Buscar

Aula 03 – O Processo de Ensino – Aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Formação de Instrutores
Aula 03 – O Processo de Ensino – Aprendizagem
O significado da educação
A educação pode ser considerada em dois sentidos: um lato, o outro técnico. Em sua acepção lata, a educação diz respeito a qualquer ato ou experiência que tenha um efeito formativo sobre a mente, o caráter ou a capacidade física de um indivíduo.
 
Nesse sentido, a educação nunca termina: aprendemos pela experiência ao longo de nossas vidas. E todas as espécies de experiências podem ser educativas. 
Na acepção técnica, a educação é o processo pelo qual a sociedade, por intermédio de escolas, colégios, universidades e outras instituições, deliberadamente transmite sua herança cultural – seus conhecimentos, valores e dotes acumulados – de uma geração para outra.
 
Devemos igualmente distinguir entre educação como um produto e um processo. Como um produto, a educação é o que recebemos por meio da instrução ou aprendizagem – o conhecimento, as ideais e as técnicas que nos ensinam. Como processo, a educação é o ato de educar alguém ou de nos educarmos.
Tipos de Educação
Educação moral
Educação Física
Educação Religiosa
Educação Profissional (Desenvolvimento Profissional, Formação Profissional e treinamento).
O sentido do treinamento
Uma Organização bem-sucedida e, portanto, aquela que acredita e investe na educação plena dos seres humanos componentes do seu quadro efetivo que executa as tarefas dentro dos processos.
Considera-se eficaz o processo de Treinamento e Desenvolvimento em que, tanto os treinandos quanto seus líderes ficam satisfeitos com o resultado obtido, em que os objetivos pedagógicos são atingidos e mantidos por longo tempo, e também em que conhecimentos e habilidades adquiridos são eficazmente utilizados no trabalho, melhorando, consequentemente, o desempenho do profissional, de sua unidade de trabalho e da empresa como um todo.
Aprendizagem
O processo de organização das informações e de integração do material à estrutura cognitiva é denominado aprendizagem. E esta pode ser compreendida como:
Aprendizagem Mecânica - Refere-se à aprendizagem de novas informações com pouca ou nenhuma associação com conceitos já existentes na estrutura cognitiva. O conteúdo do que está sendo aprendido não se relaciona com nada. Ocorre, apenas, o ato de “decorar” a informação.
Aprendizagem Significativa - Pelo contrário, processa-se quando um novo conteúdo (ideias ou informações) relaciona-se com conceitos relevantes, claros e disponíveis na estrutura cognitiva, sendo assim, assimilado por ela. Estes conceitos disponíveis são os pontos de ancoragem para a aprendizagem.
Aprendizagem como objeto de estudo
Usamos o termo aprender sem dificuldades, pois sabemos que se somos capazes de fazer algo que antes não fazíamos, é porque aprendemos.
 
No entanto, para a Psicologia o conceito de aprendizagem não é tão simples assim. Há diversas possibilidades de aprendizagem, ou seja, há diversos fatores que nos levam a apresentar um comportamento que anteriormente não apresentávamos, como o crescimento intelectual, as descobertas, as tentativas e os erros, o ensino etc.
São muitas as questões que têm sido levantadas pelos teóricos da aprendizagem:
Qual o limite da aprendizagem?
Quais são as condições que ajudam a produzir essa aprendizagem?
Qual a participação do aprendiz no processo?
Qual a natureza da aprendizagem?
Há ou não motivação subjacente ao processo?
Quais as condições que dificultam a aprendizagem ou produzem mudanças indesejáveis?
Por que não ocorre mais aprendizagem?
Por que os treinandos, aparentemente, não fazem bom uso de muitas coisas que aprendem durante a instrução?
Para responder a estas e a muitas outras perguntas semelhantes e possíveis, será conveniente examinar:
1• Os fatores, em situações de instrução, que influenciam e modificam os processos de aprendizagem.
2• Algumas das principais características desses processos de aprendizagem.
3• Os métodos de instrução.
4• Os efeitos do que foi aprendido.
Aprender implica em:
Adquirir uma nova forma de conduta ou modificar a atual.
Reconstruir experiências.
Modificar comportamento visando à maior eficácia.
Cognição
Inicialmente, vale a pena esclarecer o conceito de cognição: processo através do qual o mundo dos significados tem origem.
 
À medida que o indivíduo se situa no mundo, estabelece relações de significação, isto é, atribui significados à realidade em que se encontra. Esses significados não são entidades estáticas, mas pontos de partida para a atribuição de outros significados. Tem origem, então, a estrutura cognitiva (os primeiros significados), constituindo-se nos “pontos básicos de ancoragem dos quais derivam outros significados”.
A estrutura da matéria
A aprendizagem, que deve ser sempre capaz de nos levar adiante, está na dependência de como se domina a estrutura da matéria estudada, isto é, a natureza geral do fenômeno; as ideias mais gerais, elementares e essenciais da matéria. Para se garantir este “ir adiante” é necessário, ainda, o desenvolvimento de uma atitude de investigação.
A instrução deve estar voltada para a compreensão. A compreensão das relações entre os fatos e entre as ideias é a única forma de se garantir a transferência do conteúdo aprendido para novas situações.
Processo ensino-aprendizagem
A técnica de orientar a aprendizagem, formar hábitos e transmitir conhecimentos tem características bem definidas. Vejamos:
Processo Gradativo – vai do simples para o complexo, do geral para o particular. Devem ser consideradas as experiências anteriores ao treinamento.
Processo Global – envolvimento de todos os aspectos físicos, intelectuais, emocionais e conativos (características da personalidade), pois o ser humano é um todo. Inclui conhecimentos, habilidades e atitudes = CHÁ.
Processo Dinâmico – a aprendizagem se dá por meio da atividade do treinando. O aluno deve aprender fazendo.
Processo Contínuo – o ato de aprender se processa durante toda nossa vida, do nascimento até a morte.
Processo Pessoal – o ensino deve, sempre, ser centrado no aluno. Ninguém pode aprender por outro, pois a aprendizagem é intransferível.
Processo Cumulativo – a experiência atual se baseia em anteriores. O acúmulo das experiências leva à organização de novos padrões de comportamento. Quem aprende modifica seu comportamento.
Elementos facilitadores do processo ensino-aprendizagem
Proximidade do Tempo
Quanto mais tempo passar entre o momento em que recebemos a informação e o momento em que tentamos fazer uso dela, mais difícil será transformá-la em conhecimento. 
 
É importante estabelecermos a relação teoria-prática, evitando a apresentação de definições desvinculadas da realidade. Recomenda-se a utilização de algum tipo de exercício ou situação prática, para que se vivencie a aplicação dos conhecimentos construídos.
Repetição
É necessário repetir os aspectos mais importantes do conteúdo apresentado. Para isso, devem-se utilizar oportunidades que surjam ao longo do curso, adotando uma abordagem nova a cada repetição, por meio de exemplos, perguntas, situações etc.
Diversificação Sensorial
Todos os sentidos têm papel importante no processo de aprendizagem. A diversificação de abordagem aumenta interesse do treinando, evitando a monotonia.
Ausência de Fadiga
O cérebro tem suas defesas contra a fadiga. Em média, conseguimos nos concentrar, por mais interessante que seja o assunto, por 20 minutos apenas. Após esse tempo, começamos a divagar, pensar em outras coisas. Para manter o participante atento, podemos contar, por exemplo, um caso engraçado ligado ao assunto, fazer uma pergunta, estabelecer associações com fatos cotidianos, procurando manter a aula interessante, estimulante e, principalmente, participativa.

Outros materiais