Buscar

Caso concreto 13

Prévia do material em texto

ALUNA: Sirlei Terezinha S. da Silva – MATRÍCUlA: 201501164694
DIREITO CIVIL I - CCJ0006 Título - SEMANA 13
Caso concreto 
 Francisco casou com Olívia em 16/202/1957, tendo quatro filhos. O casal recebeu em doação dos pais de Francisco, Gustavo e Elisabeth, um imóvel com área de 242.000,00m². Francisco então, já viúvo, doou, onerosamente, uma área de terras para Oscar e Larissa, com a condição de que os donatários cuidassem do doador, prestando-lhe toda a assistência necessária até sua morte, já que Francisco era portador de Alzheimer. A doação foi escriturada com cláusula de usufruto vitalício. Em agosto de 2009, os Oscar e Larissa manifestaram interesse em adquirir o restante do imóvel de Francisco, o que expuseram na presença dos filhos deste, todos concordando em um primeiro momento. Ocorre que posteriormente tomaram conhecimento de que o imóvel havia sido vendido para Antonio, amigo de um dos filhos de Francisco, na data de 04/6/2009, pouco mais de um ano antes do óbito de Francisco, e pelo preço declarado de R$ 206.400,00, dinheiro nunca visto, sem notícia qualquer de depósito bancário ou aplicação. Ao saber da situação, Clara, também filha de Francisco, procurou um advogado para saber como poderia desfazer a suposta venda a Antonio e, assim, honrar o compromisso com Oscar e Larissa.
Considerando os fatos narrados acima e a parte geral do Código Civil, responda se Clara pode desconstituir a venda do imóvel a Antonio.
 há simulação, o negócio jurídico simulado é nulo.
Questão de múltipla escolha 01
(Procurador do Trabalho/2015) Quanto ao negócio jurídico, é CORRETO afirmar que:
a) Será nulo quando a manifestação de vontade emanar de erro essencial sobre o pacto que poderia ser percebido por pessoa de diligência normal.
b) Será nulo quando celebrado por pessoa capaz, possuir motivo determinante ilícito relativo a uma das partes.
c) Se for nulo, não é suscetível de confirmação, nem convalesce pelo decurso do tempo.
d) Será nulo quando decorrente de coação, estado de perigo, lesão ou fraude contra credores.
Questão de múltipla 02
Sobre a invalidade dos negócios jurídicos, considere: 
I. Os negócios simulados são nulos e aqueles praticados mediante erro de direito são anuláveis. 
II. Os negócios praticados em fraude contra credores e os contratos celebrados em estado de perigo são anuláveis. 
III. São nulos os negócios celebrados pelos pródigos e anuláveis os celebrados por menor entre dezesseis e dezoito anos. 
IV. A pretensão para se declarar a nulidade dos negócios jurídicos firmados por pessoa absolutamente incapaz, bem como dos que tiverem objeto ilícito, prescreve em dez anos. 
V. Os negócios jurídicos anuláveis sujeitam-se a prazos decadenciais e os negócios nulos se sujeitam a prazos prescricionais. 
 Está correto o que se afirma APENAS em:
a)         I e II.
b)         I e III.
c)         I e V.
d)         II e IV.
e)         III e V.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes