Buscar

ENTENDIMENTO IMPEACHMENT

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ENTENDIMENTO IMPEACHMENT
- A apresentação do pedido: Hélio Bicudo, fundador do PT, e os advogados Janaina Paschoal e Miguel Reale Jr se baseiam nas pedaladas fiscais para pedir o afastamento da presidente.
- O acolhimento do pedido: Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara, decide acolher o pedido de impeachment apresentado pelos advogados e dar início ao procedimento na Casa.
- A análise do pedido: É formada comissão especial para debater o caso com 65 deputados. A presidente Dilma Rousseff tem prazo para defesa.
- O posicionamento da comissão: A maioria dos deputados da comissão se posiciona em favor do impeachment. A decisão leva o processo para o plenário da Casa (27 – contra/ 38 – a favor)
- A votação na Câmara: 513 deputados decidem em plenário, em voto aberto, o futuro do processo. 342 deputados ou dois terços da Casa têm de votar a favor do impeachment para que o processo siga para o Senado.
- A primeira votação no Senado: o julgamento será instaurado no Senado se receber voto da maioria simples, ou seja, votos de 41 senadores.
- O afastamento da presidente: o Senado abre o processo de impeachment de Dilma. A presidente é afastada do cargo por até 180 dias. O vice-presidente, Michel Temer, assume a presidência.
- A segunda votação no Senado: Em sessão presidida por Ricardo Lewandowski, presidente do STF, os 81 senadores decidem em plenário, com voto aberto, o impeachment. Dois terços deles ou 54 senadores, tem de apoiar o impeachment.
- A decisão: Se o impeachment for rejeitado, Dilma volta ao cargo imediatamente. Se for destituída, deixa o cargo. O vice Michel Temer assume de vez.

Outros materiais