Buscar

TI - Estudos Disciplinares

Prévia do material em texto

TI – Estudos Disciplinares II
Inclusão Social da população em situação de rua
1 - Pensar em metodologias inclusivas equivale a criar respostas para aspectos de nossas vidas atingidos pela exclusão, a saber:
e - O mundo sociofamiliar e afetivo, o mundo dos valores, do trabalho, dos direitos e da cidadania.
2 - O conceito de instituição familiar não concebe um modelo ideal, mas enfoca a família numa:
c - concepção de realização plena.
3 - Os fatores estruturais e os fatores biográficos caracterizam as pessoas em situação de rua como vítimas de processos: sociais, ___________ e ___________.
c - políticos e econômicos
4 - O que caracteriza a população em situação de rua?
a - A rua como palco de relações privadas.
5 - A população de rua tem garantia de atendimento a saúde por meio:
a - do Sistema único de Saúde – SUS.
6 - A legislação brasileira vigente reconhece e preconiza a ____________ como lugar essencial e privilegiado para o desenvolvimento integral dos indivíduos.
c – família
7 - Em 1993, o Congresso Nacional aprovou a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), que regulamentou os artigos 203 e 204 da Constituição Federal, “reconhecendo a Assistência Social como política pública, direito do cidadão e dever do Estado, além de garantir a universalização dos direitos sociais”.
De acordo com a nova legislação, portanto, o poder ______________________ passou a ter a tarefa de manter serviços e programas de atenção à população de rua, garantindo padrões básicos de dignidade e não violência.
Complete a frase corretamente:
e - Público municipal.
8 - No ano de 2007, o Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome, por meio de pesquisa em municípios com mais de 300.000 habitantes em todo território nacional, identificou ___________ em situação de rua.
b - 31.922 pessoas.
9 - Cientistas sociais definiram que a exclusão social relaciona-se com situações extremas de ruptura das relações familiares e afetivas. São eles:
d - Alcock (1997) e Castel (1998).
10- A existência de indivíduos em situação de rua aprofunda e reforça:
c - a desigualdade social brasileira.

Continue navegando