Buscar

SIMULADO PENAL I APP PROVA

Prévia do material em texto

No curso de um delito de sequestro, em que a vítima ainda se encontrava privada de sua liberdade, sobreveio nova lei penal aumentando a pena prevista no preceito secundário do tipo penal descrito no Art. 148 do CP. Nesse caso, atento (a) ao entendimento dos Tribunais Superiores acerca do tema, assinale a afirmativa correta.
A) 
Aplica-se a lei penal mais grave, ou seja, aquela cuja entrada em vigor se deu no curso do delito.
 
B) 
Aplica-se a lei penal mais benéfica, pois a lei penal não retroage, salvo em benefício do réu.
C) 
Aplica-se a lei penal mais benéfica, com base na teoria da atividade, a qual impõe ser aplicável a lei penal vigente à época da ação/omissão, ainda que outro seja o momento do resultado.
D) 
Aplica-se, eventualmente, as duas leis combinadas, caso tal conduta importe em benefício para o agente.
Considerando os princípios e normas legais relativos à aplicação da lei penal no espaço, assinale a alternativa INCORRETA:
A) 
O Código Penal brasileiro não prevê hipóteses de aplicação extraterritorial incondicionada da lei penal brasileira.
 
B) 
O Código Penal brasileiro prevê hipóteses de aplicação extraterritorial condicionada da lei penal brasileira.
C) 
A aplicação extraterritorial da lei penal de um país, quando incondicionada, pode ocasionar duplicidade de julgamento, em dois Estados soberanos, pelo mesmo crime.
 
D) 
A aplicação extraterritorial condicionada da lei penal brasileira é feita com base nos princípios da justiça penal universal ou universalidade; da nacionalidade ou personalidade ativa; da representação; ou da nacionalidade ou personalidade passiva (nesse último caso, alguns autores apontam, ao invés do princípio da nacionalidade passiva, o da defesa).
Em relação ao princípio da insignificância, assinale a afirmativa correta.
A) 
O princípio da insignificância funciona como causa de exclusão da culpabilidade. A conduta do agente, embora típica e ilícita, não é culpável.
B) 
A mínima ofensividade da conduta, a ausência de periculosidade social da ação, o reduzido grau de reprovabilidade do comportamento e a inexpressividade da lesão jurídica constituem, para o Supremo Tribunal Federal, requisitos de ordem objetiva autorizadores da aplicação do princípio da insignificância.
 
C) 
A jurisprudência predominante dos tribunais superiores é acorde em admitir a aplicação do princípio da insignificância em crimes praticados com emprego de violência ou grave ameaça à pessoa (a exemplo do roubo).
D) 
O princípio da insignificância funciona como causa de diminuição de pena.
Acerca do significado dos princípios limitadores do poder punitivo estatal, assinale a opção correta.
A) 
Segundo o princípio da ofensividade, no direito penal somente se consideram típicas as condutas que tenham certa relevância social, pois as consideradas socialmente adequadas não podem constituir delitos e, por isso, não se revestem de tipicidade.
B) 
O princípio da intervenção mínima, que estabelece a atuação do direito penal como ultima ratio, orienta e limita o poder incriminador do Estado, preconizando que a criminalização de uma conduta só se legitima se constituir meio necessário para a proteção de determinado bem jurídico.
C) 
Segundo o princípio da culpabilidade, o direito penal deve limitar-se a punir as ações mais graves praticadas contra os bens jurídicos mais importantes, ocupando-se somente de uma parte dos bens protegidos pela ordem jurídica.
D) 
De acordo com o princípio da fragmentariedade, o poder punitivo estatal não pode aplicar sanções que atinjam a dignidade da pessoa humana ou que lesionem a constituição físico-psíquica dos condenados por sentença transitada em julgado.
John, cidadão inglês, capitão de uma embarcação particular de bandeira americana, é assassinado por José, cidadão brasileiro, dentro do aludido barco, que se encontrava atracado no Porto de Santos, no Estado de São Paulo. Nesse contexto, é correto afirmar que a lei brasileira
A) 
não é aplicável, uma vez que a embarcação é americana, devendo José ser processado de acordo com a lei estadunidense.
B) 
é aplicável, uma vez que a embarcação estrangeira de propriedade privada estava atracada em território nacional.
C) 
é aplicável, uma vez que o crime, apesar de haver sido cometido em território estrangeiro, foi praticado por brasileiro.
D) 
não é aplicável, uma vez que, de acordo com a Convenção de Viena, é competência do Tribunal Penal Internacional processar e julgar os crimes praticados em embarcação estrangeira atracada em território de país diverso.
Sobre a aplicação da lei penal, considere as assertivas abaixo.
I- Considera-se praticado o crime apenas no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, ainda que outro tenha sido o lugar do resultado.
II- A pena cumprida no estrangeiro atenua a pena imposta no Brasil pelo mesmo crime, quando diversas, ou nela é computada, quando idênticas.
III- Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de Direito Internacional, ao crime cometido no território nacional.
Quais são corretas?
A) 
Apenas I
B) 
Apenas II
C) 
Apenas II e III
D) 
I, II e III
Alguns princípios constitucionais penais encontram-se previstos, de forma expressa, na Constituição, enquanto outros nela estão implícitos. Indique qual alternativa apresenta um princípio constitucional implícito na Constituição Federal brasileira:
A) 
O princípio da irretroatividade maléfica.
B) 
O princípio da humanidade.
C) 
O princípio da intervenção penal mínima.
D) 
O princípio da pessoalidade.
São leis que têm vigência previamente fixadas:
A) 
Leis temporárias e complementares;
B) 
Leis temporárias;
C) 
Leis temporárias, ordinárias e de execução;
D) 
Leis explicativas.
Sobre a norma e a lei penal, assinale a alternativa INCORRETA:
A) 
o princípio da retroatividade da lei penal consagra, sem exceções, a aplicação da lei penal posterior mais benéfica.
B) 
quanto à lei penal no tempo o Código Penal brasileiro adotou a teoria da atividade.
C) 
quanto à lei penal no espaço o Código Penal brasileiro adotou a teoria da ubiqüidade.
D) 
a retroatividade da lei penal mais benéfica não está limitada pela existência de trânsito em julgado de sentença.
São princípios que regem a aplicação da lei penal no espaço:
A) 
da territorialidade, da defesa, da justiça universal, da nacionalidade e da continuidade.
B) 
da territorialidade, da defesa, da representação, da justiça universal e da nacionalidade.
C) 
da defesa, da justiça universal, da nacionalidade, da representação e da continuidade.
D) 
da territorialidade, da defesa, da justiça universal, do espaço mínimo e da continuidade.
Acerca da aplicação da lei penal no tempo e no espaço, assinale a alternativa correta.
A) 
Se um funcionário público a serviço do Brasil na Itália praticar, naquele país, crime de corrupção passiva (art. 317 do Código Penal), ficará sujeito à lei penal brasileira em face do princípio da extraterritorialidade.
B) 
O ordenamento jurídico-penal brasileiro prevê a combinação de leis sucessivas sempre que a fusão puder beneficiar o réu.
C) 
Na ocorrência de sucessão de leis penais no tempo, não será possível a aplicação da lei penal intermediária mesmo se ela configurar a lei mais favorável.
D) 
As leis penais temporárias e excepcionais são dotadas de ultra-atividade. Por tal motivo, são aplicáveis a qualquer delito, desde que seus resultados tenham ocorrido durante sua vigência.
De acordo com o que dispõe o CP, assinale a opção correta.
A) 
Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execução e os efeitos penais e civis da sentença condenatória.
B) 
Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu o resultado, sendo irrelevante o local onde deveria produzir-se o resultado.
C) 
A lei excepcional ou temporária, embora tenha decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstânciasque a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante a sua vigência.
D) 
Considera-se praticado o crime no momento da produção do resultado.
Sobre a lei penal no espaço, assinale a alternativa INCORRETA:
A) 
como regra, são submetidos à lei brasileira os crimes cometidos dentro da área terrestre brasileira, do espaço aéreo brasileiro, e das águas fluviais e marítimas brasileiras.
B) 
consideram-se extensão do território nacional as embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza pública ou a serviço do governo brasileiro onde quer que se encontrem.
C) 
é aplicável a lei brasileira aos crimes praticados a bordo de embarcações estrangeiras de propriedade privada que se encontrem em alto-mar.
D) 
ficam sujeitos à lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro, os crimes que, por tratado ou convenção, o Brasil se obrigou a reprimir.
Acerca dos princípios que limitam e informam o Direito Penal, assinale a afirmativa correta.
A) 
O princípio da insignificância diz respeito aos comportamentos aceitos no meio social.
B) 
A conduta da mãe que autoriza determinada enfermeira da maternidade a furar a orelha de sua filha recém-nascida não configura crime de lesão corporal por conta do princípio da adequação social.
C) 
O princípio da legalidade não se aplica às medidas de segurança, que não possuem natureza de pena, tanto que somente quanto a elas se refere  o art. 1º do Código Penal.
D) 
O princípio da lesividade impõe que a responsabilidade penal seja exclusivamente subjetiva, ou seja, a conduta penalmente relevante deve ter sido praticada com consciência e vontade ou, ao menos, com a inobservância de um dever objetivo de cuidado.
Assinale a opção correta com base nos princípios de direito penal na CF.
A) 
O princípio básico que orienta a construção do direito penal é o da intranscendência da pena, resumido na fórmula nullum crimen, nulla poena, sine lege.
B) 
Segundo a CF, é proibida a retroação de leis penais, ainda que estas sejam mais favoráveis ao acusado.
C) 
Nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação de perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas até os sucessores e contra eles executadas, mesmo que ultrapassem o limite do valor do patrimônio transferido.
D) 
O princípio da humanidade veda as penas de morte, salvo em caso de guerra declarada, bem como as de caráter perpétuo, de trabalhos forçados, de banimento e as cruéis.

Outros materiais

Materiais recentes

Perguntas Recentes