Buscar

Aula 02 – Recrutamento de Pessoas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Práticas de RH
Aula 03 – Seleção de Pessoas
O processo de provisão de pessoas é dividido em duas fases distintas, mas complementares. Essas fases são distintas porque, se uma for bem executada, isso facilita todo o processo, fazendo com que o profissional mais adequado esteja na hora certa no local certo.
Assim, quando o recrutamento de pessoas consegue atrair os candidatos com potencial para atender às necessidades atuais e futuras da organização, o próximo processo conseguirá escolher, dentre os candidatos, o mais adequado. Isso é a seleção de pessoas.
A seleção, conforme já dito, é o processo sequencial ao recrutamento e complementa a recomposição do quadro funcional da organização. O profissional de RH tem, em suas habilidades, as técnicas adequadas para realizar esse processo com competência.
Nesta aula, falaremos sobre seleção de pessoal. Entenderemos o que é perfil profissiográfico, detalharemos as etapas e as técnicas da seleção. Daremos, também, especial atenção à entrevista de seleção.
Agora que já sabemos o que nos espera, vamos colocar “a mão na massa”, pois nossa organização espera essa recolocação para produzir mais e melhor.
Seleção de pessoal
O processo de Seleção de Pessoal segue o processo de Recrutamento de Pessoas e o complementa. Somente assim, o ciclo de colocação, no caso de aumento de quadro ou substituição de profissional, faz sentido. Um não existe sem o outro, mesmo em condições rudimentares ou com pouca técnica.
Mas o que é seleção de pessoal?
É o processo de escolha, dentre os candidatos recrutados, daqueles mais adequados aos cargos, ao setor, à chefia imediata e à empresa. Trata-se da escolha da pessoa certa para o lugar certo. Enquanto a atividade de recrutamento é positiva, convidativa, a de seleção é obstativa, de escolha, de exclusão, de opção, de classificação; portanto, trata-se de uma atividade seletiva (LUZ, 2008, p. 51).
A seleção é a escolha do(s) candidato(s) mais adequado(s) para a organização, dentre os candidatos recrutados, por meio de vários instrumentos de análise, avaliação e comparação de dados (FRANÇA, 2014, p. 34).
Perfil profissiográfico
Para a realização de uma seleção eficaz, há necessidade de se conhecer, detalhadamente, o perfil profissional e psicológico exigido para ocupar o cargo em aberto. Isso se faz com o perfil profissiográfico, em que são descritas:
As exigências;
As atividades executadas;
As habilidades gerais e específicas;
O potencial desempenho esperado pelo candidato.
Cada organização tem a forma de criar, armazenar e atualizar seus perfis, mas é muito importante que elas sempre estejam atualizadas, pois, em caso de uma contratação rápida, o que frequentemente ocorre, os dados estarão corretos.
Quanto mais detalhado esse documento, melhor se pode identificar essas qualidades no candidato, minimizando a margem de erro na escolha do mais adequado.
Etapas do processo de seleção
O processo de seleção, na verdade, tem início antes do processo de recrutamento, com a emissão da solicitação de pessoal, formulário trabalhado na aula anterior. A partir do recebimento desse documento, ambos os setores (recrutamento e seleção) iniciam seu trabalho.
De acordo com Luz (2008), as etapas são as seguintes:
Solicitação de Pessoal
Análise da ficha ou proposta de solicitação de emprego
Triagem Inicial
Aplicação de técnicas de seleção
Referências
Entrevista final (técnica)
Técnicas de seleção
Uma das fases da seleção de pessoas é a aplicação de técnicas. Elas servirão para identificar e diferenciar os perfis dos candidatos para a posterior escolha. As técnicas são variadas e podem ser utilizadas em conjunto ou isoladamente. As principais são:
Entrevista Inicial
Aplicação de Testes de Conhecimento
Testes orais
Testes escritos
Testes práticos
Prova de títulos
Testes psicológicos
Testes situacionais
Exames médicos
Documentação
Vale ressaltar que não é regra a utilização de todas as etapas e técnicas ora descritas para todos os processos seletivos. Elas são adaptadas conforme tempo, custo, cultura da organização e necessidade, conforme o cargo.
Entrevista de seleção

Outros materiais