Buscar

Av2 Ciências Contábeis Seminário Interdisciplinar I 100% corrigido e já lançado 1º Semestre 2016.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av1 - Ciências Contábeis - Seminário Interdisciplinar I 
1) Hoje, se espera que o contador esteja em constante evolução, além de uma série de atributos indispensáveis nas diversas especializações da profissão contábil. Atualmente qual é a principal função do contador?
Alternativas:
a) A responsabilidade, tão somente, pelas demonstrações financeiras;
b) Levar a informação de maneira precisa, tanto no interesse do empresário, quanto no interesse dos órgãos fiscalizadores;
c) Levar a informação de maneira precisa, somente no que tange ao interesse dos acionistas;
d) Levar a informação de maneira precisa, somente no que tange ao interesse dos órgãos fiscalizadores.
2) A contabilidade tem sido utilizada como um meio de informação online. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de informação online:
Alternativas:
a) Sistema informatizado de contabilidade.
b) Sistema informatizado de escrita fiscal.
c) Sistema de Nota fiscal eletrônica.
d) Sistema informatizado de folha de pagamento.
3) A profissão contábil e bastante regulamentada e fiscalizada. O órgão responsável por esta fiscalização e regulamentação da profissão é:
Alternativas:
a) Comitê de Pronunciamentos Contábeis.
b) Conselho Federal de Contabilidade.
c) Receita Federal do Brasil.
d) Conselho Regional de Contabilidade.
4) Como podemos perceber, o mercado profissional na área contábil está em pleno desenvolvimento e seu o campo de atuação é amplo. Entretanto, não se pode deixar de esclarecer que a profissão contábil é dinâmica e, por esta razão, o profissional desta área não pode jamais se manter na inércia ou ficar de fora das atualizações, isto porque, a contabilidade, ainda que tenha como princípio o débito e o crédito, baseado no método das partidas dobradas, jamais a contabilidade se resume a isto.
Com base nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) Hoje a contabilidade é ampla, isto porque de longe a mesma deixou de ser somente uma mera ferramenta de controle do patrimônio, ainda que este seja o seu objeto, mas ela se tornou algo mais pessoal, onde o contador tem que entender do controle patrimonial, mas também das pessoas envolvidas com o patrimônio, o contador é uma espécie de conselheiro empresarial, onde muitas vezes o número não é a dinâmica, mas as pessoas envolvidas nos números da empresa em universo patrimonial globalizado.
b) O profissional da contabilidade, assume um campo muito profícuo neste contexto do século XXI, pois engloba outras atribuições que se somam as funções já exercidas anteriormente, como as da gestão da empresa. Nesse sentido, o mercado tem sido muito amplo para este profissional, que deixou a competência de "conselheiro" para outros profissionais.
c) Dado um contexto de profunda crise econômica por qual passa o Brasil, o profissional de contabilidade se fundiu com outros profissionais, como por exemplo, economistas e administradores, com a finalidade de fortalecer sua função social junto a empresa, neste momento de alta concorrência.
d) Hoje a contabilidade é ampla, pois a sua ferramenta de controle do patrimônio se aprimorou na atual conjuntura, ainda que este seja o seu objeto, mas ela se tornou algo mais impessoal e tecnológica, onde o contador também tem que entender de softwares e de análise de sistemas, pois as tecnologias informacionais, passaram a reger as relações de trabalho.
5) Quando se fala da empresa como um organismo inserido em um meio social e econômico, é porque a empresa em sentido amplo não pertence somente ao empresário, mas sim ao contexto social, ambiental, econômico, político e geográfico ao qual ela está inserida. A expectativa que se tem de um profissional atualizado de contabilidade é:
Alternativas:
a) O contador tem que estar voltado inteiramente para as metas da empresa, com o objetivo de atender melhor o seu cliente.
b) Se espera que um contador possa realizar a função patrimonial de uma determinada empresa.
c) O contador tem que se especializar em outras áreas do conhecimento, com vistas a estimular outros trabalhadores da empresa.
d) O contador tem que estar atento no mundo e suas voltas para compreender qual a melhor maneira de orientar seu cliente.

Outros materiais