Buscar

SEGUNDA GERAÇÃO DO MODERNISMO

Prévia do material em texto

MODERNISMO:
GUIMARÃES ROSA: Em 1946, quando surgiu com SAGARANA, uma coletânea de contos cuja matéria é o sertão, pensou-se eu mais um ciclo regionalista se inaugurara e os escritores brasileiros decididamente teriam elegido o mundo rural como único objeto de suas preocupações.
De fato, o regionalismo estava novamente em pauta, mas desta vez para ganhar um novo significado. O folclórico, o pitoresco e o documental cedem lugar para uma nova maneira de conceber as dimensões da cultura e suas articulações no mundo da linguagem. O que se altera na produção brasileira com Guimarães Rosa é o modo de trabalhar com as palavras:
Guimaraes Rosa: medico, diplomata, estudioso de idiomas e, para muitos, o maior escritor brasileiro do século XX. “ O Sertão está em toda parte”, diz Riobaldo, personagem de GRANDE SERTÃO: veredas, sintetizando o regionalismo universalista de Guimarães Rosa.
É certo afirmar que: AS NARRATIVAS DO AUTOR RESULTAM DE UM ENTRANHAMENTO DO ELEMENTO REGIONAL, SERTANEJO, COM O TRABALHO MITOPOÉTICO...
EM GUIMARÃES ROSA a tendência regionalista acaba assumindo a caracteristica de experiência estética universal, compreendendo a fusão entre o real e o magico , de forma a radicalizar os processos mentais e verbais inerentes ao contexto fornecedor d matéria prima. Sua capacidade criadora, somada ao seu domínio do português arcaico e contemporâneo e a seus conhecimentos de muitos outros idiomas, permitiu que ele funcionasse, juntamente com Clarice Lispector, como um divisor de aguas da ficção brasileira. O autor, cuja obra é marcada pela INVENÇÃO DE PALAVRAS (neologismos), era também profundo conhecedor da variedade linguística regional, pois, em suas andanças pelo sertão, registrava em caderninhos a maneira de falar do povo brasileiro. Esse falar é utilizado em sus obras não como registro de superfície, mas como expressão verbal que se aproxima da metáfora poética dos grandes escritores universais.
CLARICE LISPECTOR:

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes