Buscar

Avaliação de Tópicos em Libras: Surdez e Inclusão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação:  » TÓPICOS EM LIBRAS: SURDEZ E INCLUSÃO
	Tipo de Avaliação: AV2
	
	Professor:
	
	Turma: 9003/AC
	
	�
	 ��1a Questão (Cód.: 154429)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Quais são os cinco parâmetros da LIBRAS que regem a boa formação dos sinais?
	
	
Resposta: .Correto posicionamento das mão na gesticulação .Interação facial com as mão .Posicionamento favoravel visual com o receptor das informações .Movimentação bocal de fala pois alguns fazem leitura labial .mescla de getos de representação(bonita, gesticular como se passasse a mão no cabelo ) com soletração.
	
Gabarito: Configuração de mão, Ponto de Articulação, Orientação, Movimento e Expressão facial e corporal
	
	�
	 ��2a Questão (Cód.: 136384)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Identifique o nome próprio feminino que aparece em datilologia abaixo:
	
	
	Vivian
	 
	Vicentina
	
	Vitória
	
	Viviane
	
	Virna
	
	�
	 ��3a Questão (Cód.: 132350)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para identificar uma pessoa surda que não usa língua de sinais e faz leitura labial é adequado utilizar como sinônimo o termo:
	
	
	Mudinho
	
	Surdo-mudo.
	
	Mudo.
	 
	Surdo oralizado.
	
	Sinalizante.
	
	�
	 ��4a Questão (Cód.: 132833)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Várias perspectivas podem descrever a língua que privilegiam seus aspectos, suas formas de manifestação, etc. Podemos, por exemplo, pensar na língua como um meio de comunicação, como uma estrutura, como um valor social¿. Segundo a afirmativa supracitada, tem-se que :
	
	
	A libras é uma língua avançada, porque nem todos os surdos fazem boa leitura labial, assim o valor comunicacional da libras é como recurso mínimo ou apoio na conversação entre surdos e ouvintes.
	
	Na libras tais perspectivas linguísticas são indiferentes, porque seu uso na sociedade ainda é pequeno, inclusive, muitos surdos ainda fazem leitura labial.
	 
	A libras como uma língua natural para as pessoas surdas e complexa para as pessoas ouvintes. Além disso, os aspectos mencionados só funcionarão na sociedade se todas as escolas incluírem a libras em sua grade curricular.
	 
	A libras é a língua de sinais usada pelos surdos brasileiros. Quanto aos seus aspectos, é importante salientar que há variações em todos os níveis sociais, pois seu valor social difere a cada grupo, dentre os aspectos de variações, se destacam o regionalismo e a faixa etária dos surdos.
	
	A libras é uma língua intermediária, porque nem todos os surdos fazem boa leitura labial, assim o valor comunicacional da libras é como recurso ou apoio na conversação entre surdos e ouvintes.
	
	�
	 ��5a Questão (Cód.: 132839)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Marque a alternativa que mais corretamente descreve o sinal para a palavra SURDO:
	
	 
	Uma das mãos assume a mesma configuração da letra I e é levada para trás da orelha, ao mesmo tempo em que o rosto assume uma expressão de pergunta.
	
	Uma das mãos assume a mesma configuração da letra c e é levada para trás da orelha, ao mesmo tempo em que o rosto assume uma expressão de pergunta.
	 
	Uma das mãos assume a mesma configuração da letra d e toca a orelha e logo depois a boca.
	
	Uma das mãos assume a mesma configuração da letra c e é levada para trás de uma das orelhas.
	
	Uma das mãos assume a mesma configuração da letra d e aponta para a orelha.
	
	�
	 ��6a Questão (Cód.: 132373)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A linguagem marca o ingresso do homem à sua cultura, construindo-o como sujeito capaz de transformar seu meio social. O principal desafio de uma educaçãobilíngüe-bicultural para surdos é enfrentar o fato de ter que promover a aquisição de uma primeira língua e por meio dela, sua cultura. Assim, a chamada cultura surda, apoiada pela língua, desenvolveu formas distintas em seu cotidiano. Dentre elas tem-se:
	
	
	Aparelho auditivo e TDD.
	 
	Campainha com iluminária e TDD.
	
	Carro com iluminação na buzina e TDD.
	
	Telefone sem fio e TDD.
	
	Implante coclear e TDD
	
	�
	 ��7a Questão (Cód.: 134268)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As artes, sobretudo as visuais, surgem como um canal capaz de gerar mudanças. A imagem, concebida pela fotografia, por vídeos ou pinturas, por exemplo, pode ser utilizada como uma poderosa ferramenta pedagógica e comunicacional. Ela comunica a partir do momento em que é pensada, produzida, até quando é contemplada por outras pessoas, ocasionando reações, reflexões e sentimentos distintos. No caso de pessoas surdas: (www.todosnos.unicamp.br/Helena Bezerra)
	
	
	Os estímulos auditivos são ainda mais importantes, pois são sua principal forma de comunicação com o mundo, já que seus olhos fazem também o papel dos ouvidos. Além disso, a participação em atividades culturais estimula a criatividade e o pensamento crítico, contribuindo com o desenvolvimento de cada um.
	 
	Os estímulos visuais são ainda mais importantes, pois são sua principal forma de comunicação com o mundo, já que seus olhos fazem também o papel dos ouvidos. Além disso, a participação em atividades culturais estimula a criatividade e o pensamento crítico, contribuindo com o desenvolvimento de cada um.
	
	Os estímulos visuais são ainda mais importantes, pois são sua principal forma de comunicação com o mundo, já que seus olhos fazem também o papel dos ouvidos. Além disso, a participação em atividades culturais estimula para os surdos se faz desnecessária já que não ouvem nada, a audição nesse espaço é de grande valia.
	
	Os estímulos visuais não são importantes já que seus olhos fazem também o papel dos ouvidos. Além disso, a participação em atividades culturais estimula a criatividade e o pensamento crítico, contribuindo com o desenvolvimento de cada um.
	
	Os estímulos visuais são ainda mais importantes, pois são sua principal forma de comunicação com o mundo, já que seus olhos fazem também o papel dos ouvidos. Além disso, a participação em atividades culturais para os surdos não tem qualquer relevância, pois está tudo voltado para oralidade e assim desestimula a criatividade e o pensamento crítico, deixando de contribuir com o desenvolvimento de cada um.
	
	�
	 ��8a Questão (Cód.: 132363)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em se tratando da LIBRAS, a expressão facial:
	
	
	Não tem importância.
	
	Não tem relação com a produção de sinais.
	
	Serve somente para enfatizar.
	
	Não faz parte da produção dos sinais.
	 
	Compõe a produção de sinais.
	
	�
	 ��9a Questão (Cód.: 132346)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com a Lei 10436/2002 entende-se LIBRAS como:
	
	
	A nova língua oficial do Brasil.
	
	Um sistema de representação do português.
	 
	A língua utilizada nas comunidades de surdos.
	
	Um sistema de representação dos gestos.
	
	Um conjunto de gestos.
	
	�
	 ��10a Questão (Cód.: 154432)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Descreva o que é Identidade surda.
	
	
Resposta: É a auto afirmção de classe de pessoas com pouca ou nenhuma capacidade auditiva com sua linguagem com elemento próprios que diferem de outras linguagens mas por ser comunicação tem uma certa lógica se envolvendo com o mundo real e sendo possível o entendimento para os leigos intergindo e demonstrando um respeito mútuo. Além de fator comunicação exige inclusão e respeito perente a sociedade.
	
Gabarito: As identidades surdas são construídas dentro das representações possíveis da cultura surda, eles moldam de acordo com o maior ou menor receptividade cultural assumida pelo sujeito.

Outros materiais