Buscar

Av1 Ciências Contábeis Seminário Interdisciplinar III

Prévia do material em texto

1c
2a	
3d
4b
5c
1)
Os Princípios de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científicos e profissional de nosso País. Concernem, pois à Contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objetivo é o patrimônio das entidades.
Fonte:<www.cfc.org.br/sisweb/sre/docs/RES_750.doc> Acesso em 02 de março de 2016.
Diante dos princípios contábeis toda empresa deve ser conceituada por meio da Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade, sendo ela uma atividade econômica.
Uma determinada empresa comercial encontra-se em dificuldade financeira a seis meses, seus sócios decidem então aplicar recursos próprios e lançam um produto no mercado no qual vem alavancar as vendas da empresa. A empresa que encontrava-se em saldo negativo a seis meses, passa a ter saldos positivos, com isso um dos sócios incluem como despesa fixa da empresa seu curso de inglês.
Neste sentido, a entidade comercial está em desacordo com qual princípio contábil?
Alternativas:
a)
Princípio da Continuidade;
b)
Custo Histórico;
c)
Princípio da Entidade Contábil;
 Alternativa assinalada
d)
Princípio do Denominador Comum Monetário.
2)
O Princípio Contábil da Continuidade está contido na Resolução CFC nº 750/1993, em seu art. 5º.
A continuidade significa que a Contabilidade efetua a avaliação do patrimônio e o registro das suas mutações considerando que a entidade, até evidências em contrário, terá sua vida continuada ao longo do tempo, ou seja, é a hipótese básica de que a entidade cujo patrimônio está sendo contabilizado não está destinada a liquidação ou a qualquer forma de extinção, mas, sim, a continuar operando por tempo indeterminado.
Fonte:< http://www.iob.com.br/noticiadb.asp?area=contabil¬icia=76702> Acesso em 02 de março de 2016.
Ao analisar este princípio é possível afirmar que:
I-O princípio da continuidade permite o confronto entre Receitas e Despesas, usando o princípio da competência;
II-Uma empresa com evolução de larga escala, com avaliação do ativo em custo original, estará em referência ao princípio da continuidade;
III-Na hipótese de descontinuidade da atividade comercial definida, a empresa deve utilizar-se em seus documentos contábeis o princípio da continuidade.
Alternativas:
a)
Apenas as alternativas I e II estão corretas;
b)
Apenas as alternativas I e III estão corretas;
c)
Apenas as alternativas II e III estão corretas;
d)
As alternativas I, II e III estão corretas.
Alternativa assinalada
3)
A contabilidade repousa sobre um pequeno conjunto de pressupostos e princípios fundamentais os quais muitas vezes são chamados de princípios contábeis. Estar atento a esses princípios é muito importante para a prática da contabilidade e a torna muito mais compreensível.
Não é nenhum exagero dizer que os princípios contábeis permeiam quase tudo relacionado à contabilidade de uma empresa ou escritório de contabilidade, por isso a importância do profissional manter-se informado sobre esse assunto para cumprir com eficiência e qualidade os seus serviços.
Fonte: < http://www.sitecontabil.com.br/noticias/artigo.php?id=496> Acesso em 02 de março de 2016.
No mundo contábil, partimos da hipótese de que sempre teremos uma pessoa (física ou jurídica) para realizar a contabilidade que denominamos de entidade contábil. Analise as alternativas abaixo e assinale a resposta correta:
I-O princípio contábil equivalente a entidade é a continuidade;
II-Os interessados pelos relatórios contábeis, seguem as orientações para o fechamento dos relatórios os princípios da essência sobre a forma;
III-Os registros contábeis deverão ter suporte adotando o critério contábil denominador comum monetário a qualquer forma.
Alternativas:
a)
As alternativas I, II e III estão corretas;
Alternativa assinalada
b)
Apenas as alternativas I e III estão corretas;
c)
Apenas as alternativas II e III estão corretas;
d)
Apenas as alternativas I e II estão corretas.
4)
Resolução CFC nº 750/93(com alterações dadas pelaResolução CFC nº 1.282/10) dispõe sobre os Princípios de Contabilidade (PC):
"Art. 1º- Constituem PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE (PC) os enunciados por esta Resolução.
§ 1º A observância dos Princípios de Contabilidade é obrigatória no exercício da profissão e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC).
Com base na Resolução do CFC 1.282/10 avalie a situação abaixo:
A empresa Hidratar Ltda., utilizou como critério de avaliação do ativo no ano de 2015 Direitos, Títulos de Créditos, ao reavaliar seus ativos no ano de 2016 usou como critério de avaliação Títulos de Créditos, esta mudança não foi justificada nas demonstrações contábeis da empresa.
Diante esta situação a empresa está em desacordo com o (a):
Alternativas:
a)
Princípio do Denominador Comum Monetário;
Alternativa assinalada
b)
Convenção Consistência ou Uniformidade;
c)
Convenção da Objetividade;
d)
Confrontação da Receita e Despesa.
5)
A receita é a principal fonte de movimentação em uma empresa, ou seja ela é considerada portanto passível de registro pela contabilidade a partir do momento em que as mercadorias ou serviços prestados pela entidade são transferíveis a pessoa física ou jurídica.
Em observância ao Princípios Fundamentais de Contabilidade determinado pelo CFC – Conselho Federal de Contabilidade, obriga aos profissionais de contabilidade a constituir condição de legitimidade das Normas Brasileira de Contabilidade.
Dentre as Normas Contábeis existente, a Norma que determina o registro contábil das receitas e despesas no período pertencente de modo que elas se correlacionem e está contido no Princípio Fundamental de Contabilidade é:
Alternativas:
a)
Denominador Comum Monetário;
b)
Tempestividade;
c)
Competência;
 Alternativa assinalada
d)
Consistência ou Uniformidade

Continue navegando