Buscar

PROVA PRATICA SEMIO - by alunos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROVA PRATICA SEMIO – 2º bimestre
Felipe Gomes
A minha prova tinha o paciente com b4 e choque valvar, hiperfonese das bulhas, além de presença de pulsação na fúrcula esternal e na região epigástrica... Ictus normal e tal. Me perguntaram sobre essa pulsação na fúrcula (quais seriam as causas e se era só patológico), sobre como evidenciei o VD dilatado/hipertrofiado (palpação da epigástrica e mão em garra e espalmada na região paraesternal esquerda), o que poderia causar esse VD aumentado, o que seria o choque valvar e o qual poderia ser uma causa no caso dele e em geral... Perguntaram também sobre a hiperfonese das bulhas.. É o que lembro mais ou menos..
Manoel Phelipe
Pessoal a minha prova pratica foi tranquila é só ter calma e tals...tenho certeza que quem fazer quinta vai ir muito bem!!!
entao meu paciente só tinha uma pulsaçao na regiao epigastrica e choque valvar...e de perguntas foi sobre duplo impulso apical e onda pré sistolica e b4...boa prova para o povo de quinta
Felipe Gomes tinha b4 também hein
Felipe Gomes só Breno disse que não, mas tava bem audível... Esses dias vou dar um pulo lá, se quiser eu te mostro :D
João Pedro Queiroz Dacroce Perguntou o que sobre duplo impulso Manoel? E você respondeu o que?
Manoel Phelipe o que dava eu respondi infarto
Rayna Ferrer Gonçalves
Na minha prova, o paciente tinha click metalico mais audivel na mitral, perguntas:
*o que eu achava que o paciente poderia ter
*onde encontro click de ejeçao
*o que é prolapso mitral e como é o click e posiçao no ciclo cardiaco
*que manobras eu faço para evidenciar sopro diastolico em mitral
*o que eu ausculto na IC
Se eu lembrar de mais perguntas escrevoo aqui! Boa sorte gente, tentem nao ficarem nervosos por mais dificil que seja
eu falei que auscultava na Insuficiencia cardiaca: hiperfonese de B2,B3,B4
e o do sopro d e o do sopro diastolico fui falando, que eu auscultava com campanula, pq era de baixa frequencia, em decubito lateral esquerdo...
Leticia Leitzke
na minha prova perguntaram:
se estenose mitral irradia pra algum lugar
no caso de hipertensão arterial sistemica qnd o VE está hipertrofiado ocorre o ritmo de galope. ql seria esse terceiro som 
oq é b4
e no caso da hipertensão arterial sistemica se poderia ter b3
como diferenciar os sopros q ocorrem em gallavardin
que eu me lembro foi isso... boa prova para os próximos grupos!!
Ana Carolina Maiolini
Na prova me perguntaram oq poderia causar uma
* oq poderia causar uma pulsaçao de furcula aumentada (aneurisma de aorta, estados hipercineticos)
*oq é choque valvar (bulhas palpaveis)
*oq poderia causar choque valvar (aumento de M1:estonose mitral ,aumento de P2:hipertensao arterial pulmonar...)
*oq é onda A do pulso venoso (onda de contracao atrial...)
*em que situaçao a onda A poderia ser ausente( em uma arritma no caso a fibrilaçao atrial)
*oq é pulso bisferiens e em que patologia é encontrado(pulso com dupla onda, encontrado em dupla lesao aortica)
*como diferenciar pulso bisferiens de pulso dicrótico(quando vc aperta a dupla pulsao do bisferiens fica mais nitida enquanto a dupla onda do dicrotica somo)
*oq é pulso parvus tardus(pulso causa por estenose aortica...)
me lembro dessas perguntas se lembrar de mais alguma eu posto aqui, achei que as perguntas foram bem mais tranquilas em relaçao ao bimestre anterior, parecia que eu tinha feito a prova em 10 minutos, muito rapidao mesmo,o paciente tinha click de abertura da valva mitral, fiquei bastante em duvida pois nao sabia se era mitral ou tricuspide,mas quando auscultei ele em decubito lateral E o click ficou bem mais audivel,nao esqueçam de sentar o paciente pra auscultar melhor os focos de base e virar a campanula para auscultar apice,boa prova a todos!  a perguntaram tb sobre carry coombs.
Rui Carlos Silva Júnior
Bom dia!!
Galera, na minha prática ontem foi um paciente da enfermaria 307, o sr Eudécio. Ele não tem nenhum sopro, nem frêmito, nem b3 e nem b4, pelo menos eu não auscultei. Mas ele tem um estalido de abertura de valva mitral, super fácil de auscultar, da pra ouvir até sem esteto, pq ele tem valva metálica.
Enfim, fiz meu exame, relatei. E começaram as perguntas. Me perguntaram se chegasse um paciente pra mim com ins aórtica crônica, quais seriam as alterações que eu esperaria encontrar em relação à inspeção e palpação deste paciente. Quais os sopros diastólico que eu ouço no ictus e o que eu faço pra diferenciá-los (austin flint).
O que é uma pressão divergente (pq eu falei q ela é uma característica da ins aórtica). 
Se o paciente tiver uma DPOC, qual bulha estaria desdobrada.
Acho que foi isso... se eu lembrar mais eu vou falando... ps é ins aórtica grave!
Paula Reis
Minha pratica foi com um paciente de orto chamado Raimundo, ele tinha acabado de operar. O exame dele estava normal, sem alterações no tórax, pulsação da fúrcula e epigastrica visíveis, ictus não visível e palpável, e vd palpável. Bulhas normofoneticas, ritmo regular em 2 tempos, sem sopros, frêmitos, cliques e estalidos. Me perguntaram de sopro sistolico no foco aortico, (estenose aortica) e manobras que aumentariam esse sopro, e se eu achava normal o vd ser palpável, e pediram o q q deixava vd palpável além de defeitos anatômicos.
Boa sorte pra quem vai fazer a prova. Eu expliquei que manobras que aumentam a resistência periférica tendem a aumentar os sopros do lado esquerdo, porém hand grip era uma exceção neste caso, ai falei que poderia ser acocoramento
William Kazy Som
nao lembro muito coisa da minha prova de semio... devido ao stress...
mas me perguntaram a importancia de auscultar um paciente sentado
e quais os principais achados no exame de precordio de um paciente q acaba de sofrer uma embolia pulmonar grave
Suellen Beraldo
Galeraa.. na minha prática peguei um paciente idoso e tinha 6min pra fazer o exame do precórdio. Só tinha o meu prof (Carlos José) e a Giovana na bancada.
Inspeção: fiquei em dúvida qnt ao tórax, parece q era meio abaulado (na forma mesmo, não q tinha abaulamento), mas falei que era atípico, enfim.. tórax atípico, sem abaulamentos, sem retrações, sem cicatrizes, pulsação epigástrica e do ictus visíveis, pulsação da fúrcula ñ visível.
Palpação:
-Palpei todos os focos, nenhum tinha choque valvar, esqueci de palpar e relatar frêmitos, VD palpável (nas 3 técnicas: mão em garra, mão em punho cerrado e região hipotenar).
-Ictus: 5º EICE (esqueci disso tbm :/), LHCE, 2 polpas digitais, ñ deu de ver mobilidade pq o paciente ñ podia virar em DLE, amplitude aumentada, forma: sustentado (pq ele tava ocupando mais de 1 1/2 polpa digital e tava com amplitude aumentada)
PS: demorei 4 min nesses dois itens, tentem n ficar mto tempo olhando a toa o tórax pq se precisar fazer alguma manobra ou msm pra ter mais tempo na ausculta vai dar tempo..
Ausculta:
Bulhas normofonéticas, ritmo regular em 3 tempos (B4), sem desdobramentos, sem sopros, cliques e estalidos nem outros ruídos.
No nervosismo esqueci de palpar a carótida junto pra ter ctz se era B4 e tb esqueci de relatar que o paciente ñ tinha sopro.. mas o prof n falou nada, principalmente da B4, que acho que se fosse mto absurdo falar q era B4 ele teria falado algo, enxer de peruntas..
Perguntas:
O Carlos José pediu pra eu dizer o que achei do exame, com os achados. Ai eu flei da B4, que podia ser fisiológica pq ele era idoso e tal, mas só dps de excluir as patologias possíveis, aí perguntaram como que acontecia esse fisiológico e o patológico, ai eu disse q podia ser de alguma insuficiência, e eu disse IM, só que na hora de explicar eu me enrolei, n lembrava direito, ai eu flei da EA q eu tinha ctz.. O Carlos José perguntou o que era clique, e perguntou sobre o ictus do paciente.
Acho que é só isso..
Então pessoal, eu n achei difícil, poderia ter ido mtoooo melhor, pq eu esqueci mtas coisinhas que são importantes, deu branco mesmo, 1 min antes da prova eu tava la flando td q tinha q relatar e na hora sumiu.. nem sei como eles vão avaliar isso, mas enfim.. concentrem-se, fiquemrelembrando quais são as coisas que tem q relatar (localização, extensão..) além de ficar vendo só as patologias em si..
Boa sorte pra todos que ainda vão fazer! Beijinhoss
João Pedro Queiroz Dacroce A giovanna não perguntou nada?
Suellen Beraldo Ela que perguntou qual insuficiência estava relacionada com B4 e como era B4 fisiológica..
João Pedro Queiroz Dacroce ah sim, só mais uma coisa.Nesses 2 minutos restantes você conseguiu auscultar o paciente nas 3 posições?
Suellen Beraldo Então, no caso n dava pra virar, sentar o paciente nem nada.. mas se desse duvido q ia dar tempo.. por isso flei p n demorar mto, pq senao n da tempo mesmo.. só olha se tem algo pulsando, se tiver duvida na hora da ausculta fica olhando, sei la..

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes