Buscar

medicina personalizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO 2: Com relação a farmacocinética e a farmacodinâmica dos medicamentos disponíveis para uso popular, principalmente quanto ao grande comércio de formulas especializadas, observa-se com cada vez mais relevância as variações entre os indivíduos que geneticamente impactam sobre a eficácia do tratamento farmacológico. Um dos principais parâmetros hoje analisados e que visam uma medicina personalizada mais focal e direcionada está o de Biotransformação dos fármacos. 
Com relação as variações genéticas entre indivíduos, a Figura A representa uma mudança possível do parâmetro de tratamento na medicina personalizada semelhante a Figura B. Qual seria essa mudança? 
A Figura B, apresenta o gráfico Concentração vs Tempo para diferentes indivíduos quanto a única dose de um medicamento por via oral, de acordo com suas variações genéticas. Diante da observação dos gráficos, responda:
b1. O que são metabolizadores lentos, rápidos e intermediários? Correlacione tais classificações com o tempo de meia vida dos fármacos esperado.
b2. Qual o parâmetro farmacocinético identificado no gráfico que mostra a diferença entre os indivíduos?
A utilização de um farmaco geneticamente específico para cada individuo, atingindo através de um metabolismo intermediário o efeito esperado. 
Farmacogenética é uma área da farmacologia clínica que estuda como diferenças genéticas entre indivíduos podem afetar as respostas as drogas. Neste sentido, polimorfismos genéticos em enzimas metabolizadoras, transportadores ou receptores contribuem para as variações nas respostas a medicamentos
b) 
	b1) METABOLIZADORES LENTO: são em geral os indivíduos com diminuição ou ausência da enzima metabolizadora, o que pode decorrer de deleção do gene ou instabilidade do RNA mensageiro, e possuem deficiência no metabolimo, RAMs (Reações Adversas a Medicamentos), toxicidade e diminuiçao da eficácia com dose padrão. Meia vida maior do fármaco.
	 METABOLIZADORES INTERMEDIÁRIOS (rápidos): são os que apresentam metabolismo normal, com a maioria da população emetaboliza fármacos com eficiência. Meia vida normal
 METABOLIZADORES RÁPIDOS (ultra-rápidos): neste fenótipo, há um aumento na produção da enzima metabolizadora associado a uma ou múltiplas duplicações do gene que codifica a enzima. A dose padrão pode ser insuficiente ou resultar em efeitos tóxicos. Meia vida menor do fármaco.
	b2) A diferença no parametro farmacocinético entre os indivíduos representados no diagrama, esta principalmente na fase de metabolização, que apresenta diferentes velocidades na metabolização e por conseqüência na meia vida plasmática. Alem de demonstrar as diferenças no intervalo terapêutico (

Outros materiais