Buscar

prova objetiva qualidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Prova
Questão 1/10
Além de atender a seus clientes e fornecedores, a organização deve atender, também, aos seus funcionários, investidores e à sociedade, de maneira eficaz e eficiente, transferindo para estes os diferenciais obtidos em seu desempenho. Para cumprir o atendimento proposto, é preciso responder às seguintes perguntas: 
Quais são os princípios de qualidade fundamentais para a organização? Porque devem ser seguidos? Os princípios dão uma direção às organizações naquilo que elas têm que cuidar de maneira especial? Os princípios permitem que a organização não disperse os seus recursos, gastando-os em algo que não traz resultados efetivos à organização. 
A partir dessas questões, estabelecem-se oito princípios da gestão da qualidade. Sobre estes princípios quando falamos no “objetivo maior de qualquer organização, que de forma direta ou indireta, é o motivo da existência das organizações”, estamos nos referindo a qual principio da gestão da qualidade? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Lucro.
	
	B
	Foco no Cliente.
	
	C
	Liderança.
	
	D
	Engajamento das Pessoas.
Questão 2/10
A definição mais aceita para o desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental (WWF, 2014). Baseia-se a concepção de desenvolvimento sustentável, por três preceitos para se configurar a responsabilidade social. Identifique esses preceitos e assinale a alternativa correta.
	
	A
	Sustentabilidade Financeira, Sustentabilidade Social e Sustentabilidade Energética.
	
	B
	Sustentabilidade Gerencial, Sustentabilidade Ambiental e Sustentabilidade na Terra.
	
	C
	Sustentabilidade Econômica, Sustentabilidade Ambiental e Sustentabilidade Social.
	
	D
	Sustentabilidade Financeira, Sustentabilidade Energética e Sustentabilidade Empresarial.
Questão 3/10
Leia o parágrafo a seguir e, posteriormente, identifique sobre qual organização o mesmo se refere. 
“Em 1946, delegados de 25 países se reuniram em Londres e decidiram criar uma nova organização internacional, que teria como objeto a ‘facilitação da coordenação internacional e a unificação das normas industriais’. Esta nova organização não governamental, oficialmente, iniciou suas operações em 23 de fevereiro de 1947 e congrega, atualmente, 157 membros, ou seja, países que respeitam as normas produzidas”.
	
	A
	Normas da American Society for Testing and Materials (ASTM).
	
	B
	Organização Internacional para a Padronização (ISO).
	
	C
	Comitê Europeu de Normalização (CEN).
	
	D
	Associação Alemã de Normas Técnicas (DIN).
Questão 4/10
Gestão de Qualidade é um bom processo de gestão, em qualquer área. A inclusão do artigo na expressão gestão de qualidade transforma-a em algo específico. A Gestão da Qualidade é, na verdade, a gestão de algo bem definido, chamado qualidade. Gestão de qualidade é algo geral; é uma área técnica da organização. E as organizações, de forma geral, são estruturadas por normas. Sobre estas normas, analise as opções a seguir e assinale a alternativa correta.
	
	A
	As normas da organização podem ser externas, quando dizem respeito às normas que a organização utiliza na gestão de suas atividades, como: normas para a compra de material, escolha de fornecedores, códigos de conduto e ética.
	
	B
	As normas da organização podem ser internas, quando são geradas por organismos nacionais e internacionais e que devem ser seguidas para que os produtos tenham aceitação.
	
	C
	As normas da organização podem ser externas, quando compreendem as normas do próprio individuo, as quais orientam suas ações, independentemente das normas gerais.
	
	D
	As normas da organização podem ser internas, quando refletem as necessidades de padronização da organização para o desempenho de suas atividades.
Questão 5/10
A padronização de empresas é um grande fator que atenderá, principalmente, ao que se refere a gerenciar processos, prevenir erros e garantir a qualidade.   Estudamos, nas aulas e no material, que a organização deve atender a alguns requisitos básicos ao estabelecer o padrão, sob pena de tornar ineficaz a utilização destes.   Analise o comentário. 
“Quando possível, o padrão deve ser estabelecido em conjunto com quem executa a atividade padronizada, permitindo uma especialização em sua execução”.  
Assinale a alternativa que indica, corretamente, o requisito descrito acima.
	
	A
	Ser mensurável.
	
	B
	Ser democrático.
	
	C
	Ser de fácil compreensão.
	
	D
	Ser de fácil utilização.
Questão 6/10
Os preceitos de qualidade indicam que a organização deve atender às necessidades dos clientes para ter sucesso. As reclamações dos clientes necessitam de duas abordagens distintas: a melhoria no processo de produção ou de fornecimento do serviço e melhoria no atendimento efetivo da reclamação do cliente. Assinale a alternativa que corresponde, corretamente, a um exemplo de departamento voltado a resolver as reclamações dos clientes.
	
	A
	Serviços de Apoio a Micro e Pequena Empresa.
	
	B
	Serviços de Atendimento ao Consumidor.
	
	C
	Associação Brasileira de Normas Técnicas.
	
	D
	Associação Brasileira de Atendimento ao Consumidor.
Questão 7/10
As normas série ISO 9000 se tornaram as mais conhecidas e utilizadas no mundo, servindo de referencial e padrão de qualidade para as organizações estabelecerem o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).
Sobre a sigla NBR, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o significado da mesma.
	
	A
	Norma Brasileira.
	
	B
	Norma Aprovada ou Adotada no Brasil.
	
	C
	Norma Brasileira de Manuais.
	
	D
	Normas Técnicas Brasileiras.
Questão 8/10
O PDCA é um método de melhoria contínua que não esgota sua aplicabilidade com uma única utilização no processo, visto que implementa, na organização, uma cultura de melhoria que permeia todos os processos. O método apresenta uma sequência que, como em toda prática administrativa, começa pelo planejamento. O método está dividido, para melhor compreensão, em quatro partes:  
I.              planejar; 
II.            fazer, executar; 
III.           verificar; 
IV.          agir.  
Assinale a alternativa que indica, corretamente, qual das partes do PDCA é descrita no trecho a seguir. 
“É utilizado para se definirem os objetivos a serem alcançados na manutenção ou na melhoria dos métodos e dos processos que servirão para se atingirem as metas propostas.”
	
	A
	Verificar.
	
	B
	Planejar.
	
	C
	Agir.
	
	D
	Fazer, executar.
Questão 9/10
Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que contém as palavras que preenchem, corretamente, as lacunas.   
“A Norma NBR ISO 10002:2005 trata-se da norma que fornece orientações para ordenar o processo de ______________ sobre bens e serviços dentro da organização. As orientações incluem planejamento, projeto, operação, manutenção e melhorias no sistema de atendimento das ____________.”
	
	A
	gestão; empresas.
	
	B
	reclamações; reclamações.
	
	C
	qualidade; empresas.
	
	D
	gestão; demandas.
Questão 10/10
Documentação é uma palavra-chave na ISO 9001 e depende do tamanho da organização, do tipo de atividade, da complexidade dos processos e seus relacionamentos, e da competência do pessoal. A documentação pode estar registrada em qualquer forma ou tipo de meio de comunicação, incluindo os meios mais avançados de registro. Porém, existe um documento que é mais significativo, pois é neste que deve conter o escopo do sistema de gestão da qualidade. Qual é esse documento? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Normas ISO NBR.B
	Manual da Qualidade.
	
	C
	Normas da ABNT.
	
	D
	Relatórios.