Buscar

foruns contabilidade basica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As definições de Bens, Direitos e Obrigações, de acordo com meus estudos nos slides, vídeo aulas e o material didático online, vi que esses 3 elementos são um conjunto que representam o patrimônio, que este por sinal, é o objeto da contabilidade.
BENS são todas as coisas suscetíveis de avaliações em dinheiro, e que satisfaçam uma necessidade humana. Pode-se definir eles em: Materiais ou Imateriais.
- Materiais são tudo o que a empresa tem de uso, como amario, prateleiras, computadores e automóveis, por exemplo. Para troca, como mercadorias e dinheiro. E para o consumo, como por exemplo limpeza, expediente, embalagens, etc.
-Imateriais são os fundos de comércio, marcas, patentes de avaliação, etc...
DIREITOS são representados pelos seus clientes, é todo valor que a empresa tem para receber, como duplicatas a receber, promissórias a receber, alugueis a receber, entre outros.
OBRIGAÇÕES são representadas por contas diversas a pagar, como duplicatas a pagar, salário a pagarm impostos a pagarm entre outros.
Aprendi no decorrer das aulas que dentro do conceito de escrituração existe os atos contábeis, esses que são atos que alteram o patrimônio da entidade. E de acordo com o tema proposto no fórum, esses atos se dividem em três tipos: fatos permutativos, fatos modificados e fatos mistos.
Os fatos permutativos são aqueles que ocorrem uma troca de valores ativos, passivos, mas não altera a situação do patrimônio.  Ex: compr de mercadoria
Os fatos modificados são aqueles que provocam alteração no patrimônio liquido, sendo refletida na situação liquida. Podendo seraumentativo (quando provoca acréssimos no valor do patrimônio liquido, ex:recebimento de aluguel) e diminutivo (quando provoca reduções no valor do patrimônio liquido, ex:pagamento de impostos)
E existem também os fatos mistos, onde este envolve simultaneamente um fato permutativo e um modificado). Podendo seraumentativos mistos (ex: pagamento de uma duplicata com desconto) ou diminutivo mistos ( ex: recebimento de uma duplicata com desconto)
 
Balancete de verificação é um relatório utilizado antes da elaboração das demosntrações contábeis e que, confrontando os saldos verifica se o método das partidas dobradas foi utilizado.
Pode-se dizer, que o balancete de verificação serve de suporte para o contador, levantando os saldos extraídos do livro razão, servindo para conferir os dados. Por isso, sugere-se que faça o balancete de verificação antes do balanço patrimonial.
Razonete é uma espécie de versão simplificada do livro razão. Permite que seja conhecido os saldos, possibilitando a apuração do resultado e a elaboração das demosntrações contábeis.É um gráfico cuja sua denominação é T, onde tem o lado dos ativos (esquerdo) e dos passivos(direito) obedecendo o método das partidas dobradas, que como estudado na  primeira aula diz que, a soma do ativo deve ser igual a soma do passivo, ou seja, há sempre um débito correspondente a um crédito.
Conforme o tema proposto segue minha resposta sobre contas retificadoras.
Contas refiticadoras são redutoras do ativo e passivo a que estão vinculadas. Tem natureza contrária as contas de ativo ou passivo a que estão vinculadas.
PRINCIPAIS CONTAS RETIFICADORAS:
ATIVOS: depreciação, amortização, exaustão, duplicatas descontadas, provisão para crédito de liquidação duvidosa, deságio, provisão para redução ao valor de mercado, ajustes a valor presente, provisão para perdas, faturamento para entrega.,
PASSIVOS: capital a integralizar, prejuízos acumulados, ajuste a valor presente. 
RESUMINDO: 
REDUTORAS DO ATIVO: estas são as contas do ativo com caracteristica de contas do passivo. Tem funcionamento inverso as do passivo, estas contas ficam do lado esquerdo do balançoe devem sempre apresentar saldos credores
REDUTORAS DO PASSIVO: estas são as contas do passivo com caracteristica do ativo. Tem caracteristica inversa as do ativo, estas contas ficam do lado direito, representando o saldo credores.

Outros materiais