Buscar

Analise do Filme Familia Dinossauros

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE CATOLICA DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIENCIAS BIOLOGICAS E SAUDE 
CURSO DE PSICOLOGIA 
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: 
ANÁLISE DO EPISÓDIO OPORTUNIDADE DE CARREIRA- FAMILIA DINOSSAUROS
NICOLE DE AMORIM BRAGA
Recife 
2014
O momento da escolha profissional costuma ser bastante ameaçador para o jovem que tem que escolher muito cedo o caminho que trilhará em busca da realização profissional e estabilidade financeira. Esse momento costuma ser perpassado por uma série de outras questoes caracteristicas da passagem entre a infância e a vida adulta, marcadas por conflitos existênciais e pela procura por uma definição da identidade. 
No decorrer da disciplina de Orientação Profissional pudemos conhecer as diferentes teorias que dão embasamento à prática do Orientador Profissional. Abordagens como a Traço-fator, Desenvolvimentista, Psicodinâmicas, Fenomenologia e Psicossocial procuram cada uma, de acordo com a sua orientaçao teorica, definir quais os fatores que devem ser analisados no exercicio da orientaçao profissional assim como os seus respectivos métodos. 
O episodio da série Familia Dinossauros intitulado Oportunidade de Carreira aborda de forma sutil e comica os entraves existentes na escolha profissional de um jovem. Podemos observar alguns fundamentos das teorias da orientaçao profissional ao longo do episodio e sobretudo a grande importancia que o apoio e a opiniao familiar desempenham na vida dos jovens. 
Neste episodio Bob, filho mais velho de Dino, vai escolher seu primeiro emprego. Na verdade, vai saber qual é o emprego que mais se adequa a ele. Para isso ele recorre ao Mago dos Empregos e o processo se dá de "fora pra dentro", como uma imposição, excluindo portanto o desejo do jovem de ser um Rock Star. 
 O episodio coloca a importância que a família dá ao momento de escolha do adolescente. Na cidade as pesssoas não precisam ficar apreensivas com a escolha da profissão, pois o “mago do trabalho” escolhe por eles. Essa é uma metáfora muito interessante sobre o que costumamos encontrar na nossa prática. A influência de fatores externos ao orientando na escolha da profissão. 
O personagem chega a expressar sua vontade de ser estrela do rock, mas a família prefere que ele fosse médico ou escolhesse outra profissão de maior aceitação no imaginário social. O que também acontece bastante na Orientação Profissional, as pessoas baseiam suas escolhas no status que tem uma profissão, ou na remuneração que ela pode proporcionar, sem se preocupar com a sua vontade de realizar aquela atividade. E é exatamente isso que acontece: o pai de Bob promete que ele terá uma experiência mágica no trabalho, diante da escolha do "mago". 
Entretanto,  Bob se depara com algo nada misterioso ou encantador e sua profissão é escolhida baseada nas profissões de seus pais. Ele questiona o momento pois o “mago do trabalho” deveria se basear em suas vontades. Essa maneira de escolha se assimila à teoria determinista Traço Fator em que Bob não tem suas aptidões ou desejos levados em consideração. Nesse sentido, o papel do orientador é medir as qualificações do sujeito e colocá-lo em uma profissão adequada com o que foi medido.Bob segue a profissão do pai porque é preparado para isso.  
Mesmo com a decepção de Bob em ser derrubador de árvores, o pai continua tentando fazer com que ele acabe gostando disso. Diante disso, Bob tenta inovar mas seu trabalho não abre oportunidade para crescimento e nova idéias.  Diante de um entrave com o chefe, o pai de Bob pede ao "mago" que escolha outra profissão para seu filho percebendo que seria melhor para a cidade se pudesse ser observado as aptidões das pessoas no momento da escolha da profissão, e se cada um pudesse falar por si. 
O episódio termina com mais uma metáfora, em que o "mago" nega que cada um escolha por si, que seria uma bagunça. Ele próprio não pôde escolher sua profissão, pois se pudesse teria sido dançarino. Ou seja, ele deixou de lado o que gostava para seguir sua profissão. 
Bob recebe um formulário em branco para decidir e fala que pode demorar algum tempo para conseguir fazê-lo. Poderíamos falar de uma analogia ao processo de Orientação que leva algum tempo, precisa trabalhar questões e no fim do processo talvez o orientando ainda não saiba que escolha fazer. Mas a partir daí ele se conhece melhor e tem condições de fazer sua própria escolha. O último momento do episódio mostra Dino ensaiando passos de dança com o "mago".

Outros materiais