Buscar

Discursiva Libras e prof. a escola (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

uestão 1/5
(...) temos convicção de que indicadores de avaliação institucional existem muitos e variados, de acordo com a realidade administrativa e acadêmica de cada IES. O que muitas vezes deixa a desejar é o insuficiente entendimento por parte dos responsáveis institucionais a respeito dos seus reais objetivos e, o que é muitas vezes ainda mais deplorável, a incapacidade do seu emprego para o fim a que foram elaborados e destinados.
BOTH, Ivo José. Avaliação: ‘voz da consciência” da aprendizagem. Curitiba: Intersaberes, 2012. (p. 198)
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, discorra sobre a avaliação institucional numa perspectiva transformadora como estratégia de gestão escolar para a melhoria das instituições de ensino.
Questão 2/5
( ..) Compreendemos que é possível aos pedagogos coordenarem as ações desenvolvidas pelos professores para a oferta de uma educação de qualidade a população. Isso demandará desse profissional o pensamento em ações que possibilitem o enfrentamento dos desafios da organização escolar da atualidade.
SOARES, Marco Aurelio Silva. O pedagogo e a organização do trabalho pedagógico. Curitiba: Intersaberes,2014 (p. 60)
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, discorra sobre as demandas do sistema capitalista e suas consequências na organização da instituição escolar.
Questão 3/5
Leia o texto a seguir:
 
“[...] pode-se dizer que a narração dos surdos por eles mesmos não necessariamente estaria carregada de uma maior veracidade ou autenticidade deste discurso sobre a surdez. São novos olhares que se constroem (e acredito que é nesse ponto que reside a grande contribuição), mas que produzem, assim, novos objetos, eles mesmos carregados, como todo saber, de relações de poder.”
PERLIN, Gladis; QUADROS, Ronice Muller de.(Org.). Estudos Surdos II. Rio de Janeiro: Gralha Azul, 2007. Pg 39.
 
Tendo em vista os textos lidos, analise os fatos históricos ocorridos dos os surdos e explique como era a concepção sobre a pessoa com surdez antes e depois da década de 70 quando houve diversas pesquisas em busca de um pensamento crítico em relação a Educação Brasileira.
uestão 4/5
O diretor por sua vez é a pessoa encarregada de conduzir o grupo a realizar seu trabalho de forma coletiva, incentivando e promovendo ações que possibilitem o diálogo, o respeito as diferenças. Por meio dessas atitudes, são criadas condições propicias ao processo de ensino aprendizagem.
SOARES, Marco Aurelio Silva. O pedagogo e a organização do trabalho pedagógico. Curitiba: Intersaberes, 014 (p 104)
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva às atribuições do diretor da escola.
Questão 5/5
Leia o texto a seguir:
 
“Pesquisas sobre a Libras vêm sendo desenvolvidas, mostrando que a língua é  comparável em complexidade, expressividade e possui uma estrutura gramatical própria como qualquer outras línguas orais, porém, utiliza-se outro canal comunicativo, isto é, a visão ao invés da audição”.
VELOSO, E; FILHO, V. M. Aprenda LIBRAS com eficiência e rapidez. Curitiba: Editora Mãos Sinais, 2009. Pg. 13.
 
Apresente  dois argumentos que explicam e caracterizam como língua, a Libras – Língua Brasileira de sinais.

Outros materiais