Buscar

Objetiva libras

Prévia do material em texto

Questão 1/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Muitas pessoas questionam a origem da língua de sinais, acreditando que ela tenha sido criada por uma única pessoa (geralmente ouvinte), tal como ocorreu com o braile, que é apenas um sistema de escrita. Como qualquer língua humana, a língua de sinais surgiu da necessidade de comunicação de um grupo de pessoas e sofreu transformações históricas, no tempo e no espaço.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: FERNANDES, Sueli. Comunicação em Língua Brasileira de Sinais. UFPR/CIPEAD, 2012. Pg. 43. 
Leia as afirmativas que conceituam LIBRAS:
I. A Libras é uma língua que dependente da língua portuguesa, pois existe uma correspondência termo a termo entre uma e outra.
II. As Línguas de sinais praticadas em diversos países são diferentes umas das outras.
III. Assim como na língua portuguesa, na Libras também existem vários dialetos ou variações regionais dos sinais.
IV. É uma língua visual-espacial por meio das expressões faciais e do corpo.
V. No Brasil a Libras ainda não é reconhecida como uma língua oficial.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	AfirmativasI, II e V, apenas.
	
	B
	AfirmativasII, IV e V, apenas.
	
	C
	AfirmativasI, II, III e IV, apenas.
	
	D
	AfirmativasII, III e IV, apenas.
	
	E
	AfirmativasI, II e IV, apenas.
uestão 2/10
Leia o excerto de texto a seguir: 
“Surdos, são facilmente reconhecidos na rua por esse modo de comunicação visual, que desenha palavras no ar e faz fluir a comunicação normalmente. Em virtude disso, consideram que a língua de sinais é o símbolo que os diferencia daqueles que ouvem e, por isso, querem ser denominados “Surdos”, pessoas que utilizam uma língua visual e fazem parte de uma minoria lingüística que merece ser respeitada e reconhecida em sua condição bilíngüe [...]”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: FERNANDES, Sueli. Comunicação em Língua Brasileira de Sinais. UFPR/CIPEAD, 2012. Pg. 25. 
Sabe-se que o termo surdo-mudo é errôneo. Leia e analise as afirmativas a seguir:
I. A maioria dos surdos não fala porque não escuta e assim não aprende os sons das palavras. Isso não significa que não têm capacidade para falar.
II. Todo surdo pode aprender a falar, mesmo que não tenha laringe (órgão responsável pela emissão dos sons).
III. Os surdos têm laringe, portanto eles podem aprender a falar, através de estímulos e acompanhamento fonoaudiólogo. 
IV. O surdo não fala porque não tem aparelho fonador.
V. O surdo só será mudo caso seja constatado clinicamente deficiência no seu aparelho fonador, impedindo-o de emitir sons.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, III e IV,apenas.
	
	C
	Afirmativas I, III e V, apenas.
	
	D
	Afirmativas II, III e V, apenas.
	
	E
	Afirmativas III, IV e V, apenas.
uestão 3/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“(...) Os estudos realizados na área da Linguística tem se tornado ferramentas importantes para a comunidade surda, garantir o direito a uma abordagem bilíngue na condição de seu processo educacional. Isso se deve muito ao fato de, cada vez mais, as investigações linguísticas apresentarem argumentos definitivos que comprovam ser um equívoco pensar na existência de primazia da modalidade oral de linguagem sobre a de sinais.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: PERLIN, Gladis; QUADROS, Ronice Muller de.(Org.). Estudos Surdos I. Rio de Janeiro: Gralha Azul, 2006. Pg 217.
Durante muito tempo as discussões a respeito da educação de surdos estiveram impregnadas de uma visão médico-clínica. Essa postura foi assumida pela filosofia oralista que acredita na normalização do sujeito como ouvinte. Leia e analise as proposições a seguir:
I – Prevalecia nessa filosofia a valoração da modalidade oral em supremacia a língua de sinais.
II – Nessa filosofia a língua de sinais é considerada acientifica.
III – Prevalecia nessa filosofia a visão de que a criança surda se acomodaria com a língua de sinais.
IV – Nessa filosofia houve incentivo ao uso da língua de sinais.
Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta:
	
	A
	São corretas as afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	B
	São corretas as afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	C
	São corretas as afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	D
	São corretas as afirmativas I, II e III, apenas. 
	
	E
	São corretas as afirmativas II e IV, apenas.
uestão 4/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A deficiência auditiva (DA), segundo Ceschin e Roslyng-Jensen (2002), é definida como sendo a perda da habilidade de ouvir, que pode ser causada por qualquer alteração que fuja da normalidade no processo de audição, seja qual for a causa, tipo e intensidade.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: BOSCOLO, C. C.; JARDIM, F. V. S.; MARTINS, K. V. O.; GALDINO, M. C.; GATTI, V. I. C. S. O deficiente auditivo em casa e na escola. São José dos Campos: Pulso; 2005. Pg. 17. 
A perda auditiva pode ser classificada como:
	
	A
	Total e parcial
	
	B
	Condutiva, sensório neural e mista
	
	C
	Classificados de acordo com a idade do surdo
	
	D
	Pré-natal e perinatal
	
	E
	Surdos e ouvintes
uestão 5/10
Leia o excerto de texto a seguir: 
“A Libras, como toda língua de sinais, é uma língua de modalidade gestual visual porque utiliza como meio de comunicação movimentos gestuais e expressões faciais que são percebidas pela visão. Portanto, diferencia-se da Língua Portuguesa, que é uma língua de modalidade oral-auditiva, por utilizar como canal ou meio de comunicação sons articulados que são percebidos pelos ouvidos. “
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: VELOSO, Eden; FILHO, Valdeci Maia. Aprenda LIBRAS com eficiência  e rapidez. Curitiba; Mão Sinais, 2009. Pg 13.
A Libras – Língua Brasileira de Sinais é um facilitador na comunicação entre surdos e ouvintes, mas não apenas isso, ela é muito mais completa e complexa. Leia as afirmativas que apresentam este conceito: 
I– É uma língua utilizada pela comunidade surda no mundo todo.
II– É uma língua visual-espacial articulada por meio das mãos, das expressões faciais e do corpo.
III– Apresenta todos os componentes das línguas orais, como: gramática, semântica, pragmática, sintaxe e outros elementos.
IV– Foi reconhecida pela Lei como meio legal de comunicação e expressão no ano de 2002.
São corretas as alternativas:
	
	A
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativas III e IV, apenas.
estão 6/10
Leia o fragmento de texto:
“Os jogos de antecipação, em que a mãe e o filho aprendem um papel que se repete, permitem que a criança realize as ações previstas e as altere com as da mãe. Dessa forma, se estabelece uma estrutura interativa análoga à que se criará depois com os intercâmbios linguísticos. Esses jogos são acompanhados e reforçados com expressões orais.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. Pg.177.
Sobre o brinquedo na educação precoce, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as alternativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) O brinquedo para a criança surda torna-se objeto de interação entre ele e o meio ambiente qual está inserido, podendo aprender conhecimentos próprios de seu grupo sócio-cultural.
II. ( ) Ao ter a oportunidade de explorar o brinquedo, a criança tem contato com diferentes vivências perceptivas como reconhecer diferentes cores, tamanhos, formas, texturas, cheiros, etc.
III. ( ) Ao brincar, a criançasurda desenvolve-se em uma infinidade de ações, favorecendo seu pensamento prático desde os primeiros meses de vida.
IV. ( ) Livros predominantemente teóricos devem ser utilizados em sala de aula para com alunos surdos em detrimento de livros ilustrados.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F, V, V, V
	
	B
	F, F, F, V
	
	C
	V, V, F, F
	
	D
	V, V, V, F
	
	E
	F, V, V, F
estão 7/10
Leia o excerto de texto a seguir: 
“Língua de sinais e língua oral apresentam semelhanças e diferenças do ponto de vista operacional, mas a comunicação em língua de sinais é tão eficaz quanto na língua oral. Os dois tipos de língua apresentam, uma estrutura hierárquica dos elementos que participam dos processos de codificação e de decodificação”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: ALMEIDA, Elizabeth Oliveira Crepaldi de. Leitura e surdez: Um estudo com adultos não oralizados. Rio de Janeiro; Editora Revinter, 2000. Pg. 2. 
Leia as proposições sobre as línguas de sinais:
I – Tem estrutura própria e que um sinal gestual envia a um conceito, não havendo correspondência termo a termo com a língua oral.
II – Ao expressar um pensamento em língua de sinais, o discurso utiliza uma dimensão visual que não é captada por uma língua oral-auditiva, e da mesma forma o oposto é verdadeiro.
III – A Libras e a Língua Portuguesa apresentam todos os elementos de uma língua natural, porem há diferencial em sua realização.
IV – A Libras – Língua Brasileira de Sinais não possui regras e gramática própria, o que a diferencia das outras línguas.
Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta:
	
	A
	São corretas as afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	São corretas as afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	C
	São corretas as afirmativas I e II, apenas. Antiga resposta
	
	D
	São corretas as afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	E
	São corretas as afirmativas I, III e IV, apenas.
uestão 8/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Ser intérprete de Língua de sinais é muito mais do que ser identificado pela língua que se fala, muito mais do que estar presente nas comunidades surdas ou ainda estabelecer um elo entre mundos lingüísticos diferentes.
Ser intérprete é conflitar sua subjetividade de não surdo e surdo, é moldar seu corpo a partir da sua intencionalidade, reaprender o universo do sentir e do perceber, é uma mudança radical onde a cultura não é mais o único destaque do ser.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: QUADROS, Ronice Muller de; STUMPF, Marianne Rossi.(Org.). Estudos Surdos IV. Rio de Janeiro: Arara Azul, 2009. Pg 397. 
Como estudado nos textos, existem duas maneiras utilizadas pelas redes de televisão para garantir aos surdos o acesso a informação. O closedcaption e a Janela com o interprete. Existem algumas criticas e sugestões com relação ao trabalho do interprete de Libras em emissoras de televisão.  Identifique quais afirmativas correspondem às sugestões oferecidas aos intérpretes em seu cotidiano de trabalho.
 
I. É importante que o intérprete cuide com o penteado que usa, para que não cubra seu rosto e sua expressão facial.
II. Pessoas com a pele morena devem usar roupas escuras (preto, marrom, azul marinho) e pessoas com a pele clara devem usar roupas de cores claras (gelo, creme, caqui...)
III. Interpretar de forma clara, expressiva, simpática e sem exagero.
IV. A vestimenta, a cor da pele e o fundo do local onde o intérprete está inserido devem ser de tons de cor semelhantes, evitando o contrate de cores entre estes elementos.
V. O intérprete deve ser profissional e ter proficiência em Libras.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e V, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, III e V,apenas.
	
	C
	Afirmativas I, II, IV e V,apenas.
	
	D
	Afirmativas II, III e V,apenas.
	
	E
	Afirmativas II, III, IV e V,apenas.
uestão 9/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Entre 1960 e 1992, a terminologia sofre mudanças: de “surdos-mudos” para “deficientes da audição”, e destes para “surdos”, deixando, inclusive, de aparecer no nome da escola. Nesse processo, Carlos Skliar teve um papel importante em termos da reestruturação da escola, iniciada em 1992, ao prestar assessoria aos demais profissionais da escola e corroborar com a idéia de que a Língua de Sinais funciona como “um fator de identidade cultural dos surdos e se converte no meio idôneo para  exercitar o direito à informação que toda pessoa possui.””
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: PERLIN, Gladis; QUADROS, Ronice Muller de.(Org.). Estudos Surdos II. Rio de Janeiro: Gralha Azul, 2007. Pg 53
 
Existem diversos equívocos sobre a terminologia utilizada para direcionar-se a pessoa com surdez.
Leia as proposições a seguir: 
I – Nem todo surdo é mudo, e por isso não é correto o termo surdo-mudo.
II – Todo surdo é mudo, e por isso é correto o termo surdo-mudo.
III – Os surdos não falam porque não escutam, e assim não aprendem os sons das letras, a menos que recebam tratamento fonoaudiológico para desenvolvimento da fala.
IV – Considera-se deficiência auditiva a diminuição da capacidade de percepção normal dos sons.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	AfirmativasI e III, apenas. Antiga resposta
	
	B
	AfirmativasI e IV, apenas.
	
	C
	AfirmativasIII e IV, apenas.
	
	D
	AfirmativasI, III e IV, apenas.
	
	E
	AfirmativasII, III e IV, apenas.
Questão 10/10
Leia o excerto de texto a seguir: 
“Infelizmente, o povo surdo tem sido encarado em uma perspectiva exclusivamente fisiológica (déficit de audição), dentro de um discurso de normalização e de medicalização, cujas nomeações, como todas as outras, imprimem valores e convenções na forma como o outro é significado e representado. Cabe ressaltar, por outro lado, que não é apenas a escolha acertada de um termo que elimina os preconceitos sociais. Os preconceitos podem estar disfarçados até nos discursos que dizem assumir a diferença e a diversidade.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: GESSER, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa? Crenças e proconceitos em torno da Língua de Sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. Pg. 46.
A terminologia correta ao referir-se a pessoa com deficiência auditiva é...
	
	A
	Mudinho
	
	B
	Surdo Mudo
	
	C
	Incapaz
	
	D
	Surdo
	
	E
	Ouvinte

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes