Buscar

Estudo Dirigido Pelve e Períneo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido: Pelve e Períneo
Orientações:
- Trabalho individual
- Manuscrito
- Capa (digitada)
- Data de entrega: primeiro dia de aula do módulo de membro superior (não será aceito trabalho entregue após o estipulado).
Defina e diferencie: pelve maior, pelve menor, cavidade pélvica e períneo.
Pelve maior e Pelve menor: A pelve óssea é dividida em pelves maior e menor por um plano oblíquo que passa através do promontório sacral posteriormente, e pelas linhas terminais nas outras partes. A abertura superior da pelve separa a pelve maior da pelve menor.
 A pelve maior é: Superior à abertura superior da pelve; o local de algumas vísceras abdominais; limitada pela parede abdominal, anteriormente, pelas fossas ilíacas, postero-lateralmente, e as vértebras L5 e S1, posteriormente. 
 
 A pelve menor é: Localizada entre a abertura superior e inferior da pelve, o local das vísceras pélvicas, limitada pelas faces pélvicas dos ossos do quadril (sacro e cóccix), limitada inferiormente pelo diafragma musculofacial da pelve.
 
Períneo: Refere-se tanto à área do tronco entre as coxas e nádegas estendendo-se do cóccix até o púbis quanto ao compartimento raso que se situa profundo a está área e inferior ao assoalho pélvico formado pelo diafragma da pelve. Nos homens esta área inclui o pênis, escroto e ânus, e na mulher, o pudendo feminino e o ânus.
Cavidade pélvica: Espaço limitado nos lados pelos ossos da pelve. É continua com a cavidade abdominal e é angulada posteriormente a partir dela. A cavidade pélvica contém a bexiga urinária, partes terminais dos ureteres, órgãos genitais pélvicos, reto, vasos sanguíneos, linfáticos e nervos. O limite superior da cavidade pélvica é a abertura superior da pelve. A pelve é limitada inferiormente pela abertura inferior da pelve, que é fechada pelo diafragma musculofacial da pelve e limitada posteriormente pelo cóccix e anteriormente pela sínfise púbica. 
Cite as quatro articulações que constituem a pelve, e informe em cada uma quais ossos estão se articulando.
Articulação lombossacral – L5 se articula com o Sacro 
Articulação sacroilíaca – Sacro articula-se com o Ílio 
Articulação Sacrococcígea - Sacro articula-se com o cóccix 
Sínfise Púbica – Articulação entre os Púbis 
Determine a localização dos ligamentos: sacroespinhal e sacrotuberal.
Sacrotuberal – Localizado na parte inferior e posterior da pelve. Se liga ao Sacro e ao Túber Isquiático.
Sacroespinhal – Parte inferior e posterior da pelve. Liga-se ao Sacro e à Espinha isquiática.
Determine origem, inserção e ação dos seguintes músculos: psoas maior, piriforme, obturador interno, levantador do ânus (iliococcígeo, pubococcígeo e puborretal) e coccígeo.
	
	Origem
	Inserção
	Ação
	Piriforme
	Faces pélvicas dos segmentos sacrais 2° e 4°; Margem superior da incisura isquiática maior e ligamento sacrotuberal.
	Trocante maior do fêmur
	Gira a coxa lateralmente; abduz a coxa; ajuda a manter a cabeça do fêmur no acetábulo
	Obturador interno
	Faces pélvicas do ílio e ísquio; membrana obturatória
	Trocante maior do fêmur
	Gira a coxa lateralmente e ajuda a manter a cabeça do fêmur no acetábulo
	Levantador do ânus
	Corpo do púbis; arco tendíneo da fáscia obturatória e espinha isquiática
	Corpo do períneo; cóccix; corpo anococcígeno; paredes da próstata ou vagina, reto e canal anal
	Ajuda a suportar as vísceras pélvicas e resiste ao aumento da pressão intra-abdominal 
	Coccígeno
	Espinha isquiática
	Extremidade inferior do sacro
	Forma pequena parte do diafragma da pelve que suporta as vísceras pélvicas, flete o coccíx
	Psoas maior
	Corpos vertebrais de T12 a L5 e processos transversos de L1 a L5
	No Trocante menor do fêmur
	Flexão e rotação lateral da coxa
Cite as principais estruturas que saem pelo forame isquiático maior e as que saem pelo forame isquiático menor.
Determine origem, inserção e ação dos músculos: bulboesponjoso, isquiocavernoso, esfíncter externo do ânus, transverso superficial.
Bulboesponjoso - O m. bulboesponjoso origina-se em parte do centro tendíneo do períneo, mas a maioria das suas fibras origina-se da rafe mediana do contorno inferior do bulbo do pênis e, a partir daí, envolve todo o bulbo do pênis. Sua contração expulsa as últimas gotas da urina ou sêmen da uretra.O m. bulboesponjoso no sexo feminino difere do homólogo masculino por estar bastante separado do músculo contralateral em razão da presença da parte inferior da vagina. Origina-se no centro tendíneo do períneo e circunda a parte mais inferior da vagina, cobrindo no seu trajeto o bulbo do vestíbulo. Agindo em conjunto constritam fracamente a vagina.
Isquiocavernoso – Origina-se na tuberosidade isquiática e ramo do ísquio e se insere na túnica túnica albugínea dos corpos cavernosos. Tem como funções fixar os ramos do pênis (ou do clitóris). Auxiliar a ejaculação (sexo masculino) e a ereção do clitóris (sexo feminino).
Esfincter externo do ânus
Transverso superficial - se origina na face interna do ísquio e insere no centro tendíneo. Ele estabiliza o centro tendíneo do períneo
Defina peritônio, explicando o que é mesentério e escavações.
Peritônio é uma membrana serosa, a maior do corpo, transparente e que recobre tanto a parede abdominal quanto as vísceras. Possui duas camadas: parietal e visceral. A parietal recobre as paredes abdominais e a superfície inferior do diafragma, enquanto a visceral recobre boa parte das vísceras, formando uma cobertura completa para algumas delas (estômago, baço, etc.) e incompleta para outras (bexiga, reto, etc.). Assim, as vísceras podem ser classificadas como peritonizadas (por ambas lâminas), extraperitoneais (fora do parietal) ou intraperitoneais (dentro do parietal). 2 Estas duas camadas são responsáveis por formar a cavidade peritoneal, espaço virtual entermeado por líquido peritoneal.
O mesentério é um ligamento em forma de leque que dá suporte ao jejuno e ao íleo. Faz parte do peritôneo, sendo formado por tecido conjuntivo denso extraperitoneal, vasos sanguíneos, nervos, vasos e gânglios linfáticos.
Escavações – Reflexões do peritônio geram compartimentos onde se acumulam e se deslocam os líquidos peritoniais. 
Cite as artérias que saem da artéria ilíaca interna (ramo anterior e posterior), determinando quais estruturas cada artérias vai irrigar.
Explique o retorno venoso do plexo retal.
Cite o nome dos nervos do plexo lombossacro, indicando o nível de saída de cada nervo e qual área vão suprir.
Explique a formação do plexo hipogástrico.
Diferencie a ação dos nervos somáticos e dos viscerais.
Determine a localização anatômica: bexiga (em ambos os sexos), útero, glândula seminal, próstata e ducto deferente.
Cite as partes anatômicas da bexiga.
15- cite as divisões anatômicas da tuba uterina. A tuba é subdividida em quatro partes: uterina (na parede do útero), istmo, ampola, infundíbulo e fímbrias. 16- Explique as artérias e veias que irão suprir o útero, tubas uterinas e ovário. Tuba uterina: A irrigação das tubas ocorre por meio de ramos das artérias ováricas e uterinas. As primeiras originam da parte abdominal da orta e descem na parede posterior do abdome, uma vez na margem pélvica, cruzam os vasos ilíacos externos e entram nos ligamentos suspensores, aproximando das faces laterais das tubas. Os ramos das artérias uterinas , que são ramos das artérias ilíacas internas, seguem pelas faces laterais do útero e se aproximam medialmente as tubas. A drenagem venosa é feita pelas veias tubáricas, que conduzem para as veias ováricas e para o plexo venoso uterino. Ovário : A irrigação é realizada pelas artérias ovarianas, ramos diretos da artéria aorta, e por ramos ovarianos da artéria uterina. A veia ovariana direita drena para a veia cava inferior, enquanto a veia ovariana esquerda drena para a veia renal esquerda. Útero: A irrigação do útero se faz bilateralmente pelas artérias uterinas, ramos anteriores da artéria ilíaca interna (artéria hipográstrica).Estas se dirigem superiormente ao útero, tortuosamente, através da margem lateral, originando ramos anteriores e posteriores. Na altura do istmo, dão origem ao ramo cervical. Terminam com o ramo tubário e o ramo ovariano (anastomose com artéria ovariana). As artérias uterinas apresentam como ramificações iniciais as artérias arqueadas, localizadas na superfície uterina, que, por sua vez, originam as artérias radiais, que penetram no útero. 17- cite as divisões anatômicas do útero Anatomicamente o útero se divide em quatro partes distintas: Fundo, corpo, istmo e cérvix. 18- Explique a importância e as origens dos ligamentos: largo do útero, redondo do útero e suspensor do ovário Ligamento redondo: O ligamento redondo do útero origina nos cornos uterinos, no paramétrios. O ligamento redondo sai da pelve através do anel inguinal profundo, passa através do canal inguinal e segue até os grandes lábios, onde suas fibras se espalham e se misturam com o monte púbico. A função do ligamento redondo é manter a anteversão do útero durante a gravidez. Normalmente, o ligamento cardinal é o que suporta o ângulo uterino. Quando o útero cresce durante a gravidez, os ligamentos redondos pode esticar causando dor. Ligamento largo do útero: O ligamento largo do útero é a grande dobra de peritônio que liga os lados do útero para as paredes eo chão da pelve. O ligamento largo pode ser dividido em três componentes: Mesométrio - o mesentério do útero, o ligamento largo maior parte Mesossalpinge - mesentério da trompa de Falópio Mesovário - mesentério dos ovários. O ligamento largo serve como mesentério do útero, ovários e trompas de falópio. Ela ajuda a manter o útero na posição, mas não é um fator importante que contribui. Ligamento suspensor do ovário: não achei 19- Cite em seqüência o percurso feito pelos espermatozóides desde os testículos até sua saída pela ejaculação. Os espermatozóides são produzidos nos testículos, e armazenados no epidídimo. Do epidídimo parte o canal deferente que transporta os espermatozóides até à vesícula seminal, um armazém de espermatozóides maduros que produz um líquido viscoso que nutre e protege os espermatozóides. O percurso do canal deferente termina na porção da uretra que atravessa a próstata, uma glândula que também produz secreções. O trajeto final do sémen é feito ao longo da uretra. Quando há uma excitação os espermatozóides são expulsos pelo pénis, juntamente com as substâncias produzidas pelas glândulas anexas (vesícula seminal e próstata) formando um líquido chamado sémen, num processo a que se dá o nome de ejaculação 20 - Cite a divisão anatômica da uretra masculina. A uretra masculina é subdividida em : Uretra intramural ( parte localizada na parede da bexiga, envolta pelo m.esfincter intrínseco da bexiga), Uretra prostática (parte que atravessa a próstata), Uretra membranácea ( parte que atravessa o diafragma urogenital e onde se localizam as glândulas bulbouretrais e m. esfincter da uretra) e Uretra esponjosa ( parte que atravessa o corpo esponjoso do pênis, terminando na fossa navicular e óstio externo da uretra) 21- Cite as artérias veias e nervos que vão para o pênis e escroto/testículos.

Outros materiais