Buscar

formas de governo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Márcio Adriano Da Fonseca e-mail marcioadrifonseca@hotmail.com
 Formas de Governo
Formas de governo é a maneira com que as instituições fundamentais do Estado se organizam, assim como as relações dos detentores do poder politico se dão com os demais membros da sociedade representada .O estudo dessas formas de governo se faz fundamental para a compreensão do funcionamento e administração de um país.
Aristóteles(334 -322) A C, em sua obra Politica, classifica formas de governo em dois critérios, o primeiro de ordem moral se divide em Puros ou impuros conforme a qualidade da autoridade exercida ,o segundo critério conforme a concentração desse poder, se está nas mãos de uma só pessoa, de várias pessoas ou de todo o povo. Combinando esse dois critérios, Aristóteles apresenta 3 regimes políticos diferenciados, na sua forma pura, a monarquia,(realeza) poder nas mãos de um só, a aristocracia , poder nas mãos de poucos, e a democracia(constitucional), poder nas mãos de todos. Já na sua forma impura degenerada e corrupta essas mesmas formas de governo seriam respectivamente a tirania, oligarquia e demagogia.
 Os escritores romanos como por exemplo Cícero(106- 43) AC,, acrescentaram as formas de Aristóteles uma quarta forma de governo, o governo misto, em que há uma união dessas três formas(monarquia ,aristocracia e democracia) em um só governo.
 Já para Maquiavel(1469-1527), há duas formas de governo ,o principado correspondente ao reino e república (aristocracia e democracia)sendo um o fim de outro quando esses não são Estados genuínos ou verdadeiros. Faz-se também importante salientar que para Maquiavel ,não é importante a classificação de formas boas ou más de governos e sim se esses são estáveis. Assim para ele, os fins justificam os meios.
 Outro pensador que se ocupou desse tema foi Montesquieu(1689-1755) que agrupou essas formas em 3 tipos o monárquico onde o rei governa por leis positivas, o republicano regido por várias pessoas guiadas pelas virtudes, e e o despótico onde o autoritarismo de um líder se impõe pela política do medo. Este pensador também citou um quarto governo, o moderado onde todas as potencias teriam o poder de intervir umas nas outras , sendo esse o princípio da separação dos poderes( legislativo executivo judiciário).
 E por fim , nos estados modernos as formas de governo mais conhecidas são monarquia e república , sendo que na monarquia o poder político fica nas mãos de uma só pessoa é hereditário e vitalício, podendo ser dividido em monarquia absoluta, o estado é o rei e sua vontade é juridicamente a mais alta lei, e monarquia constitucional o monarca não tem o poder absoluto pois seus poderes emanam de uma constituição . A monarquia constitucional pode ser, parlamentar, quando o governo adota esse regime, o parlamentarista o governo é exercido por um gabinete fiscalizado pelo parlamento, e pode ser também representativa, quando junto ao monarca funciona uma assembleia constituída pelo povo.
 Sobre a forma de governo denominada república diz-se um sistema político onde os chefes dos poderes executivos e legislativos , são eletivos, temporários e responsáveis .A república pode ser parlamentar ou presidencialista. Na parlamentar o poder executivo é exercido pelo gabinete, já no presidencialista é exercido pelo presidente da república, sendo esse governo de estado onde o povo exerce diretamente o direito de escolher seu lider ou por meio de representantes escolhidos.
 Márcio Adriano da fonseca
 Bibliografia: www.vejadireito.com
 	ARISTÓTELES, Política .São Paulo Martin Claret 2003.
 MAQUIAVEL,N,O Príncipe. São Paulo Martin claret 1997 . 
 DARCY AZAMBUJA, Introdução á Ciência Política. Segunda edição 2008.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes