Buscar

ED Trocas Gasosas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
INSTITUTO BIOMÉDICO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS
DISCIPLINA DE FISIOLOGIA
ESTUDO DIRIGIDO 
TEMA: Trocas gasosas
DATA: 05/05/2016
OBJETIVOS:
Entender a composição estrutural e funcional (fatores que influenciam a capacidade de difusão de O2 e CO2) da membrana respiratória.
A membrana respiratória é formada, de dentro para fora, da seguinte maneira: Existe o liquido surfactante – responsável por diminuir a tensão superficial dos alvéolos e a força necessária na hora da inspiração – o epitélio alveolar e a membrana basal. Logo depois temos o espaço intersticial, a membrana basal do capilar, o endotélio capilar e os eritrócitos circulantes na corrente sanguínea. Quando há a troca gasosa o oxigênio em maior quantidade no alvéolo, passará para o capilar que está trazendo sangue venoso – rico em CO2 – e este CO2 passará para o capilar. Isso acorre porque o capilar e o alvéolo têm paredes finas e que estão em contato, logo, facilita este processo. O sangue venoso que chegou aos alvéolos, agora sairá de lá como sangue arterial, rico em O2, se encaminhará para o coração onde será distribuído pelo nosso corpo. Já o CO2 que entrou no alvéolo, irá para o meio externo por meio da expiração.
Descrever, através de seus mecanismos fisiopatológicos, os fatores que podem interferir com a difusão de gases pela membrana respiratória.
Os fatores que podem interferir a difusão de gases pela membrana respiratória são a perfuração da caixa torácica – pois o pulmão se comprime, colabando, e a caixa torácica se expande, seguindo suas tendências naturais – e a ventilação mecânica, porque ela leva para dentro do pulmão um ar com pressão positiva, maior que a atmosférica, levando a expansão do pulmão que empurrará a caixa torácica para se expandir também.
Como conceituamos pressão parcial de um gás? O que é unidade respiratória? 
Conceituamos a pressão parcial de um gás através da soma da pressão do Nitrogênio, Gás Carbônico e Oxigênio.
Unidade respiratória é a unidade funcional do pulmão para efeitos de trocas e é composto por um bronquíolo terminal, bronquíolo alveolar e os alvéolos propriamente ditos. Há no nosso corpo cerca de 60000 destas unidades, cada qual com 250 bronquíolos respiratórios e 5000 alvéolos anatômicos.
Assinalar as principais diferenças entre o ar atmosférico e ao ar alveolar. Avaliar a importância da substituição lenta do ar alveolar pelo ar atmosférico.
A principal diferença entre o ar atmosférico (ar inspirado) e o ar alveolar é a PO2, pois quando inspiramos a pressão é cerca de 159mmHg, porém, nem todo o ar inspirado chega aos alvéolos (parte fica retido no espaço morto), sendo assim, a PO2 alveolar é de 104mmHg. A PCO2 e PO2 também têm valores diferentes, porque há a difusão de CO2 e H2O vindos dos capilares para os alvéolos.
Por fim, a importância da substituição lenta entre esses dois ares é evitar as alterações súbitas da concentração de gases no sangue, evitar o aumento ou diminuição excessiva na oxigenação dos tecidos e alterações súbitas da concentração de CO2 tecidual.
Determinar o efeito da razão ventilação/perfusão na concentração do gás alveolar.
O que determina a ventilação alveolar é a demanda metabólica (febre, subir escadas, exercícios físicos), e quando aumentamos essa demanda, por exemplo, nos exercitando, os tecidos estão consumindo mais O2 e isso induz a produção de mais O2 para que as reservas no sangue não se esgotem.
Descrever aos fatores que podem influenciar a pressão parcial dos gases nos tecidos.
BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA:
TRATADO DE FISIOLOGIA MÉDICA. GUYTON E HALL. 11A. EDIÇÃO. ELSEVIER, 2006.
FISIOLOGIA. BERNE E LEVY. 5A. EDIÇÃO. ELSEVIER, 2004.
FISIOLOGIA. COSTANZO, LINDA S. 2ª EDIÇÃO. ELSEVIER. 2004.
FISIOLOGIA. AIRES, MARGARIDA. 3ª. EDIÇÃO. GUANABARA KOOGAN, 2008.

Outros materiais