Buscar

Aula 4 poder Legislativo 2 parte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Poder Legislativo – parte 2
COMISSÕES PARLAMENTARES: Art. 58 CF
	As comissões parlamentares ou sistema de comissões são “um método de trabalho das Assembleias Legislativas, que se dividem em pequenos corpos, aos quais se enviam todos os projetos de lei para seu estudo, decidindo em definitivo a Assembleia”. Assim, comissões são “divisões internas das câmaras a que são cometidas determinadas tarefas que cabem dentro da competência do parlamento”.
O sistema de comissões, segundo José Afonso da Silva, “tem papel de relevante importância no processo legislativo”. Acrescenta, ainda, que a tendência atual “é a de ampliar o poder legislativo das comissões, transferindo-lhes quase toda a tarefa no processo de formação das leis e, em certos casos, toda a função legislativa, apenas sob o controle remoto da Câmara. Exercem, em todos os casos, papel decisivo no seio do Parlamento”.
O sistema de comissões no Brasil tem seu fundamento na Constituição Federal de 1988, que dispõe que o Congresso Nacional e suas Casas – Câmara dos Deputados e Senado Federal – terão comissões permanentes e temporárias, constituídas na forma e com as atribuições previstas no respectivo regimento ou no ato de que resultar sua criação. 
Dessa forma, existem comissões permanentes e temporárias no âmbito da Câmara e do Senado (art. 58 da CF) e, quando formadas conjuntamente por deputados e senadores, no âmbito do Congresso Nacional – as chamadas comissões mistas.
A forma, competência e atribuições dessas comissões são disciplinadas pelos respectivos regimentos internos de cada Casa – Regimento Interno da Câmara dos Deputados (RICD) e Regimento Interno do Senado Federal (RISF) – e, no caso das comissões mistas, pelo Regimento Comum do Congresso Nacional (RCCN).
A Lei Maior ainda determina que, na constituição das mesas diretoras e de cada comissão, seja assegurada, na medida do possível, a representação proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que participem da respectiva Casa. 
COMISSÕES PERMANENTES: São aquelas que subsistem através das legislaturas. 
De acordo com o RICD, as comissões permanentes são as de caráter técnico-legislativo ou especializado integrantes da estrutura institucional da Casa, co-partícipes do processo legiferante, e têm por finalidade apreciar os assuntos ou proposições submetidos ao seu exame e sobre eles deliberar, assim como exercer o acompanhamento dos planos e programas governamentais e a fiscalização orçamentária da União, no âmbito dos respectivos campos temáticos. Essa definição do RICD bem se aplica, em termos gerais, às comissões permanentes do Senado Federal. 
A Constituição Federal dispõe que cabem as comissões permanentes, em função da matéria de sua competência, as seguintes atribuições: 
a) discutir e votar projeto de lei que dispensar, na forma do respectivo regimento, a competência do plenário, salvo se houver recurso de um décimo dos membros da Casa – o chamado poder conclusivo das comissões; 
b) realizar audiências públicas com entidades da sociedade civil; 
c) convocar Ministros de Estado para prestar informações sobre assuntos inerentes a suas atribuições; 
d) receber petições, reclamações, representações ou queixas de qualquer pessoa contra atos ou omissões de autoridades ou entidades públicas; 
e) solicitar depoimento de qualquer autoridade ou cidadão; e 
f) apreciar programas de obras, planos nacionais, regionais e setoriais de desenvolvimento e sobre eles emitir parecer.
Da análise das competências inseridas na Constituição pelo legislador constituinte originário, percebe-se, além da competência de apreciar proposições, a inclusão das comissões permanentes como fórum privilegiado de interação entre o parlamento e a sociedade, que ocorre por meio de audiências públicas, bem como pelo recebimento de petições, reclamações, representações ou queixas de qualquer pessoa contra atos ou omissões de autoridades ou entidades públicas. 
Outro papel de relevante importância refere-se ao papel fiscalizatório atribuído às comissões permanentes de controle das atividades do Poder Executivo.
Há, ainda, duas comissões mistas permanentes no âmbito do Congresso Nacional: a Representação Brasileira do Parlamento do Mercosul e a Comissão Mista de Planos, Orçamento Público e Fiscalização (CMO).
COMISSÕES TEMPORÁRIAS OU ESPECIAL: são aquelas que se extinguem ao final de uma legislatura, ou antes, quando criadas para dar parecer sobre determinada matéria, tenham atingido o objetivo a que se destinam ou expirado seu prazo de funcionamento.
As comissões temporárias subdividem-se em três tipos (RICD, art. 33; RISF, art. 74): 
especiais, na Câmara, ou internas, no Senado:
 As comissões especiais da Câmara dos Deputados são constituídas para estudar e dar parecer sobre: 
proposta de emenda à Constituição; 
projeto de código; 
proposições que versem sobre matéria de competência de mais de três comissões que devam pronunciar-se quanto ao mérito; 
modificação ou reforma do Regimento Interno; 
crime de responsabilidade do Presidente da República, do Vice-Presidente da República e de Ministros de Estado; para estudo de matéria por determinação do Presidente da Casa.
Por sua vez, as comissões internas do Senado Federal são criadas para analisar e dar parecer sobre: 
projetos de código; 
alteração ou reforma do Regimento Interno; 
representação admitida em Plenário contra Senador; 
desacato ao Senado por parte de Senador; 
julgamento dos crimes de responsabilidade do Presidente da República, do Vice-Presidente da República e de Ministros de Estado.
parlamentares de inquérito: 
As comissões parlamentares de inquérito detêm por força constitucional, poderes de investigação próprios de autoridades judiciais, além de outros previstos nos regimentos das respectivas Casas, e são criadas pela Câmara e pelo Senado, em conjunto ou separadamente, por meio de requerimento de um terço de seus membros. Elas objetivam apurar fato determinado e por prazo certo, sendo suas conclusões, se for o caso, encaminhadas ao Ministério Público, para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores.
c) externas:
As comissões externas destinam-se a cumprir missão temporária autorizada que implique afastamento do parlamentar das sessões da Casa para representá-la em atos em que tenha sido convidada ou que tenha que assistir.
	As comissões externas poderão ser instituídas pelo  presidente da Câmara, de ofício ou a requerimento de qualquer deputado. Se houver ônus para a Casa, sua criação precisa de autorização do Plenário.
Comissões mistas permanentes e temporárias:
São formadas por Deputados e Senadores para apreciar, dentre outros em especial, os assuntos que devam ser examinados em sessão conjunta pelo congresso nacional. Ex.: comissão mista do orçamento, medida provisória.
Comissão representativa do Congresso Nacional:
Durante o recesso parlamentar, fora da sessão legislativa, a representatividade é do Congresso Nacional na última sessão legislativa ordinária do período legislativo.
Sessão Legislativa → Reunião anual do Congresso Nacional. Ocorrem de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro.
Legislatura: 4 anos.
Período legislativo: são 2 por ano (sessão legislativa)

Outros materiais