Buscar

Aula 05 – O Processo de Comunicação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Formação de Instrutores
Karine Ribeiro
Aula 5
*
Objetivos
Apresentar o processo de comunicação no mundo atual.
Entender a importância do processo de comunicação para a área de T&D.
Mostrar a atuação do instrutor no ambiente da comunicação e tecnologia.
*
*
Comunicação - Definição
Para os homens, o processo de comunicação acontece no sentido de permitir amplas experiências interacionais, numa tentativa de enviar ao outro algum tipo de informação através de canais e ambientes específicos. 
*
*
Comunicação - Função
Controle;
Motivar o funcionário;
Expressão das emoções;
Informação.
*
*
Processo de comunicação
*
Fonte: O processo de comunicação. Fonte: CHIAVENATO, 2004. 
*
Comunicação - Métodos
*
*
Comunicação - Responsabilidades
Dentro do T&D, a maior responsabilidade está inserida nos Instrutores:
ambiente de ensino-aprendizagem;
e como ferramenta estratégica dentro das organizações.
*
*
Comunicação – Direções
Descendente (utilizada pelos dirigentes fornecer informações sobre as políticas e diretrizes da organização, bem como identificar problemas e realizar feedback);
Ascendente (encontrada nas pesquisas de clima, nas avaliações de treinamento);
Lateral (disseminação de informações no mesmo departamento ou setor hierárquico
*
*
Comunicação – Redes formais
*
Fonte: CHIAVENATO, 2004
*
Comunicação – Tendências
Infinidade de maneiras de se comunicar: uma conversa face a face, por rádio, telefone, teleconferência, vídeo-chamada, gestos, expressões faciais, mensagens escritas, etc.
Temos também na atualidade na modalidade de Educação à Distância o surgimento das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC.
*
*
Comunicação – TIC
São um conjunto de recursos tecnológicos interconectados, que interferem e medeiam os processos informacionais e comunicativos dos seres, proporcionando, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e a comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica e de ensino e aprendizagem.
*
*
Comunicação – Instrutores
Nas organizações estamos constantemente observando pessoas “vi­ciadas” em padrões de comportamento ultrapassados e negativos. 
Pode-se dizer que o grande desafio não é aprender, mas sim desaprender. 
Cultura: imediatista x educação efetiva 
*
*
Comunicação – Treinamento
O treinamento já não pode mais ser visto com uma visão limitada ou fragmentada da nossa realidade. 
É necessário olhar para a totalidade dos fenômenos e das contingências que exercem influencias em nossas vidas. 
A nova realidade pede uma nova terminologia e métodos de trabalho na área de T&D. 
*
*
Na era do conhecimento e surgimento das tecnologias, o treinamento como aprendizagem indivi­dual já não é mais suficiente. 
Com isso, a aprendizagem coletiva, ou seja, organizacional, tornou-se essencial para que as pessoas possam acompanhar as mudanças que acontecem em ritmo frenético. 
*
Comunicação – Treinamento
*
As organizações, no papel dos instrutores de treinamento que aprendem incentivam a criação (externaliza­ção), aquisição (internalização), dispersão (socialização) dos conhecimen­tos, bem como o seu registro (Combinação). 
*
Comunicação – Treinamento
*
A partir disto, é possível refletir e modificar os comportamentos das pessoas para que a aprendizagem não ocorra em um único ciclo (adaptativa e cumulativa), mas seja também de ciclo du­plo, incluindo a inovação neste processo 
 (ANDRADE-BORGES, 2006). 
*
Comunicação – Treinamento
*
As organizações aprendem ao praticarem a Gestão do Conhecimen­to (GC), que está firmada nas pessoas da organização e não em seus recur­sos físicos que são, facilmente, copiados e pouco flexíveis às mudanças. 
*
Comunicação – Treinamento
Formação de Instrutores
Karine Ribeiro
Atividade 5
*
*
A transformação do conhecimento tácito em explícito e vice-versa é a base para a origem do conhecimento, mas que só acontece um ambiente que permite continuamente transformação entre esses dois formatos. Nonaka & Takeuchi (1997 apud Borges-Andrade 2006). Segue abaixo o detalhamento em quatro modos:
*
Resposta
*
Socialização: conhecimento tácito é difundido nas trocas de experiências, ocorre por observação, imitação e práti­ca. O conhecimento existe aqui quando as pessoas estão uma diante da outra. 
Externalização: conversão, articulação de parte do conhecimen­to tácito em explícitos (modelos e hipóteses construídas metafórica ou analogicamente). Elaborado de forma dedutiva ou indutiva, registro dos conceitos da pessoa realizado por ela mesma - linguagem figurativa
*
*
Combinação: organização sistemática (classificação, combinação, acréscimo e categorização) dos registros do conhecimento explícito dos colaboradores para agregá-lo ao conhecimento explícito da organização. Abordado por teorias de processamento de informação. 
Internalização: incorporação de partes do conhecimento explícito da organização em conhecimento tácito dos colaboradores.
Resposta

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais