Buscar

GESTÃO SOCIAL ATIV. 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GESTÃO SOCIAL
ATIVIDADE 10
		Atualmente a responsabilidade social é encarada como um fenômeno mundial, resultante de mudanças políticas e econômicas que proporcionaram o avanço do neoliberalismo, e também pela evolução normal da conscientização das sociedades, sendo mais seletivos, pois sabem que o consumo tem reflexos. Assim, buscam assumir também a sua responsabilidade, por meio de um consumo responsável, baseado em julgamentos de atitudes do ponto de vista ético e do desenvolvimento sustentável. Com isso, acabam pressionando as empresas, que para conquistarem o consumidor precisam comprovar que adotam uma postura social e ambientalmente correta. O que as empresas precisam ficar atentas nesse novo tipo de consumidor? 
	
	
	
	
	
	A sua maior conscientização para os programas de qualidade adotados pelo governo. 
	
	
	A sua maior conscientização para as questões do politicamente correto. 
	
	
	A sua maior conscientização para a forma como o estado está combatendo a corrupção. 
	
	
	A sua maior conscientização para os programas de incentivo dados pelo governo, para a instalação aqui no Brasil de novas empresas multinacionais.
	
	
	A sua maior conscientização para os problemas sociais e ambientais. 
		Devemos realçar que com o surgimento do Terceiro Setor, um número crescente de organizações da sociedade civil estão a cada ano surgindo. Entretanto, um problema tem se apresentado pela forma como estão agindo. Das alternativas abaixo, qual traduz melhor essa questão? 
	
	
	
	
	
	Ainda dependem do apoio das suas parceiras internacionais, que trazem recursos, gestão profissional e financeira.
	
	
	Ainda carecem de uma maior articulação que possibilitem ações mais integradas, pois essas organizações agirem de forma isolada tira o impacto de suas ações. 
	
	
	Ainda atuam de forma dependente das empresas, pois elas que contribuem com recursos e capacidade de gestão profissional. 
	
	
	Ainda carecem de uma maior capacidade organizacional que se refletem nos baixos níveis de relacionamentos políticos. 
	
	
	Ainda dependem de incentivos dos governos para poderem trabalhar corretamente, já que eles contribuem com recursos e cursos de gestão. 
		Percebida no Brasil como um fenômeno recente, a Gestão Social provocou mudanças que alteraram o papel das ONGs, deslocando-as da posição basicamente política e de interlocutoras da sociedade, para a de parceiras do Estado na execução das políticas públicas, ocorreu em que período na história do país? 
	
	
	
	
	
	Surgiu a partir do advento da Nova Constituição Federal que foi promulgada em 05.10.88. 
	
	
	Surgiu a partir das mudanças econômicas e administrativas ocorridas na década de 1990. 
	
	
	Surgiu no governo Collor que foi um presidente de visão de futuro, defensor da ética e contra a corrupção e que defendeu os mais pobres, e por isto foi deposto pela elite.
	
	
	Surgiu a partir na morte do presidente eleito Trancredo Neves, que fez o então presidente José Sarney tomar posse em seu lugar e editar um decreto que tornou as ONGs parceiras do estado na implementação das políticas sociais. 
	
	
	Surgiu a partir da vitória do presidente Lula, que era um político ligado aos pobres e governou para eles, visando ganhar o seu segundo mandado, já que são a maioria da população brasileira. 
		Fica evidente aumento da importância da empresa na sociedade moderna, que se torna um marco referencial. Este nova atitude deve levar a que? 
	
	
	
	
	
	A uma nova postura empresarial, pela ampliação de suas responsabilidades. 
	
	
	A uma nova postura comercial, onde todos da empresa passam a ter uma mentalidade voltada para vendas. 
	
	
	A uma nova postura profissional, onde o que prevalece é a formação e experiência profissional a acumulada nas novas tecnologias. 
	
	
	A uma nova postura humanística, onde as pessoas começam a se engajarem mais em projetos voluntários em ajuda aos necessitados e mais pobres. 
	
	
	A uma nova postura gerencial, onde predomina a eficiência e a eficácia. 
		Ressalta-se também que o grande erro do velho paradigma de negócios foi considerar que problemas sociais emergentes e complexos pudessem ser administrados com soluções tecnológicas, administrativas ou legislativas, e negligenciar o quê? 
	
	
	
	
	
	As dimensões social, religiosa, ambiental e política que contribuem para a sociedade atual. 
	
	
	As dimensões administrativa, profissional, gerencial e humanista que conduzem a uma sociedade mais justa. 
	
	
	As dimensões social, espiritual, ética e ecológica em desenvolvimento na sociedade moderna. 
	
	
	As dimensões humanas, social, ecológica e política que movimentam a sociedade em direção a sua modernidade.
	
	
	As dimensões econômica, gerencial, política e administrativa que contribuem para a sociedade moderna. 
		Num contexto de mercado onde as empresas estão sendo pressionadas pelos stakeholders, que estão cada vez mais exigentes sobre a sua contribuição para maximizar o valor agregado social, daí a adoção pela Responsabilidade Social Corporativa, tem também o fato não cumprimento pelo Estado do seu papel de atender de forma satisfatória às expectativas da população em relação aos serviços de sua competência. Entre as causas apontadas está a crise do modelo do Welfare State ou Estado do Bem-estar Social. O que significa essa expressão? 
	
	
	
	
	
	É a mobilização do Congresso Nacional que, por ser os representantes do povo, atua elaborando leis que vão promover a sua melhoria de vida. 
	
	
	É a mobilização do governo que precisa modificar para melhorar a imagem do Brasil no mercado internacional: "como um país que luta para erradicar a pobreza" e precisa atrair investimentos estrangeiros para gerar mais emprego. 
	
	
	É a mobilização do Governo promovendo estímulos para que os empresários invistam e obrigá-los a contratar os mais pobres para melhorar a distribuição de renda. 
	
	
	É a mobilização em larga escala do aparelho do Estado em uma sociedade capitalista, a fim de executar medidas orientadas diretamente ao bem-estar da população. 
	
	
	É a mobilização dos bancos oficiais sobre a alçada do Estado, que são usados com finalidade de dar crédito barato para a população mais pobre desenvolver seus próprios negócios.

Outros materiais