Buscar

Gestao da Cadeia de Suprimentos SCM E TIC TMS, WMS, SIG, GPS, RFID (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
INTEGRAÇÃO OPERACIONAL DA SCM POR MEIO DE TIC
Prof. Dr. Luiz Cláudio Gonçalves
FATEC ZONA SUL
2015
*
TRANSPORTATION MANAGEMENT SYSTEM (TMS)
TMS pode ser definido como um software que auxilia no planejamento, execução, monitoramento e controle das atividades relativas a consolidação de carga, expedição, emissão de documentos, entregas e coletas de produtos, rastreabilidade da frota e produtos, auditoria de fretes, apoio à negociação, planejamento de rotas e modais, monitoramento de custos e nível de serviço, e planejamento e execução de manutenção da frota.
*
*
As principais funcionalidades de um TMS podem ser divididas em três grandes grupos: 
a) Monitoramento dos custos e serviços por meio das informações provenientes da própria operação. 
b) Determinação das rotas e modais a serem utilizados, sequenciamento das paradas dos veículos e do tempo estimado de cada uma dessas (roteirização), preparação dos documentos necessários para o despacho dos veículos e verificação da disponibilidade dos mesmos.
c) Auditoria de fretes. 
*
A) Monitoramento dos custos e serviços
O TMS apresenta a funcionalidade de monitorar os custos e o nível de serviços por meio das informações disponíveis acerca da performance dos transportadores, modais de transportes, utilização de frete premium, frete retorno, cargas expedidas, número de veículos utilizados, performance das entregas, avarias, etc. Os controles de custos podem ser utilizados para realizar orçamentos, acompanhar a evolução dos custos de transportes (orçado X realizado), os valores pagos por cada rota (para o caso de rotas fixas) ou até mesmo por cliente e/ou produto. É possível ainda visualizar a ocorrência de custos adicionais devido à contratação de veículos extras ou entregas em horários especiais.
*
A) O monitoramento dos custos e serviços 
Outra funcionalidade muito difundida de monitoramento e controle é o tracking que é utilizado para monitorar frota e produtos, pode agregar valor por meio da disponibilização de informações para os clientes sobre o status e localização de seus pedidos. Outro benefício gerado pelo tracking é o apoio ao gerenciamento de risco da carga e do veículo.
*
A) O monitoramento dos custos e operação
O Controle de serviço pode ser observado sobre duas visões. A primeira é a visão de quem não possui frota e preocupa-se em monitorar a performance de entregas. A segunda é a de quem possui frota e visa monitorar o nível de utilização de sua frota, buscando otimizar a utilização de seus ativos. O TMS disponibiliza ambas funcionalidades: tanto para medir a performance de entregas quanto o nível de utilização da frota. 
*
B) Determinar as rotas e modais a serem utilizados.
Trata-se da solução capaz de determinar as rotas e modais a serem utilizados, seqüênciar as paradas dos veículos e o tempo estimado de cada uma dessas, preparar os documentos necessários para o despacho dos veículos e verificar a disponibilidade dos mesmos. Abaixo, serão detalhadas essas funcionalidades. 
A funcionalidade de roteirização envolve a definição de rotas e a programação dos veículos. Alguns TMS que possuem essas funcionalidades bem desenvolvidas chegam a suportar uma série de restrições, tais como:
*
Pré-determinação do horário de saída e de chegada dos veículos.
Diferenças de capacidades dos veículos. 
Volumes de cada entrega e coleta. 
Velocidades diferentes por localidades (áreas centrais e periferias), e em diferentes tipos de transportes (distribuição e de longas distâncias). 
Melhor seqüência de execução das rotas para minimizar a utilização do número de veículos. 
Tempo de trânsito da rota baseado no limite máximo de horas trabalhadas continuamente por um motorista.
Possibilidades de chuva, congestionamento, etc.
*
B.1) Roteirização.
Entende-se o processo de criação de roteiros ou itinerários, onde pontos de paradas geograficamente dispersos, devem ser atendidos de acordo com suas necessidades, ao menor custo possível.
*
*
C) Apoio a negociação e auditoria de fretes
O TMS mantêm uma base de dados das tarifas de frete praticadas para remunerar o serviço prestado e para o processo de auditoria. O mesmo compara o preço cobrado pelo prestador do serviço de transporte contra o que foi calculado e apresenta as eventuais diferenças. O cadastramento de todas as condições comerciais, por volumes, fracionamento de carga, diferentes custos por modais, frete por viagem, entre outras particularidades, além de todas as informações dos transportes realizados (volumes expedidos por modais, tipos de veículos, rotas, tamanho das cargas e destinos) são a base de dados para a realização da Auditoria de Fretes.
*
C) Apoio a negociação e auditoria de fretes.
Outra funcionalidade importante é a de apoio à negociação. O TMS permite o cadastro de novas tabelas de frete ou novas condições comerciais para identificar qual será o impacto desta nova condição sobre o custo de frete. A grande vantagem dessa ferramenta é que todas as avaliações dos impactos são realizadas sobre uma base de dados reais, os quais contem as informações de todos os movimentos de transportes realizados em um determinado período.
*
WAREHOUSE MANAGEMENT SYSTEM (WMS) 
Os Sistemas de Gerenciamento de Depósitos e Armazéns (ou WMS), são responsáveis pelo gerenciamento da operação do dia-a-dia de um deposito/armazém. Sua utilização está restrita a decisões totalmente operacionais, tais como: definição de rotas de coleta, definição de endereçamento dos produtos, entre outras. 
Assim sendo, o WMS é um sistema de gestão integrada de depósitos/armazéns, que operacionaliza de forma otimizada, todas as atividades e seu fluxo de informações dentro do processo de armazenagem, agindo de forma integrada, atendendo às necessidades logísticas, evitando falhas e maximizando os recursos da empresa. 
*
*
*
A) Rastreabilidade das operações 
Todas as movimentações, recebimentos, separações, expedições e outras atividades cadastradas nos parâmetros de negócio do sistema, são registradas em tempo real, inclusive quanto a identificação do operador ou equipamento que realizou a tarefa, permitindo assim, a recuperação da “história” de cada uma das atividades realizadas no armazém.
*
B) Inventários físicos rotativos e gerais 
Por meio de regras parametrizadas pelo usuário, o sistema convocará operadores para a realização de inventários rotativos ou gerais, sejam inventários orientados por item ou por endereço.
*
C) Planejamento e controle de capacidades 
Por meio do cadastramento dos “centros de trabalho” como docas de recebimento, docas de expedição, operadores, empilhadeiras, etc., e também do cadastro do consumo de recursos de cada uma das tarefas, pode-se fazer um planejamento das atividades como: agendamento de entregas dos fornecedores ou separação de pedidos de clientes, com a possibilidade de se avaliar antecipadamente os “gargalos”, de maneira a tomar medidas de realocação de recursos com a necessária antecedência.
*
D) Definição de características de uso de cada local de armazenagem 
Por meio do mapeamento dos locais de armazenagem, pode-se identificar, todos os endereços e as características dos itens que possam ser armazenados em cada um dos locais.
Tendo-se as características dos itens, o sistema convocará os operadores para alocar esses itens em endereços adequados para a correta proteção e máxima produtividade das movimentações.
*
E) Separação de pedidos (picking) 
O sistema auxilia a separação dos itens da área de armazenamento para a expedição ou de uma área de armazenamento consolidada para uma área de separação secundária.
Essas movimentações podem ser parametrizadas por métodos especiais para situações de excesso de carga ou falta de equipamentos de movimentação em altas estantes.
*
*
GEOGRAPHIC INFORMATION SYSTEMS (GIS)
Uma definição bastante comum de GIS encontrada na literatura relaciona essa tecnologia com uma ferramenta que associa banco de dados à mapas digitalizados. Conceitos mais amplos que este são apresentados hoje em dia. Um GIS completo consiste em pelo menos cinco componentes: software, hardware, dados geográficos, pessoal e organização. Portanto, GIS é uma coleção de software, hardware, dados geográficos e pessoal para facilitar o processo de tomada de decisão que envolve o uso de informações georeferenciadas na organização. 
*
*
Geographic Information Systems (GIS) 
O termo Sistema de Informação Geográfica (SIG) é aplicado para os sistemas de software que realizam o tratamento computacional de dados geográficos utilizando sua localização espacial. Esses sistemas fornecem aos usuários uma visão do ambiente em que todas as informações disponíveis sobre um determinado tema estão sendo visualizadas de forma inter-relacionada com base no que lhes é fundamentalmente comum, sua localização geográfica.
*
*
APLICAÇÕES GIS
A tecnologia GIS surgiu em estudos ambientais e urbanos, sendo em seguida utilizados nas áreas de energia, água e esgoto, saúde e em estudos populacionais. Com isso, é importante ressaltar que dentro do geoprocessamento, as aplicações citadas a seguir fazem parte de um grupo específico. 
*
APLICAÇÕES GIS
a) Apoio ao Marketing - Nessa área o uso de GIS auxilia na identificação do potencial de vendas das diferentes regiões. Isso é, fornece informação para eventuais promoções em pontos menos nobres. Além disso, pode ser realizada segmentação de mercado, pois se existirem dados disponíveis dos clientes com suas respectivas necessidades (obtidas por meio de pesquisas), pode-se estabelecer padrões de serviço diferenciados. A visão espacial ajuda muito nesse aspecto. 
*
APLICAÇÕES GIS
b) Geografia de mercado (localização de pontos comerciais) - Na atualidade, a tecnologia GIS é amplamente utilizada na geografia de mercado, que tem no estudo de localização de pontos comerciais a principal vertente. Essa abordagem possui um escopo diferenciado do estudo de localização de fábricas e CD's. Na localização de fábricas e CD's os custos com transportes e armazenagem têm um impacto muito grande. Já na definição do melhor ponto comercial, questões como mão da via, sinais de trânsito e outros aspectos mais urbanos são ressaltados. 
*
APLICAÇÕES GIS
c) Localização de fábricas e CD's / Roteamento - Nesse tipo de estudo, os GIS são utilizados como interface. A solução desses problemas são obtidas por meio de algoritmos baseados em programação matemática. Porém, a importância que a representação visual tem no sentido de facilitar o entendimento de não especialistas é muito grande, como pode ser visto na figura seguir, a qual apresenta o resultado de um estudo de localização, que determina o número de fábricas de uma empresa de bebidas, bem como aloca essas fábricas aos distribuidores. Além disso, a ferramenta GIS possibilita identificar problemas na resposta do modelo. 
*
*
SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL (GPS)
O Sistema de Posicionamento Global (GPS) é um sistema de navegação que compreende uma rede de satélites colocados em órbita pelo Departamento de Defesa dos EUA. O GPS foi originalmente concebido para fins militares, mas na década de 1980, o governo americano disponibilizou o sistema para uso civil. O GPS funciona em qualquer condição de tempo, em qualquer lugar do mundo, 24 horas por dia. O sistema foi declarado totalmente operacional apenas em 1995. Seu desenvolvimento custou cerca de 10 bilhões de dólares, consistindo de 24 satélites que orbitam cerca duas vezes por dia e emitindo simultaneamente sinais de rádio. 
*
*
*
*
*
Radio Frequency Identification (RFID) 
Tecnologia já utilizada na II Guerra pela aviação inglesa. 
Os componentes da tecnologia RFID são três: Antena, Transceiver (com decodificador) e Transponder (chamado de RF Tag ou apenas Tag), composto de antena e microchip.
O RFID faz uso de etiquetas eletrônicas (tag) constituídas por um microchip e uma antena que comunica por ondas de rádio com um leitor, o qual registra a passagem do objeto por sua zona de leitura. 
*
*
Radio Frequency Identification (RFID)
A necessidade de captura das informações de produtos que estivessem em movimento incentivou a utilização da radiofreqüência em processos produtivos. Juntou-se a isso a necessidade de utilização em ambientes insalubres e em processos que impediam o uso de código de barras. Essa tecnologia facilita o controle do fluxo de produtos por toda a cadeia de suprimentos de uma empresa, permitindo o seu rastreamento desde a sua fabricação até o ponto final da distribuição. 
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais