Buscar

a pele que habito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
Academica: Fernanda Caroline De Carvalho Santos
A PELE QUE HABITO 
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
Academica: Fernanda Caroline De Carvalho Santos
A PELE QUE HABITO 
O filme espanhol A Pele que habito, é um drama dirigido por Pedro Almodóvar e abrange a história de Robert (Antonio Banderas), cirurgião e cientista obsecado pelo estudo e experimentos com a pele humana. Através da transgênese realizada com a pele de porco e a pele humana, Robert obtem sucesso na criação de uma epiderme mais resistente que a normal, porém esse processo é proibido mediante a profissão, que leva Robert esconder essa prática.
Seu experimento mais recente, mantido em cativeiro, é Vera (Elena Anaya), uma mulher aparentemente normal, mas em seu quarto trancado, ela pratica yoga e foca em sua força interior e assim, emite a imagem de uma pessoa controlada, porém triste enigmática, causando curiosidade ao expectador.
Com o passar do tempo, Robert usa Vera para fazer seus experimentos, mais à medida que seu contato com ela aumenta, cria-se uma atração aparentemente entre ambos, mas Vera aproveita a aproximação com Robert, para obter mais liberdade e tentar viver uma vida normal. Com a convivência, as vias de fato mostram a verdadeira identidade de Vera, o que muda completamente a visão de grande parte dos expectadores sobre o filme.
Como o filme não apresenta ordem cronológica, as lembranças de Vera mostram o enredo de sua vida, causando uma ocorrência impactante: o surgimento de seu real genótipo.
Robert vivia o luto de sua esposa Gal e sua filha Norma. Gal cometeu suicídio após um acidente de carro com seu amante, Zeca, irmão de Robert, mas ambos desconheciam o parentesco devido a mãe deles, que mais tarde se tornaria governanta na casa de Robert, nunca ter lhes contado. Zeca fugiu do local do acidente, deixando Gal a morrer carbonizada. Porém, Gal obteve graves queimaduras, mais não chegou ao óbito. Robert tentou reconstituir sua pele, mas enquanto Gal ficava em um quarto sem iluminação e sem espelhos, ouviu sua filha Norma cantar no jardim. Emocionada, foi vê-la cantar e viu sua imagem refletida no espelho, que causou grande terror e levou-a ao suicídio, atirando-se pela janela, na frente de Norma.
Esse ato surtiu tão grande efeito em Norma que a mesma precisou de acompanhamento psiquiátrico. Desde então, ficou afastada das pessoas, o que incomodava Robert constantemente.
Depois de muitos tratamentos e sob o efeito de remédios, Robert e a equipe médica propuseram a Norma que se socializasse, indo a um casamento de amigos da família.
Na mesma festa, Vicente, um jovem rapaz, também compareceu. Vicente era usuário de drogas e trabalhava na loja de roupas de sua mãe, junto com Cristina, lésbica, que o rapaz sempre tentava flertar, porém, sem êxito. 
Vicente conhece Norma na festa do casamento e surge atração de ambas as partes. Na ocasião e que eles saem do salão de festa e vão para um lugar mais “reservado.” Com o efeito da droga e a inocência de Norma, Vicente acredita que ela aceita ter uma relação sexual, e acaba assustando Norma, que começa a gritar, provocando uma reação agressiva em Vicente, que lhe bate no rosto. Norma desmaia e Robert a encontra a alguns minutos após o ocorrido, vendo também Vicente deixando o lugar desesperado em sua moto. Devido Norma tê-lo visto após o desentendimento com Vicente e sem entender o que realmente havia acontecido, Norma acusa Robert de tê-la estuprado.

Outros materiais