação, Grupos, Equipes e Liderança, Percepção, Administração e Comunicação. As pessoas podem ter coisas em comum, porém são diferentes entre si. Sendo seu comportamento imprevisível, as pessoas podem distorcer o objetivo da organização provocando conflitos ou podem agrupar seus talentos e aptidões promovendo um ótimo trabalho em equipe. Isso representa as principais características do ser humano, as diferenças individuais e o comportamento individual, importantes aspectos dentro das organizações.
De modo geral, o assunto a ser abordado no trabalho são as diferenças individuais e a personalidade do indivíduo nas organizações. Contudo, os objetivos específicos são: relatar o comportamento das pessoas nas organizações.O que vai diferencia-las dentro de uma organização é seu comportamento e suas qualidades.
OBJETIVOS 
O desafio de aprendizagem tem por objetivo ampliar os conhecimentos, estimular a co-responsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz além de promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo. Busca desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto-aprendizados e oferece diferentes ambientes que auxiliam no desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na atuação no mercado de trabalho. 
3. DESENVOLVIMENTO
1.1 – Definições do Comportamento Organizacional: 
Segundo o Livro Texto o comportamento organizacional é um campo de estudo que objetiva prever, explicar, entender e mudar o comportamento humano nas empresas focaliza os comportamentos observáveis e também as ações interiores como pensar, perceber e decidir e ainda estuda o comportamento das pessoas como indivíduos e como membros de grupos e organizações, analisa o “comportamento” das unidades sociais mais amplas (grupos e organizações). Grupos e organizações não se comportam da mesma maneira que os indivíduos. Comportamento micro organizacional: Desenvolveu-se a partir de várias subáreas da psicologia (como, por exemplo, clínica, experimental, industrial). O comportamento micro organizacional estuda o comportamento individual dentro de uma organização. Pertencem a essa área as questões sobre a habilidade individual, a motivação e a satisfação. Comportamento meso organizacional: Desenvolveu-se a partir das comunicações, da psicologia social e da sociologia inter acionista. O comportamento meso organizacional procura compreender o comportamento das pessoas que trabalham juntas em equipes e grupos. Estuda questões como liderança, socialização e dinâmica. Comportamento macro organizacional: Desenvolveu-se a partir da sociologia, economia, antropologia e ciência política. Trata de questões como a estrutura e o status social, o conflito, a negociação, a competição, a eficiência e as influências culturais e ambientais.
 1.2 - Fundamentos de comportamento organizacional: este livro fala sobre o atual mundo exigente ambiente de trabalho, ele mostra a realidade do mercado de trabalho, ele retrata os desafios, a diversidade, sua competitividade, o mundo tecnológico em que vivemos, ele procura mostrar qual é o melhor formar de elaborar e desempenhar o trabalho para os clientes, e o que satisfação os funcionários, fala também das empresas que já tem características próprias de operação progressiva, ele fala também frustração,realizações, desafio...mostra o que passa durante e após qual quer trabalho.
Elementos de comportamento organizacional: a satisfação profissional é tema desse livro, mostra a diferença entre um líder e uma equipe, mostra que uma equipe precisa de um líder eficaz que gerencia, ele retrata qual é o papel de cada pessoa do grupo, inclusive o do líder, pois é ele que ira dizer o que fazer para dar continuidade ao trabalho, percepção, atitude e diferenças individuais é características de um líder.
1.3 - Sistema aberto e fechado de Comportamento:
	Sistema Aberto
	Sistema Fechado
	1. Sistemas estáticos simples: estruturas
2. Sistema dinâmico simples: mecanismos de relógio
3. Sistema cibernético: termostato
	4. Sistema aberto auto-regulável: célula
5. Vida vegetal
6. Reino humano
7. Ser humano
8. Organização social
Fechados: não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda, sendo assim não recebem nenhuma influencia do ambiente e por outro lado não influenciam. Não recebem nenhum recurso externo e nada produzem que seja enviado para fora.
Abertos: são os sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, por meio de entradas e saídas.Os sistemas abertos trocam matéria, energia e informação regularmente com o meio ambiente. São eminentemente adaptativos, isto é,
para sobreviver devem reajustar-se constantemente as condições do meio.
– Conceito de Inovação
 A inovação é a introdução de algo novo em qualquer atividade humana.
Transformar uma idéia esquecida, em uma idéia inovadora para sua organização.
– Efeito da Inovação para a Organização 
Devido ao exigente mercado em que estamos inseridos, as empresas buscam incansavelmente maneiras de não serem engolidas pela concorrência. Em destaque a pequena empresa, que devido ao seu menor poder de compra, comparado aos concorrentes de peso, deve buscar, meio de controle não só tradicional, porém eficientes, como fluxos de caixa, demonstrativos de resultados, entre outros. Mas também efetuar um planejamento que seja possível de ser realizado em curto, médio ou longo prazo, para que aos poucos consiga se estabelecer no mercado, mesmo que não supere a concorrência como um todo, mas que faça com que seu produto tenha algum atrativo para com os potenciais consumidores. Não podemos esquecer que a participação dos clientes é fundamental no processo de inovação, pois através de um feedback, a empresa pode avaliar os métodos utilizados nos processos, e se necessário reformulá-los, na intenção de sempre buscar pela melhoria e inovação dos seus produtos.
- Teorias de Personalidades
Abraham Maslow e a teoria das necessidades humanas.
Segundo ele o homem é motivado por necessidades organizadas numa hierarquia de relativa prepotência. Sua teoria foi dividida em cinco níveis que são: necessidades de fisiologia, necessidade de segurança, necessidades sociais, necessidade do ego e necessidade de auto-realização.
Necessidades de fisiologia: O homem é um animal dotado de necessidades, assim que uma de suas necessidades é satisfeita surge outra no lugar. Esse processo não tem fim é contínuo, desde o nascimento até a morte. O homem possui várias necessidades fisiológicas: de descanso, exercício, abrigo entre outras.Necessidades de segurança: É necessidades de proteção contra o perigo, a ameaça, a privação. Entretanto a menos que a pessoa esteja numa relação de dependência em que há uma privação arbitrária ela não procura proteção. Não é preciso frisar que a necessidade de segurança tenha grande importância na empresa, pois todo empregado esta em relação de dependência. Bem como a política administrativa imprevisível podem ser um grande motivador de necessidades de segurança nas relações em todos os níveis.
Necessidades sociais: Torna-se um importante fator de motivação de seu comportamento, necessidade de participação, de associação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade e afeto. Quando as necessidades sociais do homem são assim contrariadas e também suas necessidades de segurança. Ele comporta-se de maneira a impedir que sejam atingidos os objetivos da organização. Torna-se resistente, antagônico, hostil, mas isso é conseqüência e não causa.
Necessidades do ego: Acima das necessidades sociais, aquelas que não se motivam até que as necessidades de nível inferior estejam razoavelmente satisfeitas estão outras de maior importância para a administração e para o próprio homem. É a necessidade do ego, que pertencem a duas classes.
Necessidades relacionadas com o amor próprio: autoconfiança, realização, competência, conhecimento, independência.
Necessidades relacionadas com a própria reputação: status, reconhecimentos, aprovação, respeito.
Necessidade da auto-realização: Essas são as necessidades de cada um realizar o seu próprio potencial, de estar em continuo alto desenvolvimento de ser criador no sentido mais alto do termo. Assim as necessidades de auto-realização permanecem inativas.
Frederic Herzberg e a teoria dos dois fatores
Seus estudos levaram a conclusão que os fatores que influenciam na produção de satisfação profissional eram desligados e distintos dos fatores que levaram á insatisfação profissional. Ele criou dois fatores que os chamou de motivadores e o outro de higiênicos. Porque eles criam as condições básicas e necessárias para que o indivíduo possa trabalhar.A falta de luz e ar adequado, um salário que não permite a satisfação das necessidades básicas faz o individuo se sentir insatisfeito, portanto quando ele tem tudo isso, sua higiene organizacional satisfeita, ele esta apenas no ponto de partida para que possa ser motivado.
Douglas McGregor e a motivação humana
Ele enunciou dois conjuntos de proposições a respeito do homem na organização, que dominou de teoria x e teoria y.
Teoria X: O ser humano médio é por natureza avessa ao trabalho e o evitara sempre que puder, a maioria das pessoas devem ser coagidas, controlada, dirigidas, ameaçada de punição para se conseguir esforço no sentido de realização dos objetivos da organização.
Teoria Y: As pessoas não são passivas nem resistem à necessidade organizacional, a motivação, o potencial de desenvolvimento, a capacidade de assumir responsabilidade. A administração é responsável pela organização dos elementos, as sua tarefa essencial é ordenar as condições da organização para que o individuo possa atingir suas próprias metas para os objetivos organizacionais. 
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
 Embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja sistemático e rigoroso, é preciso ressaltar que as pessoas são diferentes e a abordagem de Comportamento Organizacional leva em conta uma estrutura contingencial considerando variáveis situacionais para entender as relações de causa e efeito. Assim, caso por caso, são examinadas as variáveis relacionadas com o ambiente, tecnologia, personalidade e cultura. O desenvolvimento dos indivíduos e das organizações estão ligados, assim, o comportamento organizacional é um dos meios  da competitividade de qualquer organização. 
           
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
Programa do Livro-Texto de Comportamento Organizacional, Autor: 
Disponível em:
http://www.facape.br/ruth/adm-comport_organ/CO_-_Texto_1_-_Comportamento_Organizacional.pdf. Em 09/04/09.
http://books.google.com.br/books?id=Tn4rFOYPUf8C&pg=PA64&dq=livro+comportamento+organizacional&lr=&source=gbs_selected_pages&cad=3#v=onepage&q=livro%20comportamento%20organizacional&f=false
http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=Qq9fzUeK8yQC&oi=fnd&pg=PA25&dq=livro+comportamento+organizacional&ots=R2A3JF3Q_d&sig=jmkyEXutv6bx6baMIJE5yDexBwI#v=onepage&q=livro%20comportamento%20organizacional&f=false

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes